Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurando PC novo - Programas recomendados para melhor desempenho


Abilião

Posts recomendados

oi

 

comprei o computador :

segue configuração :

 

placa-mãe :

Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90-MXB9Y0-A0BAYZ | KaBuM!

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100672

processador :

Processador AMD Ryzen 5 3600XT, Cache 35MB, 3.8GHz (4.5GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000281BOX | KaBuM!https://www.kabum.com.br/produto/114266/processador-amd-ryzen-5-3600xt-cache-35mb-3-8ghz-4-5ghz-max-turbo-am4-100-100000281box

 

memoria RAM :

Memória XPG Gammix D30, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - AX4U320038G16A-DB30 | KaBuM!https://www.kabum.com.br/produto/110651/mem-ria-xpg-gammix-d30-16gb-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl16-ax4u320038g16a-db30-

Fonte :


Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze - CP-9020210-BR

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-cv-series-cv550-80-plus-bronze-550w-cp-9020210-br

gabinete :

Gabinete Gamer Aigo DarkFlash Leo Preto Lateral Vidro | Pichau

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-drakflash-leo-preto-lateral-vidro

Fan

6 x Cooler FAN T-Dagger, 120mm, Basic - T-TGF100 | KaBuM!
https://m.kabum.com.br/produto/131388/cooler-fan-t-dagger-120mm-basic-t-tgf100

placa-de-video :


Geforce RTX™ 2060 MINI ITX OC 6G (rev. 1.0) Especificação - Placas de Vídeo - GIGABYTE Brazil

 

Storage:

111GB SanDisk SSD PLUS 120 GB (SATA (SSD)) 41 °C

2794GB Seagate ST3000DM001-1ER166 (SATA ) 38 °C

111GB SanDisk SDSSDA120G (SATA (SSD)) 34 °C

 

 

 

 

existe configurações especificas para eu obter a melhor performance ?

é necessario instalar os programas utilitarios que vem junto com algumas peças ?

 

 

obrigado , aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Abilião Ótima configuração.

 

Instalação padrão, drivers você utiliza os do site do fabricante da placa-mãe para os que eventualmente o Windows não reconheça.

 

Para placa de vídeo eu acho legal usar os utilitários do fabricante para verificar temperatura e presets já configurados. Eu por exemplo uso uma RTX 2070 com preset silencioso, pois 90% do tempo não estou jogando e isso me ajuda a economizar energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Abilião disse:

Pegue a Leadex III na terabyteshop. Além de ser 80+ gold, é modular e tem maior qualidade de fabricação (7 anos de garantia).

 

Dê uma olhada na discussão do tópico abaixo para aprender alguns truques sobre a instalação do sistema para facilitar a manutenção depois, a ventilação e outros fatores importantes.

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1497105-recomendação-pc-r-600000-de-olho-na-black-friday/#comments

@L. Ribeiro Boa recomendação. Sugiro o Hyper 212 Turbo que esse gabinete aguenta (suporta até 165 mm). 

 

@XDRZ Sempre é bom instalar todos os drivers, mesmo os que o windows reconhecer. Os drivers do windows são básicos, sem recursos avançados dos hardwares, em sua maioria. Com isso, são propensos a falhas e conflitos, coisa que os drivers atualizados do fabricante não são (afinal, a microsoft não atualiza sua base de dados mais do que uma ou duas vezes por dispositivo, isso quando atualiza).

O modo silencioso de placas (seja da MB ou GPU) geralmente significa que as ventoinhas vão rodar mais lento para fazerem menos barulho. Para reduzir o consumo da placa você teria que reduzir seu desempenho máximo, seja utilizando o MSI Afterburner ou as próprias configurações do jogo (V-Sync/frame limiter evita que a GPU se estresse desnecessariamente, por exemplo).

Falando em afterburner, sempre é bom instalar (não depende da marca da sua GPU, é universal) e nas configurações definir a curva de velocidade das ventoinhas para 50% a 50° e 100% a 70°.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

@XDRZ Sempre é bom instalar todos os drivers, mesmo os que o windows reconhecer. Os drivers do windows são básicos, sem recursos avançados dos hardwares, em sua maioria. Com isso, são propensos a falhas e conflitos, coisa que os drivers atualizados do fabricante não são (afinal, a microsoft não atualiza sua base de dados mais do que uma ou duas vezes por dispositivo, isso quando atualiza).

