Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ryzen 3600 chegando a 73° com water cooler


Posts recomendados

Olá, montei meu pc tem 3 dias com peças totalmente novas... só que percebi q a temperatura do processador estava bastante alta, mesmo com pouco uso... ficava só em 50 graus +++ com pouco uso, em teste de stress chegava a 73 graus... não sei se esse water cooler é ruim mesmo, vi umas coisas na net de modelos parecido, porém, nem um era mesma versão q a minha Water Cooler Pichau Gaming Aqua X210. O Gabinete é bem refrigerado então não sei o que é... to achando q esse water cooler é de péssima qualidade mesmo, paguei 550 nesse water cooler pra ficar com essa temperatura... 

 

Minhas configurações: placa-mãe: B550M Aorus elite 

Processador: ryzen 5 3600

Memória XPG Spectrix D41 TUF 8x2 em dual channel 

Fonte Gigabyte GP-P750GM, 750W, 80 Plus Gold

Water Cooler Pichau Gaming Aqua X210 RGB, PG-AQX210-RBL01. 

Gabinete Gamer Pichau Seraph

placa de vídeo GTX 970 4Gpc.thumb.png.db599b56c540d1e9b0edcf98a22c0103.png

 

WhatsApp Image 2021-04-15 at 13.25.01.jpeg

WhatsApp Image 2021-04-15 at 13.25.01 (1).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta longe de dar ruim mas não estou satisfeito com essa temperatura mesmo n sendo meu, alguns pontos odiei essa placa setar o 3600 pra pode sugar até 1.425V na moral refina isso ai, vai na bios e manda trabalhar um tensões mais amenas ou faz undervoltage, verifique a instalação desse WC posição que ele esta,  pasta termica se tem, se tem pouco, se tem muita, tirou o plastico da bomba, ja vi reclamações do x200 que ele não fixa direito na placa não se isso acontece com o x210 também ou foi caso isolado, enfim, o 3600 podia remover essa fama de quente porque ele não, definitivamente n tem necessidade de WC, a culpa é da amd escalonar errado seus cooler box e quando vejo usando em testes o CPU fica em 52 graus no maximo isso em jogos pesados, BF5, AC Odyssey, Valhalla, WD Legions, em renderização maxima de 72 graus e aida64 78, enfim ta errado,  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Reyke disse:

 Water Cooler Pichau Gaming Aqua X210.

@Reyke

Não é um Water Cooler Ruim não, e realmente as temperaturas estão altíssimas pra quem usa um modelo de 240mm.

 

35 minutos atrás, Reyke disse:

O Gabinete é bem refrigerado então não sei o que é...

 

Só me explica onde seu gabinete é bem refrigerado com esse painel frontal todo fechado e com essa míseras entradas de ar?
E provavelmente não é apenas o processador que está aquecendo, todo o hardware deve estar assim também.

Faça um teste simples, remova o painel de acrílico frontal e refaça os testes onde você obteve essa temperatura de 73ºC e veja quanto a temperatura cai.

Após fazer o teste volte como resultado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Reyke Rapaz, ta na temperatura normal... 50 pra mais é o normal dele, quando você faz o teste de Stress ele está forçando o PC, então é BEM NORMAL ele pegar a casa dos 70ºC.

Máximo dele é mais ou menos 85ºC, está bem tranquilo nessas temperaturas.

Na net tem pouca informação desse modelo especifico... fodah é pagar 550 no water cooler, pra ter o mesmo desempenho de air cooler de 200 conto...

 

25 minutos atrás, GuilhermeGr disse:

esta longe de dar ruim mas não estou satisfeito com essa temperatura mesmo n sendo meu, alguns pontos odiei essa placa setar o 3600 pra pode sugar até 1.425V na moral refina isso ai, vai na bios e manda trabalhar um tensões mais amenas ou faz undervoltage, verifique a instalação desse WC posição que ele esta,  pasta termica se tem, se tem pouco, se tem muita, tirou o plastico da bomba, ja vi reclamações do x200 que ele não fixa direito na placa não se isso acontece com o x210 também ou foi caso isolado, enfim, o 3600 podia remover essa fama de quente porque ele não, definitivamente n tem necessidade de WC, a culpa é da amd escalonar errado seus cooler box e quando vejo usando em testes o CPU fica em 52 graus no maximo isso em jogos pesados, BF5, AC Odyssey, Valhalla, WD Legions, em renderização maxima de 72 graus e aida64 78, enfim ta errado,  

Eu removi o plástico certinho, e coloquei pasta térmica com a pazinha... espalhando tudo, não coloquei nem muito nem pouco, eu instalei da forma convencional... eu achava que o problema era na bomba, ai tirei o cabo de alimentação dela da placa-mãe e coloquei direto na fonte com o adaptador que vem no water cooler... só que ficou a mesma coisa, eu não manjo isso de tensões e nem mexi lá... tá do jeito que veio. 

