Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Após trocar a pasta térmica perdi desempenho


Ir à solução Resolvido por fabkinder,

Posts recomendados

Boa tarde gente, eu tenho um Lenovo Ideapad 320 com um i5 7200u e Geforce 940mx. Tenho ele dês do início de 2018 e nunca troquei a sua pasta térmica apenas limpava as saídas de ar e cooler até que recentemente ele começou esquentar bastante e eu decidir trocar a pasta térmica realizei o procedimento da maneira correta, desconectei a bateria, limpei a pasta antiga que já estava relativamente ressecada, garanti que a nova pasta não escorreu para fora do chip e adicionei a nova, após isso quando fui verificar em jogos o quanto a temperatura abaixou, eu percebi uma drástica queda no desempenho, no Battlefield 5, por exemplo eu conseguia jogar na casa dos 35~45 fps (eu sei que não é muito, mas eu consigo jogar e me divertir) o processador costumava ficar na casa dos 90%~100% de utilização e a placa de vídeo sempre em 99% mas ficava bem estável, pelo mais incrível que pareça. Agora de uma forma que eu não consigo entender, o desempenho do meu processador caiu muito, ele não saí dos 100% e a placa de vídeo fica variando muito seu uso, indo de 80% até 39% com isso a quantidade de stutterings ficou absurda e o FPS caiu para uns 20 o que deixou o jogo totalmente horrível de se jogar, eu já verifiquei com antivírus, não encontrei nada, vasculhei o gerenciador de tarefas e também não encontrei nenhum serviço estranho/suspeito, até reinstalei os drivers da placa de vídeo e nada, isso também ocorreu com outros jogos como o State of Decay 2 que nunca atingia o 100% de CPU e agora ele não saí disso. O mais estranho que eu até fiz benchmarks pelo CPU-Z e a pontuação continuou a mesma e o mesmo vale para a placa de vídeo. Alguém por favor pode me ajudar? sabe se teve alguma atualização do Windows que trouxe instabilidade ou algum driver recente da Nvidia?

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pachecolucas64 Provavelmente antes ele estava funcionando com frequência reduzida por causa da temperatura, desta forma não chegava aos 100%, agora ele usa todo o clock porque a temperatura permite.

Recomendo aumentar os gráficos do jogo para diminuir a carga do processador e jogar na placa de vídeo. Veja se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@RS Faria Antes da troca ele chegava normalmente à 78~83 graus em jogo e agora ele fica à 67~77 graus.

@fabkinder Na verdade não, eu esqueci de mencionar mas a Lenovo "capou" o desempenho do processador e sempre que ele chegava a uns 70% de uso o clock do turbo da intel é cortado o único jeito de fazer ele ficar no clock turbo era com um bug que quando eu reiniciava o computador quando ele estava quente, o processador travava em 3.1ghz e só abaixava um pouco esse clock quando chegava à 95° graus, eu deixo os gráficos no médio/low, com filtros e o antisserrilhamento no ultra justamente para forçar mais a gpu, até tentei aumentar mais os gráficos, mas não houve diferença, sempre que eu movia a câmera o jogo começava a travar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, pachecolucas64 disse:

Alguém por favor pode me ajudar? sabe se teve alguma atualização do Windows que trouxe instabilidade ou algum driver recente da Nvidia?

 

Agradeço desde já.

Update do Windows 10 causa queda na taxa de fps em jogos e outros problemas

 

Veja se você tem instalada a atualização KB5001330, pode ser isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabkinder Eu troquei a pasta térmica ontem, justamente quando o problema começou. Eu não atualizei nenhum driver ou aplicativo ontem, você acha que seria bom limpar toda a pasta aplicada e reaplicar? Eu tinha lido em um tópico bem antigo que pode demorar até 10 dias para o processador "se acostumar" com a pasta, não sei se é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@pachecolucas64 Se a temperatura baixou, então a pasta está aplicada corretamente, quanto ao processador se acostumar com a pasta, isso não existe.

Eu, na sua situação, tentaria desinstalar aquela atualização do Windows e, se não resolvesse, formataria o computador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!