Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais benefícios e malefícios do undervolt em placa de vídeo?


IgorAlexandre

Posts recomendados

No rumo de overclock e undervolt não tô nem para iniciante e sim um newba, mas fazendo diversas pesquisas tenho me interessado cada vez mais. E de começo, estou pensando em fazer um undervolt na minha GPU, não que eu tenha problemas de aquecimento necessariamente mas acredito que dê para reduzir um pouco mais a temperatura. Entretanto há duas duvidas que tenho sobre os prós e contras e quem JÁ FEZ, poderia explicar um pouco sobre os principais pontos de diferença que teve após o undervolt?

 

 

Aqui na minha cidade a temperatura ambiente está sempre em torno de 31~33° e sempre que vou jogar algum jogo pesado tipo um Warzone ou COD Cold War a GPU atinge no máximo 75° (irei anexar imagem no final do tópico).

Sei que a temperatura está boa, mas gostaria de conseguir reduzir um pouco mais de temperatura se possível. Sobre meu gabinete eu não utilizo o vidro frontal, eu o removi e só ficou o mesh do gabinete para ter mais ventilação (todas as informações do meu setup está na assinatura ou abaixo do meu nome no canto esquerdo).

 

Acham que seriam interessante ou desnecessário um undervolt na minha GPU?

 

A temperatura do processador está sempre ok abaixo dos 60° em qualquer jogo e pegando 66° em stress com o Aida. Pretendo sim fazer OC, mas futuramente. Por enquanto irei focar no undervolt da GPU.

 

 

 

 

TEMPERATURA:

msi.png.b6fb2ba2fcc104843df81813e288a6a9.png

 

 

 

 

VELOCIDADE FANS:

ventoinhas.png.e18ffc1d3e0d858b00866336b2cc57b1.png

 

 

OBS: a minha GPU não tem a tecnologia fan stop infelizmente, mas deixei desse jeito pois foi o mais indicado pelos membros aqui no fórum, inclusive bastante indicada pelo membro @Shanks..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre

 

O driver da AMD, tem essa função embutida e dá BEM mais opções, que o Afterburner.. Se for tentar, faça por ele.. Mas use o Afterburner, pra monitorar a tensão na GPU, dentro de jogos, por exemplo..

 

Alias, primeiro passo é ver quanto o driver joga de tensão na GPU, por padrão e partir daí..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shanks. disse:

@IgorAlexandre Não tem bem um maleficio.. tem que ir testando, igual qualquer OC. Pode ocasionar em artefatos ou instabilidade.

Só ir testando com calma, na fé. Só não recomendo pra quem é iniciante.

 

Compreendo. Mas acredito que indo com calma e paciência dá para conseguir fazer uma coisa bacana, afinal, é 8 ou 80. Ou funciona ou não funciona kkk

 

2 horas atrás, RS Faria disse:

@IgorAlexandre

 

O driver da AMD, tem essa função embutida e dá BEM mais opções, que o Afterburner.. Se for tentar, faça por ele.. Mas use o Afterburner, pra monitorar a tensão na GPU, dentro de jogos, por exemplo..

 

Alias, primeiro passo é ver quanto o driver joga de tensão na GPU, por padrão e partir daí..

Essa função embutida que você diz seria essa aqui? Não encontrei a tensão dela então acabei utilizando o HWInfo e estava entre 1.156 a 1.212 durante o jogo. Segue em anexo abaixo:

spacer.png

 

Acredito que de para dar uma boa reduzida, algo em torno de 1.050 ou até mesmo 900v... O que você acha? Tá em ordem ou seria interessante fazer o undervolt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Essa função embutida que você diz seria essa aqui?

Isso mesmo, mas você precisa ligar o "Controle Avançado", pra aparecer essas opções.. Mesma coisa pra VRAM..

 

image.thumb.png.695f2c3f3da8c040f70d92bffe9e3177.png

 

 

De resto, tentativa e erro.. Aqui, fica entre 1015mV e 1035mV no Automático, mas eu uso ela com V-Sync, pois o tearing no meu monitor é medonho.. Com FPS solto, ela deve precisar de algo a mais..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Então, eu ainda tô bastante perdido vendo bastante vídeo. Essas coluna de Estado0, estado1, estado2 e etc como funciona de verdade? É para modificar sempre do menor (estado0) para o maior (estado1, estado2 e etc) ou é indiferente?

E para testar é sempre diminuindo por exemplo de 10 em 10 em cada Estado ou tem um estado em específico para modificar? Porque os vídeos que vejo algumas pessoas modificam somente o Estado7, outros 2 e 7 e outros modificam todos, como por exemplo esse aqui que modificou somente o último Estado e do mesmo jeito que reduzo o mV do clock eu reduzo o mV da VRAM?  Poderia me explicar por gentileza?

 

No reddit tem alguns tópicos com "receita pronta" como esse e esse mas não quero coisa pronta..

 

 

A minha GPU tem um software chamado Phantom Gaming Tweak, onde tem 4 modos diferente para utilizar a GPU, sendo:

Default (padrão): 1270MHz 1.150v // Memory 1750MHz 0.900v

OC Mode: 1320MHz 1.150v // Memory 1756MHz 0.900v

Silent Mode: 1219MHz 1.150v // Memory 1742MHz 0.900v

E tem o USER MODE onde posso customizar do jeito que quiser (clica aqui) e também dá para modificar diretamente pelo software da AMD. Você acha melhor utilizar qual dos dois?

