Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha do processador sem funcionar com o pc ligado


Posts recomendados

Boa noite pessoal.

Há mais ou menos um mês eu liguei o meu computador e ele começou a tocar um alarme estranho, logo eu vi que a ventoinha do processador havia parado de funcionar. Tentei algumas coisas sem sucesso e depois usei a BIOS para deixar desativada a opção de CPU Q-FAN Control, dessa forma deixando a ventoinha funcionando constantemente em velocidade máxima e "resolvendo" o meu problema até então. 

Hoje, enquanto eu jogava, a ventoinha simplesmente parou de girar com o pc em funcionamento e o mesmo alarme voltou a ser acionado.

Uma das minhas ideias é que o conector da CPU Fan possa ter queimado, e eu possuo um conector SYS Fan livre. Minha dúvida é, eu posso plugar a ventoinha do processador em um conector SYS Fan para ver se o problema era realmente esse? Ou há algum entrave? 

Obrigado!

Minha placa-mãe é uma PcWare IPMH81 G1 LGA 1150 e o meu processador é um i5 4440.

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@raphsoliveira Acho que não é algo comum de um conector de ventoinha queimar à toa, da uma checada na ventoinha se ela não esta suja ou agarrando, pois isso pode ter sido a causa da queima do conector.

 

Quanto a ligar no SYS_FAN, ate da, mas a ventoinha vai perder o controle de rotação por PWM, e pode trabalhar direto no máximo, deixando o PC mais barulhento, além do que a placa-mãe vai continuar acusando que a ventoinha esta "parada" pois o conector CPU_FAN vai ficar vazio, mas geralmente da pra desativar o aviso no BIOS.

  • Obrigado 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Obrigado pela resposta, muito completa! 😁

Então, eu dei uma limpada na ventoinha e desdobrei os fios do conector (mantendo ele na entrada CPU FAN) e a ventoinha voltou a girar. 

Eu ainda estou usando a opção na BIOS dela funcionar em velocidade total pois ela não estava girando sem essa opção estar ativada, mas já é um avanço. Caso o problema persista eu testo a entrada SYS e uso essa opção de retirar o alarme na BIOS. 

Valeu!

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@raphsoliveira Essa do fio dobrado, pode ser que o fio esteja quebrado por dentro ou a solda do conector, ou da placa da ventoinha, estar rachada, melhor checar isso pois do contrario a ventoinha pode parar de novo.

  • Obrigado 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!