Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 placas de vídeo queimadas em uma semana, culpa do estabilizador???


Visitante

Posts recomendados

Boa noite pessoal, seguinte... meu monitor estava conectado a um T em um estabilizador (péssimo, eu sei, mas até então não tinha dado problema, estava a mais de 1 ano usando dessa forma). Usei o T para outra coisa, coloquei ele de volta no estabilizador e quando fui conectar o cabo do monitor no T deu um estouro, disjuntor da casa desmontou, enfim, minha GT 1030 estragou. Não teve cheiro de queimado, mas ela não deu mais imagem e o cooler não girou. Peguei uma GT 630 que tinha aqui em casa, ela funcionou normalmente, mas não me animei mais a ligar o monitor naquele T, então liguei direto na tomada e o PC rodou normalmente. Passou uns dias e precisei colocar no estabilizador/T de novo, o que aconteceu? A mesma coisa, perdi outra placa de vídeo, exatamente do mesmo jeito: não dá mais imagem e o cooler parou de funcionar. Tô achando muito estranho que isso aconteceu DUAS VEZES, que só a placa de vídeo se perdeu, enquanto o monitor e a fonte passam bem (a princípio).

 

Meu medo é o seguinte: será que o problema foi esse maldito T e o estabilizador, ou corro o risco de queimar minha placa nova, mesmo que agora ligue o monitor a um filtro de linha? Será que isso tudo não prejudicou a fonte? Ou o slot PCI da placa-mãe? Será que o slot não tá em curto agora e vai queimar minha placa de vídeo nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, francielit disse:

meu monitor estava conectado a um T em um estabilizador (péssimo, eu sei, mas até então não tinha dado problema, estava a mais de 1 ano usando dessa forma)

Acho que isto responde a pergunta...
O problema com estabilizador, assim como fonte de alimentação genérica é que podem funcionar e ligar normalmente no início, mas uma hora explode a bomba.

 

agora, francielit disse:

será que o problema foi esse maldito T e o estabilizador, ou corro o risco de queimar minha placa nova, mesmo que agora ligue o monitor a um filtro de linha? Será que isso tudo não prejudicou a fonte? Ou o slot PCI da placa-mãe? Será que o slot não tá em curto agora e vai queimar minha placa de vídeo nova?

Neste caso teria que testar as peças separadamente. A possibilidade de ter danificado outras peças existe, podendo ser qualquer uma.

O "T" não seria um problema, mas por via das dúvidas seria bom trocar este ou usar uma régua de tomadas no lugar (como o filtro de linha da Clamper)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, francielit disse:

meu monitor estava conectado a um T em um estabilizador (péssimo, eu sei, mas até então não tinha dado problema, estava a mais de 1 ano usando dessa forma).

Não ter dado problema não muda o fato de a utilização do estabilizador não ser recomendada e até perigosa.

 

27 minutos atrás, francielit disse:

Usei o T para outra coisa, coloquei ele de volta no estabilizador e quando fui conectar o cabo do monitor no T deu um estouro, disjuntor da casa desmontou, enfim, minha GT 1030 estragou.

 

então liguei direto na tomada e o PC rodou normalmente. Passou uns dias e precisei colocar no estabilizador/T de novo, o que aconteceu? A mesma coisa, perdi outra placa de vídeo

Descarte o estabilizador e o T (além de começar a considerar nunca mais utiliza-los), adquira um bom filtro de linha DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos).

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte @Elder Nauvirth @GabrielLV

 

Minha fonte é uma gamemax de 500w, mas ela não estava ligada ao estabilizador, estava direto em outra tomada. E justamente por a fonte não estar ligada no estabilizador é que me pergunto se mesmo assim ela ou a placa-mãe podem ter sido prejudicadas. A princípio o PC parece normal, liga normalmente, dá vídeo pela onboard, cooler girando... só não sei se o slot não ficou com problema depois dessa segunda vez

 

Já não usava o estabilizador pro PC sabendo que não é uma boa, mas não imaginei que usando o monitor ligado nele ia acontecer uma coisa dessas. Só liguei o monitor com a segunda placa de vídeo usando estabilizador porque precisava usar o PC e não tinha saído pra comprar o filtro de linha ainda, mas agora já comprei e o estabilizador tá aposentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!