 

EDIT: Acabei de ver um vídeo do MW Informática aqui que já deu um esclarecimento absurdo de tudo, exceto da VRAM. Mas já foi um grande progresso.  Talvez eu passe a madrugada brincando com o clock e VRAM e vejo o que consigo aqui e posto novamente no tópico. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, após inúmeros testes e erros consegui achar uma tensão boa e ainda consegui subir o clock da GPU. 

 

Usei o próprio programa da AMD (AMD Radeon Software) e para testar a GPU utilizei o Superposition Benchmark, qualidade 1080P Medium (foi indicação do MW Informática, pois do vídeo dele tive uma boa base).

 

 

Irei separar por FOTOS e depois dois vídeo comparando no jogo COD Warzone.

 

ANTES DOS TESTES:

 

Tensão/mV:

antes.png.ce7cb4666e6134caff4ee784c6026854.png

 

 

PRIMEIRO TEST SUPERPOSITION:

37290396_primeiroteste.thumb.png.64d68105675dcf6ebb6310c65da19beb.png

 

 

 

Após várias tentativas consegui chegar a 1.000mV. Acredito que dê para diminuir mais um pouco, mas como ainda estou aprendendo a mexer fiquei com um certo receio de mexer nas outras mV já que estavam bem abaixo. Inclusive estou aceitando sugestões.

 

Fui testando diminuindo de 10 em 10mV (1.1150 para 1.1140) e após diminuir e salvar as alterações eu iniciava o teste do Superposition Bench para averiguar se o PC chegava a travar, desligar inesperadamente ou dar tela azul e só aconteceu uma vez. Consegui chegar a 1.000mV e decidi brincar um pouco com um overclock bem leve, até porque o desempenho que ela me proporciona está perfeito para todos os jogos que eu jogo.

 

Já que a minha GPU perdeu a garantia decidi dá um leve aumento no clock dela, inclusive subi pouca coisa do que o próprio software me disponibilizou, o phantom tweak automaticamente coloca 1320 e o próprio software da AMD coloca a 1332. Fiz a mesma coisa com a mV do clock, subindo de 10 em 10. Chegou em 1350 quis "desafiar" e lançar logo 1400MHz mas não deu 5seg de teste e o PC já travou e desligou kkkkk, voltei a 1350 e deixei desse jeito.

 

Tentei aumentar o clock da VRAM mas deu ruim, no Superposition ficava tudo preto ou nem carregava os logo e o software da amd criou um relatório de erro kkkk, inclusive jogando WZ as escadas e janelas dos apartamentos estavam "brilhando" e deixei o padrão que é 1750.

 

 

Após os acontecimentos, ficou assim:

 

APÓS OS TESTES:

 

Tensão/mV:

depois.png.2048d9048c493cc7192ab1aa48e4b4dd.png

 

ÚLTIMO TEST SUPERPOSITION:

437472869_ultimotest.thumb.png.88b49e6a1bff92788293714dc1a2da48.png

 

 

 

 

Em "pontos" deu uma boa diferença

Fui obrigado a utilizar o Phantom Gaming Tweak para configurar a tensão porque toda vez que eu abria ele voltava as tensões padrão de fábrica, por isso fiz a mudança por lá para ficar salvo e não ter que ficar mudando sempre.

 

 

Agora, vamos ao que realmente importa que é o vídeo comparando. Apenas duas observações PARA OS VÍDEOS.

1- O gráfico que estou utilizando é o recomendado pela NVIDIA para conseguir 144fps.

2- É o mesmo gráfico em ambos os vídeos.

Antes do UNDERVOLT: 

 

 

 

Depois do UNDERVOLT:

 

 

 

RESUMO:

- menos 9~11° de temperatura

- ganho de 10-15fps mais ou menos em UM JOGO

- cerca de 30~35w a menos de consumo

- redução de 10° em stock na GPU

 

 

Eu particularmente gostei para um caramba além de ter me surpreendido.

 

 

Qual a opinião de vocês? @Shanks. @RS Faria @yan

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Shanks. disse:

@IgorAlexandre Boa, parabéns. Abaixar 9 graus já é bastante coisa. E acho que tu marcou o Yan errado 🤣.

@Yan_

 

Era o sono, criei o tópico assim que acordei kkkk, valeu por marcar o Yan!

 

42 minutos atrás, Yan_ disse:

@IgorAlexandre desceu quase 10C e ainda teve 10MHz a mais, se esta estavel foi um UV bem bom

Completamente estável. Estava jogando Hitman com tudo no ultra a 60fps com o clock travado a 1350 e 1760mhz de memória. 

 

 

39 minutos atrás, RS Faria disse:

@IgorAlexandre

 

Parece que tu tem uma GPU boa mesmo.. Falo do chip.. 1350 MHz e 1V só nela, estável, baita resultado..

 

Só fique com o pé atrás, em relação ao consumo, pois o driver da AMD não é muito confiável nisso..

Eu estava acompanhando o consumo pelo Rivaturner mesmo, nunca confiei nos software da AMD, eles são bem bugados. 

Confesso que queria tentar subir mais um pouco o clock, tentar uns 1370~1380, mas acho que é exagero. Quase 100MHz de diferença já está suficientemente bom para mim. Eu sofria com muito drop no LoL durante as lutas e claro fui testar nele também. Rodando a 144fps cravado caindo para 138 e estabilizando, não menos que isso. Mas acho exagero, quem sabe se pegar uma GPU mais parruda não dê pra brincar um pouco mais kkkkk

 

 

Fico encarecidamente feliz com a ajuda de vocês, muitíssimo obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!