Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ultrabook Asus S46CM travando ao atingir 50% de uso de CPU e RAM


drigota

Posts recomendados

Olá, tudo certo? Antes de fazer esse post pesquisei no fórum se encontrava algo semelhante, mas não encontrei.

 

Eu tenho um ultrabook Asus S46cm com a seguinte configuração:

I7 3517u

NVidia 635m

8gb de ram

SSD 24 + 128

Hd 1tb

 

Queria entender porque ele trava quando bate 50% de memória e de uso de CPU? 

 

É normal travar com uso do opera ou do Chrome? Normal não conseguir acessar o facebook de forma fluída?

 

O que pode ser?

 

Além disso, se eu fosse vende-lo, conseguiria pedir uns 2 mil reais?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@drigota Essas travadas provavelmente não estão relacionadas a uso de CPU ou RAM, mas sim a um problema no software (sistema operacional) ou bad blocks no HD. Você já deu uma olhada nas condições do disco utilizando o HD Tune Free?

 

Tenho um S46CB (bem semelhante ao seu). O que você quis dizer com "SSD 24GB + 128GB"? E o sistema operacional está instalado no HD, usando o SSD mSata de 24GB como cache?

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

@drigota Essas travadas provavelmente não estão relacionadas a uso de CPU ou RAM, mas sim a um problema no software (sistema operacional) ou bad blocks no HD. Você já deu uma olhada nas condições do disco utilizando o HD Tune Free?

 

Tenho um S46CB (bem semelhante ao seu). O que você quis dizer com "SSD 24GB + 128GB"? E o sistema operacional está instalado no HD, usando o SSD mSata de 24GB como cache?

meu hd era novo, troquei quando caiu um pouco dágua no ultrabook, indo no HD. nisso, troquei o hd, fizemos uma limpeza boa, passando antioxidante e colocamos o ssd de 128gb.

essa minha versão do sdd de 24gb, ele era usado com cache express, mas quando coloquei o hd novo, acabou perdendo essa especificação, ninguém soube reinstalar essa função.

realmente seu ultrabook é da mesma geração da minha, só que uma versão melhor, né? você consegue fazer multitarefa, rodar cs:go nele e tal?

já fiz de tudo nada.

até conferi o HD TUNE FREE eu fiz, mas vou fazer de novo.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@drigota Meu notebook acho que seria uma versão atualizada do seu. Ele tem um processador com a frequência um pouquinho mais alta (Core i7 3537U) e placa de vídeo atualizada (GT 740M 2GB 128 bits).

 

Eu uso meu notebook principalmente para trabalho, mas consigo sim rodar alguns programinhas pesados nele e fazer um multi-tarefa legal. Por exemplo, às vezes fico usando uma máquina virtual com Windows 10 enquanto trabalho no Pop!_OS e tem me atendido bem. Já joguei CS:GO nele também, mas muito pouco.

 

Ainda não entendi a questão do SSD... No caso, você trocou o HD de 1TB pelo SSD de 128GB? Pois esse notebook não tem espaço para dois discos Sata. Está usando Windows 10?

 

Sobre a questão da água, isso pode gerar problemas que demoram a aparecer. É possível que a placa-mãe esteja com algum problema.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD sim, eu tenho dois SSD - essa versão veio com SSD de 20GB!

eu tirei o driver optico e coloquei o SSD no lugar, nisso fiquei com SSD de 20gb, com SSD de 128gb e o HD de 1tera, entendeu?

ele dar umas engasgadas com coisa simples, como algumas abas abertas e o spotify e tal, fico triste.

como posso saber se a placa-mãe está comprometida? só abrindo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@drigota E no caso o sistema operacional está instalado no SSD de 128GB, certo? O cache só faria sentido se o sistema estivesse no HD, então você pode particionar e usar esse SSD de 20GB como um disco qualquer para armazenar arquivos.

 

Sobre ser um problema na placa-mãe, creio que apenas uma assistência técnica bem especializada poderia identificar.

 

Já tentou formatar?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanDnão tentei reformatar ele não.
antes da agua e trocar o hd e o SDD, ele ficou assim, antes funcionava como uma bala, uma belezinha.

a ultima pessoa que formatou para mim nem ativou o SDD de 20gb, olha pro cê vê! eu ate tentei ativa-lo, mas não sei, sou muiito iniciante!

ah, fazer o que, neé? continuar passando a raiva, é o jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta placa-mãe precisa de uma limpeza com álcool isopropilico, e colocar na estufa. A água causa oxidação com o tempo.

Após isto, tem de fazer os testes de processamento, a fim de saber se continua travando.

Se a placa realmente está com oxidação, a tendencia é parar de vez.

 

 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@drigota Antes de qualquer tentativa mais radical, você precisa formatar o equipamento. Muitas vezes lentidão e travamentos são causados por problemas no software. O meu S46CB foi comprado de segunda mão e, quando usei a primeira vez, estava tendo congelamentos ocasionais. Bastou uma formatação limpa e bem feita para o problema desaparecer... Na época eu usava Windows 10. Qual sistema operacional você está usando? Formatação é algo extremamente simples e trivial de se fazer. Você consegue fazer isso em casa sem a ajuda de ninguém.

 

Você pode inclusive fazer um teste bem interessante antes de formatar: usar uma distribuição GNU/Linux, como o Ubuntu, rodando direto do pendrive, sem precisar instalar nada. Aí você usa por um tempo e verifica se o problema de travamentos permanece. Posso te ajudar com isso, se quiser.

 

Sobre o SSD de 20GB, só faria sentido usá-lo como cache se o sistema operacional estivesse instalado em um HD. Como você irá instalar o sistema em um SSD de maior capacidade, não faz sentido. Você pode usar esse segundo SSD para armazenar arquivos. Basta abrir a ferramenta de criar e formatar partições do disco rígido. Já não uso Windows faz um tempo, mas no Pop!_OS é assim:

 

image.png

 

Basta criar uma partição e você pode usar esse espaço como um disco comum. Eu aqui ainda uso criptografado para proteger meus arquivos.

 

Se o problema continuar após a formatação, vale a pena levar o computador a uma assistência técnica para verificar a possibilidade de danos na placa-mãe. Esse notebook ainda é bem capaz e, considerando o valor dos computadores atualmente, vale super a pena mantê-lo funcionando... Aqui em Belo Horizonte tem a Clínica do Micro, empresa especializada nesse tipo de reparo. Já levei a placa-mãe do meu desktop para ser reparada lá. Em geral o reparo de placa-mãe custa R$ 250,00. Não é barato, mas os caras são profissionais e têm todos os equipamentos para resolver qualquer problema.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!