28 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Reyke

Não é um Water Cooler Ruim não, e realmente as temperaturas estão altíssimas pra quem usa um modelo de 240mm.

 

 

Só me explica onde seu gabinete é bem refrigerado com esse painel frontal todo fechado e com essa míseras entradas de ar?
E provavelmente não é apenas o processador que está aquecendo, todo o hardware deve estar assim também.

Faça um teste simples, remova o painel de acrílico frontal e refaça os testes onde você obteve essa temperatura de 73ºC e veja quanto a temperatura cai.

Após fazer o teste volte como resultado.

Eu fiz com o teste sem nem um acrílico ontem, e fica uns 3 graus a menos só... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reyke temperatura tá bem boa...

 

image.thumb.png.327437697670b204123046a1303981b4.png

10 minutos atrás, Reyke disse:

fodah é pagar 550 no water cooler, pra ter o mesmo desempenho de air cooler de 200 conto...

diga-se de passagem que water cooler que não for custom é gasto inutil

 

1 hora atrás, Reyke disse:

pc.thumb.png.db599b56c540d1e9b0edcf98a22c0103.png

aliás, esse é o RPM da bomba ou dos FANs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Reyke disse:

Na net tem pouca informação desse modelo especifico... fodah é pagar 550 no water cooler, pra ter o mesmo desempenho de air cooler de 200 conto...

 

Esse é o mal de não pesquisar antes da compra.

 

22 minutos atrás, Reyke disse:

Eu fiz com o teste sem nem um acrílico ontem, e fica uns 3 graus a menos só... 

 

Sem o acrílico do painel frontal ou do painel lateral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reyke Vários problemas aí. Primeiro falta o exaustor no fundo do gabinete. Seu WC está basicamente recebendo todo o ar quente do gabinete, então ele vai aquecer mais que o normal mesmo. Você precisa de uma ventoinha de 120 mm lá atrás para equilibrar o fluxo de ar. O painel frontal é muito fechado, não permite passagem livre de ar, muito pelo contrário, quase não passa nenhum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Esse é o mal de não pesquisar antes da compra.

 

 

Sem o acrílico do painel frontal ou do painel lateral?

Não é o mal de pesquisar, é que não tem informação desse modelo em nem um lugar... tive que crer nas avaliações de compra na pichau.

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Reyke Vários problemas aí. Primeiro falta o exaustor no fundo do gabinete. Seu WC está basicamente recebendo todo o ar quente do gabinete, então ele vai aquecer mais que o normal mesmo. Você precisa de uma ventoinha de 120 mm lá atrás para equilibrar o fluxo de ar. O painel frontal é muito fechado, não permite passagem livre de ar, muito pelo contrário, quase não passa nenhum.

Sei q atrás precisa de um, mas na frente tem sim entrada de ar... porém já fiz os testes com o gabinete todo aberto e a temperatura não abaixou nem 3 graus direito, entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Reyke disse:

Não é o mal de pesquisar, é que não tem informação desse modelo em nem um lugar... tive que crer nas avaliações de compra na pichau.

 

Esse é o problema, usuário não sabe avaliar produto. Se funciona ele vai dar 5 estrelas e pronto. Mas em nenhum momento ele vai avaliar quesitos técnicos como temperatura máxima sob stress, temperatura mínima.
Apesar de ser intuitivo ir pela avaliação do produto infelizmente ela acaba sendo uma armadilha.

Levando em conta o ponto explanado pelo @WOZ Dods, talvez tentar instalar o WC no painel frontal já eliminasse esse fator, se fosse realmente esse um agravante já traria uma melhoria considerável.

PS: O Painel que você removeu foi o frontal ou lateral?
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

 

Esse é o problema, usuário não sabe avaliar produto. Se funciona ele vai dar 5 estrelas e pronto. Mas em nenhum momento ele vai avaliar quesitos técnicos como temperatura máxima sob stress, temperatura mínima.
Apesar de ser intuitivo ir pela avaliação do produto infelizmente ela acaba sendo uma armadilha.

Levando em conta o ponto explanado pelo @WOZ Dods, talvez tentar instalar o WC no painel frontal já eliminasse esse fator, se fosse realmente esse um agravante já traria uma melhoria considerável.

PS: O Painel que você removeu foi o frontal ou lateral?
 

 

Eu removi os dois laterais, caso o problema fosse o acumulo de ar quente dentro do gabinete... o da frente eu não tirei... porque desligado ou ligado as fans da frente a temperatura fica praticamente a mesma... e observei a tensão que tinham falado, ela fica mudando fica em cerca de 900 em pouco uso... in-game fica a 1300, acha se diminuir a tensão na bios melhora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Reyke disse:

Eu removi os dois laterais, caso o problema fosse o acumulo de ar quente dentro do gabinete... o da frente eu não tirei... porque desligado ou ligado as fans da frente a temperatura fica praticamente a mesma... e observei a tensão que tinham falado, ela fica mudando fica em cerca de 900 em pouco uso... in-game fica a 1300, acha se diminuir a tensão na bios melhora?

sim sim, a tensão é o consumo dele quanto mais tensão tiver puxando maior o consumo e mais gera calor diminuindo as tensões ele vai gerar menos calor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Reyke disse:

Eu removi os dois laterais, caso o problema fosse o acumulo de ar quente dentro do gabinete... o da frente eu não tirei... porque desligado ou ligado as fans da frente a temperatura fica praticamente a mesma... e observei a tensão que tinham falado, ela fica mudando fica em cerca de 900 em pouco uso... in-game fica a 1300, acha se diminuir a tensão na bios melhora?

