Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção em antiga TV CRT Sanyo CTP 6710


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

  • Moderador

@Alexandre RS Pretendo fazer um recap geral sim! Mas antes preciso corrigir esse defeito.
Tirei o soquete do tubo, e observando os pinos, eles estão um pouco escurecidos na parte próxima do tubo, mas fora isso, estão limpos.

Eu preciso comprar mais material para fazer o reparo da TV (acabou meu limpa-contato, eu só tinha um restinho. E meu estanho bom também, agora eu só tenho um velho e de baixa qualidade). Quando eu puder comprar tudo o que é necessário, volto a mexer nela seguindo as dicas que vi aqui, e falarei os resultados. Obrigado pela atenção de todos! Espero conseguir consertar essa televisão, pois ela tem muito valor sentimental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Moderador

Atualização: Eu comprei mais limpa-contato, e joguei em todos os CIs da televisão que usam encaixe DIP. Ao fazer isso, e ligar a televisão dando algumas batidas de leve, a imagem apareceu! Ainda vou verificar por soldas frias na placa que eu não tenha visto.
Porém, há mais problemas: O defeito que eu já tinha relatado antes ainda acontece (a imagem fica muito escura mesmo com brilho e contraste no máximo), e também um novo defeito: O vertical parece estar um pouco fechado, acredito que possa ser algum capacitor ruim.
Vou procurar por trimpots para ajustar, mas existe mais alguma coisa que possa provocar esse defeito de brilho baixo? Estou com receio de ser tubo fraco (principalmente pela forma que distorce quando aumento a cor no máximo), apesar de que como falei, essa TV já teve seu tubo trocado, e foi pouco usada desde então.

Abaixo um vídeo que gravei da televisão, usando um videocassete para testar:
 

 

(Da forma que esse tópico desenvolveu, o título deveria ser "Reparo de TV CRT", mas acho que não consigo mais alterar...)

EDIT: Esqueci de mencionar, que testei a televisão usando lâmpadas em série, e elas estavam fracamente acesas. Isso poderia interferir no brilho da TV? (Apesar que ela já estava assim antes, e teve uma vez que o brilho, do nada, normalizou.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinabilis É que nós já falamos,defeito no brilho pode ser ocasionado,pelo abl,linha dos 180 ou 200v,soquete,tubo,flyback,capacitor do screen,potenciometros,você disse q ela normalizou,pega uma chave seja fenda ou philips e bate o cabo em algumas partes da placa veja se ela fica normal,cuidado não vai bater com a parte metalica da chave kkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 horas atrás, Luan 1986 disse:

É que nós já falamos,defeito no brilho pode ser ocasionado,pelo abl,linha dos 180 ou 200v,soquete,tubo,flyback,capacitor do screen,potenciometros

Entendi, vou continuar analisando. Obrigado! Mas sabe me dizer quanto à distorção quando deixa a cor no máximo, conforme o vídeo?

Talvez o vertical levemente fechado possa ter sido causado pela própria lâmpada em série... Depois testo sem a lâmpada para ter certeza.

7 horas atrás, Luan 1986 disse:

pega uma chave seja fenda ou philips e bate o cabo em algumas partes da placa veja se ela fica normal,cuidado não vai bater com a parte metalica da chave kkk.

Vou testar isso. Se não for solda fria, é capacitor do screen que está fraco mesmo... Ou algum trimpot com mau contato, vou verificar.

Não se preocupe, não vou bater com a parte metálica, até mesmo porque já estou com receio de bater com o cabo ali, imagina com a parte metálica kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinabilis Esse defeito ai da distorção pode ser por causa da lampada mesmo,ou então ela está com problemas na fonte ou defeito no sicronismo horizontal,dessa tv não lembro onde sai o sicronismo horizontal mas nas crt moderna é no micro,se não me engano essa tv deve ter o trimpot do sicronisno horizontal se sim verifique ele e também segue as trilhas dele e veja onde ele termina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Só completando uma dica, A lâmpada em série é só para fazer reparos na fonte quando esta queimando fusível! depois que você repara a fonte e ela entra, a lâmpada em série passa a atrapalhar o funcionamento do aparelho, que pode inclusive estar borrando a imagem devido a tensão estar baixa...

Caso a imagem continue borrando quando aumenta a cor, mesmo com a TV ligada direto na tomada, significa que o tubo de imagem esta ruim...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Moderador
  • Solução

Fiquei um bom tempo sem mexer na TV, hoje consegui um tempo para trabalhar nela e consegui resolver! Ressoldei algumas soldas frias que eu não tinha visto, e encontrei o trimpot de sub-brilho com a ajuda do manual de serviço, e o ajustei de forma que a imagem ficasse um pouco estourada no brilho máximo, mas não muito. Agora ficou muito melhor! O único problema que tive foi com os botões dos canais... São presos por hastes muito frágeis, e quando fui tentar consertar o do canal 9 (que descobri que estava quebrado), os demais botões também quebraram. Mas pelo menos agora todos os botões estão funcionando, só que alguns ficaram meio soltos e de vez em quando emperram... Talvez eu consiga colar mais pra frente, ou se eu encontrar uma sucata dessa televisão que eu possa encontrar o bloco dos botões inteiro para trocar... Mas talvez valha mais a pena colar, devido ao fato de ser muito frágil.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda de todos que participaram deste tópico! Me ajudaram muito a encontrar a solução!

@BCP Realmente a compressão da imagem e as cores borradas eram devido a lâmpada em série, quando testei direto na tomada a imagem normalizou.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!