Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid 1: Um dos discos precisa substituir!


Posts recomendados

Bom dia!
 

Caros como o próprio título diz, esta com 2 discos de 1 tb barracuda sata cada (1 é segate e outro hp), o servidor apresenta picos de lentidão durante a tarde, testei os hds e um deles não lê mais, preciso substituir, identifiquei o modelo e irei comprar no ML.


porém percebi que ele esta em Raid 1 por Hardware, pelo windows no gerenciador de disco ele identifica apenas 1 disco como íntegro, geralmente quando é por software é fácil essa substituição nessa mesma área quando é identificado 2 discos mostrando até o que esta com defeito.

Nesse sistema eu não sei bem como efetuar a substituição já que o mesmo esta funcionando o windows instalado com todos arquivos/pastas da firma, não quero reinstalar o windows pois tem muitas configurações, irei comprar um hd diferente do que deu problema e vou pegar um barracuda da HP pra manter o mesmo modelo do atual funcionando. Não sei se é só substituir que o servidor reconhece e refaz toda Array do Raid1 ou preciso entrar no setup dele que vi aqui em um video no youtube, mas esse video só mostra do inicio até instalação não tem algo relacionado a substituição!
Enfim...


Segue modelo do servidor: HP Proliant ML30 Gen9    (instalado Windows Server 2012 R2)


Se alguma alma caridosa puder me dar um help dez de já eu agradeço!


Att

Icaro Escobar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia!!!

 

Caros comprei o HD mesmo modelo como mencionado acima, ao substituir e inciar a maquina,  me parece que não refez a Array Raid 1 no servidor,  aparece uma mensagem em amarelo pra prosseguir no  boot e inicia o Windows server 20212 r2 normalmente, não sei se precisa entrar no sistema de boot desse servidor com o F10!
 

Segue vídeo da tela em anexo

 

https://drive.google.com/file/d/1RtHLzA7IUEQAAiaGfaKMCEsBShPiaBNC/view?usp=sharing

 

Guardo... 
dez de ja a gradeço!

 

att

Icaro Escobar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Abri um tópico no forum da HP área do servidor mesmo, segue resposta:

 

"O rebuild, (reconstrução do raid) é automatico sim.

Basta trocar o HD ligar o servidor que começara o rebuild

voce pode acompanhar utilizando o SSA 

Basta instalar no Windows.

https://support.hpe.com/hpsc/swd/public/detail?swItemId=MTX_f9eb4d247d3b4488b87976b33d

A mensagem 1787 - que você menciona esta mais para erro no HD,

Esse HD que voce esta usando é HPE ? 

porque precisa do firmware para ter o melhor funcionamento.

HPE 1TB SATA 6G Midline 7.2K LFF (3.5in) RW 1yr Wty HDD 801882-B21

da uma olhada nos Hds suportados.

https://h20195.www2.hpe.com/v2/getdocument.aspx?docname=c04834991#
"

Eu não achei o HD desse modelo que mencionei, é um Disco Rígido Interno Seagate Barracuda St1000dm010 1tb,
engraçado que é o mesmo modelo que esta atualmente em funcionamento servidor.
Também não entendi o que ele quis dizer com HPE, 

 

Enfim; aguardando mais respostas no post aqui e no forum da HP conforme for vou postando...

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

 

A resposta do suporte no forum da HP não deu certo, comprei o HD modelo que eles me pediram (hpe) e veio a dar as mesmas mensagens, será que o nosso amigo Marcos Feitas pode ter razão, ou seja; o atual HD pode estar com problemas e não refazer a array, de qualquer forma postei no forum da hp novamente esperando respostas, se vocês tiverem mais ideias, pensei em tentar clonar esse HD instalado pra esse novo e testar ou algo parecido, segue imagens HD comprei e as mensagens de erro:
 

WhatsApp Image 2021-08-11 at 09.35.25 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-08-11 at 09.35.25.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-11 at 09.21.30 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-08-11 at 09.21.30.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-11 at 09.21.31.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seguinte, este esquema de HDs iguais e etc é válido sim, mas não fulcral.