 

O ideal seria retirar o painel frontal, não lateral, não pela questão de acúmulo de ar quente, mas sim por criar um fluxo de ar dentro do gabinete.
Se puder fazer o teste, seria interessante.

 

Fazer undervolt pode sim reduzir as temperaturas, desde que feito corretamente, caso não seja, pode causar problemas com travamento, telas azuis etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL @GuilhermeGr 

enfim no fortnite com 10% de uso do processador fica assim... isso porque to com vsyn ativado... vou pesquisar sobre undervolt, porque não mano como remove a parte da frente.

 

fortnite.png

Ps: a temperatura da gpu spm foi assim mesmo, quando comprei já tinha um ano de uso e nunca foi aberta pra fazer limpeza... porque os parafusos dela tão espanado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Reyke disse:

@NIGHT FALL @GuilhermeGr 

enfim no fortnite com 10% de uso do processador fica assim... isso porque to com vsyn ativado... vou pesquisar sobre undervolt, porque não mano como remove a parte da frente.

 

Antes de fazer undervolt, reveja a instalação do cooler, se a bomba está rodando a 100%, se o bloco está corretamente fixado no socket do processador e se a pasta térmica foi aplicada corretamente.
 

Se tudo está ok, vale considerar o undervolt.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Antes de fazer undervolt, reveja a instalação do cooler, se a bomba está rodando a 100%, se o bloco está corretamente fixado no socket do processador e se a pasta térmica foi aplicada corretamente.
 

Se tudo está ok, vale considerar o undervolt.

 

 

Sim, ontem fiz todos os testes a tarde toda e se manteve a mesmo coisa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Vários problemas aí. Primeiro falta o exaustor no fundo do gabinete. Seu WC está basicamente recebendo todo o ar quente do gabinete, então ele vai aquecer mais que o normal mesmo. Você precisa de uma ventoinha de 120 mm lá atrás para equilibrar o fluxo de ar. O painel frontal é muito fechado, não permite passagem livre de ar, muito pelo contrário, quase não passa nenhum.

 

@Reyke Tive que parar um momento e vou concluir o que comecei ali atrás. Você precisa de melhor ventilação do seu gabinete, esse foi o primeiro ponto. O segundo é que sua CPU tem Turbo Boost. Com essa função ligada ela vai subir automaticamente para uma frequência maior sempre que tiver folga térmica. Para evitar isso você pode desligar o turbo boost na BIOS e definir manualmente a frequência de operação da CPU. Com isso a temperatura fica mais estável, você não perde desempenho e evita essa impressão de superaquecimento. No geral, deixar sem TB e com a frequência próxima ou igual à frequência máxima de TB não acarretará em temperaturas muito maiores do que a de operação normal da CPU sem o TB ligado.

57 minutos atrás, Reyke disse:

Sei q atrás precisa de um, mas na frente tem sim entrada de ar... porém já fiz os testes com o gabinete todo aberto e a temperatura não abaixou nem 3 graus direito, entende?

Se observar o que falei nos meus dois posts vai conseguir solucionar seu problema. O gabinete não é bom, mas dá para fazer funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, WOZ Dods disse:

 

 

@Reyke Tive que parar um momento e vou concluir o que comecei ali atrás. Você precisa de melhor ventilação do seu gabinete, esse foi o primeiro ponto. O segundo é que sua CPU tem Turbo Boost. Com essa função ligada ela vai subir automaticamente para uma frequência maior sempre que tiver folga térmica. Para evitar isso você pode desligar o turbo boost na BIOS e definir manualmente a frequência de operação da CPU. Com isso a temperatura fica mais estável, você não perde desempenho e evita essa impressão de superaquecimento. No geral, deixar sem TB e com a frequência próxima ou igual à frequência máxima de TB não acarretará em temperaturas muito maiores do que a de operação normal da CPU sem o TB ligado.

Se observar o que falei nos meus dois posts vai conseguir solucionar seu problema. O gabinete não é bom, mas dá para fazer funcionar.

Então coloquei duas opções na bios no normal, ela estava no automático... Agora diminuiu 10° de temperatura sem diminuição do clock . Por enquanto não vou mexer mais, porque minha placa de vídeo não é tão potente... futuramente quando eu pegar uma pra 4k, vou colocar metal liquido no processador e uma fan pra fazer a exaustão.

WhatsApp Image 2021-04-16 at 10.28.49.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!