Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipador para SSD Adata é necessário?


Posts recomendados

Olá a todos. Instalei um SSD Adata XPG SX8100 256GB no  meu notebook Samsung X23 NP300E5M-XD1BR. A instalação é feita por baixo, abrindo a carcaça inferior. Tudo está funcionando bem.

 

Esse SSD vem com dissipador à parte (uma lâmina fininha), com adesivo. Eu não colei esse dissipador.

 

Isso traria algum problema? A temperatura lida pelo HWInfo é uns 37 graus.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilvan Vilarim A temperatura "ideal" de funcionamento de SSDs é em torno de 40° C. Muito acima disso e causa perda de desempenho, muito abaixo e causa inconsistências de armazenamento e perda de durabilidade. Pessoalmente eu teria colado o dissipador por que esse específico é 100% simbólico, tem apenas efeito estético. Para um dissipador ter efeito ele teria que ser feito de alumínio ou cobre puro, com alguma densidade e um bom fluxo de ar para ter qualquer efeito. Fora que geralmente eles ainda tem barbatanas para aumentar a área de superfície. 

Se sua temperatura está sempre na casa de 37° C, pode deixar como está, pois está ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gilvan Vilarim disse:

A temperatura lida pelo HWInfo é uns 37 graus

De onde será que este soft tira esta informação de temperatura?

Ele indica como sendo esta a temperatura do sistema ou indica especificamente do SSD?

Será que o SSD tem algum sensor de temperatura?

Será que é confiável esta leitura?

 

Não sei, não lembro de ter utilizado este soft, estou apenas jogando algumas alternativas no ar, seria bom verificar, pois as vezes esta temperatura mostrada nem é do SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como é um disco basicamente de boot (considerando o tamanho do mesmo), não precisa se preocupar muito com o dissipador.

 

Agora quando nos SSDs grandes, 1TB onde muita gente já utiliza como disco principal recomendo o uso de dissipador, porque o acesso mais intenso dele gera calor e a performance sofre "throttle" por causa do calor. Por isso muitos SSDs agora tem aqueles dissipadores com heatpipe, coolers, em desktops por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos. Assim como o @WOZ Dods, eu também achei o dissipador muito simplesinho; entre colar e ficar sem enxergar os chips, eu preferi deixar à mostra (mesmo escondido na carcaça, pensei que no futuro pode ser útil olhar e ler alguma especificação nos chips).

Abraço!

 

 

@WOZ Dods O HWInfo indica essa temperatura para o SSD mesmo. Agora, se é confiável, só testando mais. Agora, por exemplo, tá em 34 graus.

 

[]s

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilvan Vilarim As leituras de temperaturas dos diodos de componentes são a melhor perspectiva que você terá em relação ao assunto. Leitores de temperaturas externos jamais seriam tão precisos. Acontece sim de o diodo de leitura vir com defeito, mas é raro. Se fala que a temperatura é X, acredite a menos que alguma anomalia o faça questionar a exatidão disso. Todo diodo de medida de temperatura ou está no interior do chip ou dentro da carcaça (em processadores), oferecendo sempre a medida mais exata possível para o que realmente importa, que é a temperatura do chip. Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!