O modo silencioso de placas (seja da MB ou GPU) geralmente significa que as ventoinhas vão rodar mais lento para fazerem menos barulho. Para reduzir o consumo da placa você teria que reduzir seu desempenho máximo, seja utilizando o MSI Afterburner ou as próprias configurações do jogo (V-Sync/frame limiter evita que a GPU se estresse desnecessariamente, por exemplo).

Falando em afterburner, sempre é bom instalar (não depende da marca da sua GPU, é universal) e nas configurações definir a curva de velocidade das ventoinhas para 50% a 50° e 100% a 70°.

 

Sobre o "modo silencioso" que mencionei, no caso do utilitário da Asus (fabricante da minha placa de vídeo), ele automaticamente baixa os clocks e velocidade das fans, por isso fiz a afirmação, porém suas considerações estão corretas.

 

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2021 às 14:39, Abilião disse:

Esse é o mais importante. Você deve instalar todos os drivers da placa-mãe. Os mais importantes da lista são o de chipset, o de LAN e o de áudio. O Asrock motherboard utility pode ser útil, bem como o polychrome caso tenha RGB instalado. Fora isso pode desprezar todo o restante. Se desejar pode aproveitar para fazer oupdate de sua BIOS para a versão mais recente.

Além disso, recomendo que observe nas últimas páginas do tópico que citei previamente para entender as medidas mais importantes que facilitam a manutenção e cuidado com o sistema e ajudam a proteger os arquivos pessoais. 

Só para facilitar, é este o tópico:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

processador :
https://www.amd.com/pt/support/cpu/amd-ryzen-processors/amd-ryzen-5-desktop-processors/amd-ryzen-5-3600xt

 

é descartavel então ?

 

 

 

surgiu outro problema :

 

usei o Speccy para checar a configuração e surgiu estes problemas


o processador que eu instalei é este :
Processador AMD Ryzen 5 3600XT

mas no Speccy esta : AMD Ryzen 5 3600X
processador.thumb.jpg.285f60c012726a94a065932c58c6ed3c.jpg


memoria RAM que instalei é esta :
Memória XPG Gammix D30, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4

mas esta assim no Speccy :
max bandwidth : DDR4 - 2666 (1333Mhz)
ram.thumb.jpg.83fb22734060a06bc075712161f850c1.jpgtenho certeza que instalei a ram nos slots corretos . Sera que precisa configurar na Bios ?




é normal isso ?
se estiver errado , o que eu faço para consertar ?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/01/2021 às 08:48, WOZ Dods disse:

Esse é o mais importante. Você deve instalar todos os drivers da placa-mãe. Os mais importantes da lista são o de chipset, o de LAN e o de áudio. O Asrock motherboard utility pode ser útil, bem como o polychrome caso tenha RGB instalado. Fora isso pode desprezar todo o restante. Se desejar pode aproveitar para fazer oupdate de sua BIOS para a versão mais recente.

Além disso, recomendo que observe nas últimas páginas do tópico que citei previamente para entender as medidas mais importantes que facilitam a manutenção e cuidado com o sistema e ajudam a proteger os arquivos pessoais. 

Só para facilitar, é este o tópico:

 

 

 

no instalador do chipset tem estes componentes :

quais eu devo instalar ?

 

image.thumb.png.fbd0c9b546641d05dd6db7819d81cdef.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2021 às 08:13, WOZ Dods disse:

@Abilião Todos.

a memoria que eu comprei é essa  :

https://www.kabum.com.br/produto/110651/mem-ria-xpg-gammix-d30-16gb-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl16-ax4u320038g16a-db30-

 

o que são estes recursos :

 

  •  Intel XMP 2.0 - overclocking mais acessível

é seguro fazer overclocking ?

como eu configuro ?

eu ganho muito com isso ? quanto ?

