Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha do processador sem funcionar com o pc ligado

Posts recomendados

Boa noite pessoal.

Há mais ou menos um mês eu liguei o meu computador e ele começou a tocar um alarme estranho, logo eu vi que a ventoinha do processador havia parado de funcionar. Tentei algumas coisas sem sucesso e depois usei a BIOS para deixar desativada a opção de CPU Q-FAN Control, dessa forma deixando a ventoinha funcionando constantemente em velocidade máxima e "resolvendo" o meu problema até então. 

Hoje, enquanto eu jogava, a ventoinha simplesmente parou de girar com o pc em funcionamento e o mesmo alarme voltou a ser acionado.

Uma das minhas ideias é que o conector da CPU Fan possa ter queimado, e eu possuo um conector SYS Fan livre. Minha dúvida é, eu posso plugar a ventoinha do processador em um conector SYS Fan para ver se o problema era realmente esse? Ou há algum entrave? 

Obrigado!

Minha placa-mãe é uma PcWare IPMH81 G1 LGA 1150 e o meu processador é um i5 4440.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@raphsoliveira Acho que não é algo comum de um conector de ventoinha queimar à toa, da uma checada na ventoinha se ela não esta suja ou agarrando, pois isso pode ter sido a causa da queima do conector.

Quanto a ligar no SYS_FAN, ate da, mas a ventoinha vai perder o controle de rotação por PWM, e pode trabalhar direto no máximo, deixando o PC mais barulhento, além do que a placa-mãe vai continuar acusando que a ventoinha esta "parada" pois o conector CPU_FAN vai ficar vazio, mas geralmente da pra desativar o aviso no BIOS.

• Obrigado 1
Link para o post

@F4b10 Obrigado pela resposta, muito completa! 😁

Então, eu dei uma limpada na ventoinha e desdobrei os fios do conector (mantendo ele na entrada CPU FAN) e a ventoinha voltou a girar. 

Eu ainda estou usando a opção na BIOS dela funcionar em velocidade total pois ela não estava girando sem essa opção estar ativada, mas já é um avanço. Caso o problema persista eu testo a entrada SYS e uso essa opção de retirar o alarme na BIOS. 

Valeu!

Link para o post

@raphsoliveira Essa do fio dobrado, pode ser que o fio esteja quebrado por dentro ou a solda do conector, ou da placa da ventoinha, estar rachada, melhor checar isso pois do contrario a ventoinha pode parar de novo.

• Obrigado 1
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!