Já tive um monte de RAID0 por hardware, a maioria com HDs idênticos, só parei com o advento do SSD ter se difundido e melhorado.

Não tem que ligar pra HP, você tá fazendo algum processo errado aí, tá apontando falha na montagem do array, tu já verificou cabos? Trocou? Trocou de portas? Cabo de energia tá funcionando corretamente?

Pois se o HD sozinho (o do RAID1) tá bootando é porque tá tudo certo com ele. Leia o manual da placa controladora ou placa-mãe. Algum passo você tá perdendo. Configurou tudo certinho no setup da controladora?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WOZ Dods Exato, pro Windows é transparente, ele nem enxerga a redundância do RAID1.

Certeza que é má configuração ou problemas no hardware.

 

@Urameshi - TI Mas é como eu falei, se este HD aí tá bootando, basta refazer os passos com calma, é alguma coisa boba que passou desapercebida.

Lembrando, é remontar o array e não fazer um novo array, pois neste caso você zera tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Ja testei com cabo diferente sim, vou ligar a cpu direto na força depois á  esta passando um nobreak que não segura muito tempo, vou ver se acho um passo a passo de como remontar a array, não foi eu que configurei esse servidor na época, vou comentar essa dica no forum da HP. ver se consigo o passo a passo... 

valeu
breve posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Urameshi - TI Me referi ao cabo de energia SATA para o HD pra deixar bem claro. Tem que testar tudo antes de sair condenando, imagine que o problema aí seja a fonte e o outro HD esteja normal, foi dinheiro e tempo perdido. Já peguei PC com erro de CRC, o cara arrancando os cabelos com telas azuis, corrupção de dados, e era o cabo SATA de dados com intermitência, nada que um WD40 ou substituição do cabo por 5 real não solucionasse.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@MarcosFreitasSP Certo,
 existe a possibilidade de recriar esse novo array sem a necessidade de ter que formatar/reinstalar o windows server? Ou seja sem mexer nos dados do primeiro disco que esta em uso, no caso seria penas adicionar o outro HD e recriar a Array. Teria um passo a passo

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, MarcosFreitasSP disse:

@Urameshi - TI você está no lucro por ainda conseguir acessar seus arquivos sem precisar contratar uma empresa especializada. Se eu fosse você faria logo um backup desses dados e criaria um novo array. 

Estou pensando em fazer um backup do Active Directory refazer a array e começar do zero, formatar/instalar o winserv2012r2 novamente
Obs: backup já faço todos os dias amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2021 às 16:25, MarcosFreitasSP disse:

@Urameshi - TI você está no lucro por ainda conseguir acessar seus arquivos sem precisar contratar uma empresa especializada. Se eu fosse você faria logo um backup desses dados e criaria um novo array. 

Talvez seria interessante se alguém pudesse logar aqui acesso remoto e dar uma observada rápida como estão os scripts, até por que houve uma mudança da segunda internet, estou fuçando aqui no youtube tentando achar relacionados...

meu contato zap  = 19-99508-1757

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2021 às 10:00, Urameshi - TI disse:

Talvez seria interessante se alguém pudesse logar aqui acesso remoto e dar uma observada rápida como estão os scripts, até por que houve uma mudança da segunda internet, estou fuçando aqui no youtube tentando achar relacionados...

meu contato zap  = 19-99508-1757

Opa, esquece o que escrevi acima, era pra ser em outro forum/post! 😆

Como disse , não sei se pode dar algum erro, estou pensando em fazer um backup no próprio windows server, o que salva até as configurações de Active Directory todos usuários configurações etc, refazer a array instalar o windows novamente e restaurar esse backup, como nunca fiz isso no server não sei se pode ser preciso reconfigurar algo, e como não tenho mais a vs que instalei esse windows não sei se ele possa vir a dar algum erro na restauração do backup, na duvida vou fazer o teste em um PC mais simples aqui da loja, vamos ver  . . . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!