Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Isso é um Defeito no filtro de linha Clamper ?


Posts recomendados

boa noite gente. Eu recentemente comprei um filtro de linha da clamper energia 5 e fiquei com algumas dúvidas básicas .. ( não aconteceu comigo ) ele vai chegar ainda

 

1- Eu vi um vídeo de uma pessoa que comprou esse filtro de linha e teve um "probleminha" com o disjuntor ao desligar o filtro, ele voltava e fazia um pequeno ruído, é normal?

 

2- Assim que desligar o computador e terminar o expediente é certo desligar esse filtro de linha em específico e tirar da tomada? Tem gente que fala que é sensível, outros não, portanto vou ter medo de quebrar kkkkkk

 

3- Escapa algum surto dele, ou é 100% eficaz ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é possivel ter problema mas não é normal, quando você comprar e começar a usar se estiver com barulho ou algum defeito é só trocar.

 

você pode tirar da tomada ele é como uma extensão so que com um fusível, varistores, capacitores e indutores, que estão ali para evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos conectados.

 

a menos que o raio caia em cima do filotro de linha ele deve evitar que tudo que esta conectado nele queime, mas ele vai proteger 1x e vai queimar o fusivel ai você precisa trocar, não me lembro se ainda da para usar ele mesmo com o fusivel queimado e no caso se der para usar ele vai simplesmente ser uma extensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Joak disse:

1- Eu vi um vídeo de uma pessoa que comprou esse filtro de linha e teve um "probleminha" com o disjuntor ao desligar o filtro, ele voltava e fazia um pequeno ruído, é normal?

 

Isso é problema na rede elétrica, não no filtro.

 

1 hora atrás, Joak disse:

2- Assim que desligar o computador e terminar o expediente é certo desligar esse filtro de linha em específico e tirar da tomada? Tem gente que fala que é sensível, outros não, portanto vou ter medo de quebrar kkkkkk

 

É um produto com muito mais qualidade que os filtros de linha vagabundos que vendem em supermercado. Fora que desligar o interruptor tem o mesmo efeito de tirar da tomada, logo não faz sentido fazer os dois.

 

1 hora atrás, Joak disse:

3- Escapa algum surto dele, ou é 100% eficaz ? 

 

Absolutamente nada nesse mundo é 100%. O objetivo do filtro é te proteger contra surtos e ruídos vindos da rede elétrica, mas se cair um raio pode ser que queime algo além do filtro.
Essa preocupação sua é exagerada, até porque mesmo com um bom filtro de linha não é prudente usar equipamentos eletrônicos durante tempestades, de resto ele protege muito bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Joak Parece que o microdisjuntor dele está com folga, não é normal não.

Eu sinceramente nem desligo o meu. Como falei é um disjuntor, tu desliga os disjuntores do quadro elétrico quando sai de casa? É a mesma coisa, aquilo desarma em caso de problemas, diferente de um fusível que queima e você tem que trocar.

 

Quanto a eficácia, seria praticamente 100% utilizando aterramento, na falta dele, como ocorre em 90% das residências brasileiras, você só tem a proteção fase-fase e fase-neutro. Não há proteção eficaz contra surtos sem o terra, não tem pra onde descarregar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Joak Na minha opinião, não. Assim como não se deve desligar computadores toda a hora que tu sai da frente da tela, por causa da dilatação e contração em soldas sem chumbo.

Pluga na tomada e deixa lá, e só desligue seu PC no máximo quando for dormir (mas deixe ativado o desligamento do HD e monitor após X minutos). Tudo aí irá durar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Certo. Em caso de uma descarga elétrica com o pc tando desligado e o filtro ligado, é como se ele desarmasse sozinho, o filtro, por causa do disjuntor dele ne

 

É porque meu primo e um amigo dele recomendou com que eu desligasse o filtro sempre que for dormir pra não ter risco de descarga, aí fiquei meio na dúvida

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Joak disse:

@Shaman93 https://youtu.be/d48CXiekBoI

 

estou me referindo a isso, vê se é normal pfv

Isso é microdisjuntor de qualidade baixa 

É normal. Não é normal todavia fazer barulho enquanto está ligado. Se tiver barulho pode ser falta de aterramento ou tomada mal instalada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 08/05/2021 às 10:16, Phoenyx disse:

@Joak Na minha opinião, não. Assim como não se deve desligar computadores toda a hora que tu sai da frente da tela, por causa da dilatação e contração em soldas sem chumbo.

Pluga na tomada e deixa lá, e só desligue seu PC no máximo quando for dormir (mas deixe ativado o desligamento do HD e monitor após X minutos). Tudo aí irá durar mais.

Na minha opinião melhor desligar toda vez que for dormir ou quando não for mexer mais no Pc naquele dia, tipo eu uso o PC pra jogar apenas sábado, domingo e terça feira e eu desligo o filtro de linha pelo interruptor toda vez que vou dormir... Mas é claro que quando eu for parar e mexer depois no mesmo dia eu mantenho ligado ou em hibernação. Quando tem relâmpago, raios ou quando vou viajar eu retiro o cabo RJ 45 e tiro o filtro de linha da tomada, o filtro faz seu papel mas todo cuidado é pouco... Já perdi uma placa-mãe quando minha NET não era fibra o raio passou pelo cabo de rede ligado ao modem e a tv sorte que não queimou pela antena kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, cada um cada um. Micreiro tem paranoia quanto a isso, o que se remonta lá pela década de 80 aqui no BR, mas havia um motivo: Não tínhamos micros bons naquela época, eram todos cópias dos XT ou inferiores, com fontes vagabas, sem contar a instabilidade da rede elétrica. Então era comum e obrigatório se utilizar estabilizadores de tensão.

À partir da década de 90, com a abertura de mercado (importações), quem tinha grana poderia montar um bom micro, mas 99% da galera ainda se contentava com as fuleiragens feitas aqui. Somente dos anos 2000 pra cá que o mercado foi melhorando, lojas começaram a surgir, oferecendo produtos decentes, com custos altíssimos ainda, e de 2010 em diante é este nível de comércio que temos hoje (continua caro, nossa moeda é um lixo, poucos fabricantes nacionais, mas com variedade de opções).

 

Eu só fui ter uma fonte decente acredito que em 2006, e foi uma grana desproporcional para época no meu caso (doeu muito no bolso).

 

@lucas.p02 Você desliga o cabo coaxial da TV, ou o ethernet? Chave geral quando sai de casa? Porque perceba, não sendo um micro da Positivo ou similares mas sim um com fonte decente, todos os seus aparelhos elétricos aí possuem maior probabilidade de falhas por sobretensão do que o seu PC.

O próprio filtro de linha é dispensável, a gente somente recomenda por 3 motivos: A- O cara é bitolado então é melhor comprar um filtro do que um estabilizador, pois hoje é prejudicial as fontes atuais, B- Ele precisa de uma extensão de tomadas para diversos periféricos, então neste caso é melhor recomendar um filtro de qualidade do que um benjamim ou extensão fuleira e C- Seu quadro elétrico é uma desgraça e a casa cheia de gambiarras, sendo esta a solução mais "rápida", mas não arrumando o real problema.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!