 

  •  Compatível com RoHS

o que é isso ?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a memoria que eu comprei é essa  :

https://www.kabum.com.br/produto/110651/mem-ria-xpg-gammix-d30-16gb-2x8gb-3200mhz-ddr4-cl16-ax4u320038g16a-db30-

 

o que é este recurso :

 

 Intel XMP 2.0 - overclocking mais acessível

 

meu processador :

https://www.kabum.com.br/produto/114266/processador-amd-ryzen-5-3600xt-cache-35mb-3-8ghz-4-5ghz-max-turbo-am4-100-100000281box

é compativel com o XMP ?

 

e minha placa-mãe :

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100672

é compativel com o XMP ?

 

é seguro fazer overclocking ?

como eu configuro ?

eu ganho muito com isso ? quanto ?

é necessario ligar o XMP 2.0 na Bios para esta RAM funcionar em 3200mhz ?

 

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Abilião XMP é um OC automático. Ligue e veja qual velocidade a placa-mãe consegue pegar. Ela vai demorar a fazer os testes de frequência, deixe ela completar o processo (leva comumente até uns 5 minutos). Se ela não conseguir inicializar depois dos testes de frequência, desligue da tomada e resete sua BIOS que volta ao normal.

 

O ganho de desempenho depende de sua CPU. Nos Ryzen o ganho costuma ser substancial. Lembre de instalar as memórias nos slots A2 e B2, bem como de se assegurar que ambas as memórias são de mesma capacidade. 

 

Em 23/01/2021 às 14:05, Abilião disse:

é necessario ligar o XMP 2.0 na Bios para esta RAM funcionar em 3200mhz ?

sim

 

Em algumas placas mãe o nome XMP muda para DOCP ou EOCP. Procure tal função na BIOS e ative sem mexer em mais nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Abilião XMP é um OC automático. Ligue e veja qual velocidade a placa-mãe consegue pegar. Ela vai demorar a fazer os testes de frequência, deixe ela completar o processo (leva comumente até uns 5 minutos). Se ela não conseguir inicializar depois dos testes de frequência, desligue da tomada e resete sua BIOS que volta ao normal.

 

O ganho de desempenho depende de sua CPU. Nos Ryzen o ganho costuma ser substancial. Lembre de instalar as memórias nos slots A2 e B2, bem como de se assegurar que ambas as memórias são de mesma capacidade. 

 

sim

 

Em algumas placas mãe o nome XMP muda para DOCP ou EOCP. Procure tal função na BIOS e ative sem mexer em mais nada.

achei esta imagem anexa da minha bios no manual da placa-mãe . Não é print da minha maquina .
qual parametro da imagem abaixo eu devo alterar ?
como eu sei se esta estavel ?

se estiver instavel é só mudar para a configuração anterior ?

 

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Abilião Você vai ligar o XMP setting. Use o profile 1. Se ficar instável teste o profile 2. Se o 2 ficar ruim nos chame aqui que te damos um toque.

 

 

existe alguma configuração para meu processador funcionar com toda a performance disponivel ?

ou ele ja esta configurado para isso ?

 

image.png.ba03b1ff793d28992aa7c7ad3b47060c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2021 às 16:05, WOZ Dods disse:

@Abilião Ele está em stock, mas mesmo em OC ele não vai trazer ganho em jogos a menos que você esteja usando uma GPU RTX 3000. Com a 2060 ele vai ficar ocioso metade dos ciclos a menos que você esteja rodando alguma aplicação CPU intensive.

 

 

alterei a velocidade da ram na bios

a tela onde mostra o hardware da maquina na entrada da bios esta em 3200mhz

no dos esta assim :

image.thumb.png.817ce7b4c760c2da7cb965bba73bba23.png

 

 

 

 

só que no Cpuz esta assim :

 

 

image.png.e27a10f05400fa26de3d28f0da91ce67.png

image.png.951c25e54a115a8b83449944f767ad3e.png

 

 

 e no speccy esta assim :

 

image.thumb.png.76c07fc142450bcff76699c5a93772a0.png

 

é normal ?

 

 

obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!