Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como proteger os contatos do interruptor?


Posts recomendados

Amigos, que capacitor poderia ser usado para proteger de faíscas os contatos internos de uma chave liga-desliga de alavanca para 110vca, num circuito que pede, no máximo, uns 2,5A, 3A no máximo? E para colocá-lo, seria em paralelo ou em série com a chave?

 

Também, se não me engano, já vi algo como um resistor especial que faz algo parecido. Existe mesmo isso? Se sim, qual seria melhor, resistor, capacitor ou os dois?

 

Por fim, se não for abuso, como ficaria um protetor de contatos para corrente contínua?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... porquê tal proteção (snubber) é pra quando há acionamentos constantes - algo como um relé de geladeira (que nem tem snubber) - Pra chave L/D quase nem sempre jamais nunca é necessário. A não ser que você queira fazer uma luz strobo com ela...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardov disse:

coloque uma chave mais robusta e pronto.

 

A que estava lá era dessa:

mts-202_1.png.9deb4fc6fba3a55c8884f7db23b065d5.png

e eu estava usando os dois lados em paralelo. Ali diz 6A@125vac / 3A@250vac, não sei se de cada lado ou somando os dois...

 

Agora, se o tamanho der certo, vou buscar dessa aqui, que diz 15A@250vac

 

10_2_1.jpg.8613dfb31966b4bf21f7f5c98ac368f4.jpg

 

Creio que deve ter tido um surto bem na hora que liguei porque tanto a chave torrou, não desligava mais, quanto um relé que tem no circuito foi para o beleléu, estourou a tampa deixando o mecanismo à mostra. Não terá sido a primeira vez aqui, na minha rede...

 

E vou procurar um circuito de snubber. Se couber ali, se der para colocar, melhor.

 

Agora, só comentando, se foi surto mesmo, o único aparelho que é para 110v fixos e que fica ligado direto, durante o dia, é a

1 hora atrás, .if disse:

geladeira

os outros, telefone sem fio, modem, router, computador, carregadores em geral... todos os menos antigos tem fontes chaveadas.

 

Não muito tempo atrás teve um surto desses, o pessoal da cia. de eletricidade disse que tinha algo a ver com o aterramento do transformador da rua, um mal contato... Mas daquela vez deu para desligar tudo antes de queimar porque era de noite e as lâmpadas brilharam muito mais forte. Esse, de agora - se foi isso mesmo - foi de manhã.

 

Bem... obrigado, amigos.

 

---

 

Completando, como curiosidade... tirei no scanner, mesmo, tomara que dê prá ver:

Olha a trava que tem dentro da chave. Ali, na parte de baixo, depois de queimada ficou soldada no contato interno do interruptor através daqueles pontos negros, ali:

 

trava.thumb.jpg.c48406e710889769809c9e70a2192f46.jpg

 

Quanto ao relé... a parte de cima esgrovinhou, ficou um plástico disforme

 

322644826_rel.thumb.jpg.c3dc5869530e4fe390cffaec0d3c7774.jpg

 

Agora, esses circuitos de snubber, pelo menos os que encontrei, parece que demandam bastante espaço.

Encontrei uma página bem explicativa aqui, inclusive com referências Mas o internauta que a escreveu fala de motores, cargas indutivas... a minha carga é um trafo 110v/220v -> 18v-0v-18v para 3A. Estou achando que foi um surto, mesmo... será?

 

E por último: pelo menos nos relés e nas chaves, os contatos são dimensionados nos ds sempre para corrente alternada. Esse relé aí em cima dizia que era para até 12A @ 240VAC ou seja, 2.880VAC. A chave dizia 6A @ 127VAC...

 

Desculpem se a pergunta é primária mas não muda nada quando se usa corrente contínua? Não tem nada parecido com multiplicar por 1,414 ou algo assim?

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Creio que deve ter tido um surto bem na hora que liguei porque tanto a chave torrou, não desligava mais, quanto um relé que tem no circuito foi para o beleléu, estourou a tampa deixando o mecanismo à mostra. Não terá sido a primeira vez aqui, na minha rede...

Foi um Surto ou um Curto??

 

Porque para um:

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

um trafo 110v/220v -> 18v-0v-18v para 3A

Está de sobra.

Seu trafo fornece os 3A na saída, mas lá na entrada você divide a potencia pela tensão:

Se é 18V e 3A são 54W.

Arredondando para 60W já que tem perdas em 110V vai dar uns 500mA.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Renato.88 disse:

Foi um Surto ou um Curto??

 

É mesmo... mais fácil ter sido um curto, ainda mais porque a montagem do amplificador é uma aranha bem "amarrada com arame". Quando desmontei para tirar aquela ponte a mais da fonte é bem capaz de eu ter segurado a aranha com pouco cuidado, um milímetro e o - já fica encostando no +.

 

Agora, acho que é o dobro desses

11 horas atrás, Renato.88 disse:

500mA

porque são 18v de cada lado, 108w total / 110 quase 1A, será que não?

 

Ainda assim é pouco tanto para aquela chave quanto para os contatos do relé. Vou tentar uma chave nova e igual à que queimou, que o tamanho encaixa e, se é 1A na carga, ela dá e sobra.

 

'brigadão!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58  se o transformador da rua perdeu o aterramento  a tensão fase-neutro foi para fase-fase e o estrago pode ser grande.

 

A diferença entre CC e CA é que em CC o arco elétrico não se extingue por não haver a passagem por zero como ocorre em CA. Por isso as capacidades de tensão e corrente em CC precisam ser reduzidas em relação ao uso em CA. Os catálogos tem informações sobre o fator de redução para os diversos usos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ricardov disse:

se o transformador da rua perdeu o aterramento  a tensão fase-neutro foi para fase-fase e o estrago pode ser grande.

 

Dessa vez, @Ricardov, acho que foi curto no circuito que montei, mesmo. Mas da vez que aconteceu de ficar sem neutro desde o poste, foi um estrago grande, principalmente para quem não estava em casa, e por isso não percebeu a luz brilhando forte... Para ter uma ideia, o neutro ficou com 110v por cerca de 5 horas.

 

3 horas atrás, Ricardov disse:

Os catálogos tem informações sobre o fator de redução para os diversos usos.

 

Procurei mas não encontrei, cara. Estou anexando o DS do relé que vou usar mas, ou eu não entendi direito, ou ele não traz nada sobre CC, que é o que estou usando, 50v ao todo mas como a fonte é simétrica, 25v-0v-25v, 25 em cada lado porque o relé é DPDT.

 

Se você tiver algo para eu dar uma estudada, mesmo que não sejam esses valores, só para me basear, te agradeço.

Relé 507-2CC-F-C-24VDC - Song Chuan.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Procurei mas não encontrei, cara. Estou anexando o DS do relé que vou usar mas, ou eu não entendi direito, ou ele não traz nada sobre CC, que é o que estou usando, 50v ao todo mas como a fonte é simétrica, 25v-0v-25v, 25 em cada lado porque o relé é DPDT

Tá na página 69.

É 12A em 30V. 

Pode usar que tá de sobra. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Renato.88 disse:

página 69

rs... e eu procurando na 116, é mole?

 

Desculpa, pacientíssimo Xará. Eu imaginava que só podia estar na seção Specification ou Contact Rating, não reparei nem que tinha Safety Approval... na verdade vi essa seção mas passei batido, pensei que era algo relacionado com códigos de aprovação de padrões, Inmetro, burocracia... Desculpa, de novo. E obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...