Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor cooler para i7 4790k


Posts recomendados

1 hora atrás, Gonçalito_ disse:

@GuilhermeGB Testei aqui a FPU sozinho, esquentou para caramba de fato.

É normal para um haswell i7-4790k? O seu tem 11w de TDP a menos pelo o que consta em relação ao i7-4790k.

O TDP não reflete muito bem o consumo real do computador, primeiro que TDP (Total Dissipated Power) se refere ao quantidade de energia dissipada em forma de calor, mas tem um pouco a ver, pois a potência elétrica consumida acaba sendo dissipada em forma de calor. O TDP seria um valor mais aproximado para classificar o tipo de refrigeração, um exemplo disso é que a AMD classifica vários de seus processadores como 65W, como Ryzen 3 3200G (4/4), Ryzen 5 3400G (4/8), Ryzen 5 3500 (6/6), Ryzen 5 3600 (6/12), e existe diferença no consumo de energia desses modelos.

 

1 hora atrás, Gonçalito_ disse:

Já tentei mudar de posição do cooler e no stress test fica a mesma coisa. Noto que você um box e mantém temperaturas  boas em teste de FPU. Será que é porque tem poucas instruções? AVX2, AVX, etc...

Eu não sei tecnicamente como funciona isso, precisaria ser alguém especializado para te responder. Mas FPU (Floating Point Unit) é meio que uma unidade de processamento exclusiva para calcular operações com pontos flutuantes, que fica meio que separada do resto do processador, por isso não sei o quanto as instruções e etc. vão influenciar nela. Durante o uso normal do PC, ela não vai trabalhar sozinha, então o teste não reflete muito bem a realidade, é apenas para simular a pior condição possível.

1 hora atrás, Gonçalito_ disse:

 

@GuilhermeGB O modo que instala o cooler tem diferença, não tem?

@GuilhermeGB Não sei se o sistema de fan aqui está correto.

Coloquei para jogar ar frio as de baixo. Abrir uma em cima para tirar o ar.

A traseira para tirar o ar frio. A frontal para jogar a frio.

Coloquei o cooler na diagonal.

Se quiser, manda o esquema mais tarde.

Mas de fato, tem muita diferença de consumo de um i7 haswell para um i5 de terceira, é só ver que tinha um monte de pessoal reclamanda de temperatura. Pelo que entendi nesse cooler, não pode forçar tanto, para jogos e meus apps diários deve ficar OK, senão, mais um bomba. Não estou nem um pouco afim de trocar de cooler de novo, já estou querendo vender 2, um box e um sparrow.

Na instalação do cooler do processador, você só precisa garantir que o dissipador ofereça uma pressão uniforme sobre todo o processador, uma maneira de fazer isso é ir apertando os parafusos de fixação de forma cruzada e aos poucos. 

 

Você também não pode colocar as fans no sentido contrário do fluxo de ar do seu gabinete, se não vai dar problema. Quando o cooler tem apenas uma fan, que sopra o ar em cima das aletas do radiador, ela deve ficar virada para o sentido as memórias, que é por onde vai entrar no ar frio (frente do gabinete). No caro do seu cooler, você tem fans no modo push-pull (empurra-puxa), um vai pegar o ar frio do gabinete e o outro vai tirar o ar quente de dentro do radiador. A posição é igual a do anterior, a fan que puxa o ar frio é virado para as memórias, e a que empurra o ar quente, virado para trás do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Estava fazendo uma manunteção e tais e botei o aida64 com essa opção, chegou um momento que fechei e deu uma BSOD, nonpaged area alguma coisa. Bem sei que ligou depois.

Já havia visto erros assim e apenas ignorei, e só para completar, rodei um teste simples de memória.

Devo me preocupar quanto as temp do aida64?

Não tenho jogo para testar, apenas com essa opção que vai ao uso extremo, chegando até os 100ºc e caindo.

Você bem deve entender que esse i7 esquenta pra caramba, há muitos relatos por aí de gente passando sufoco.

Quando tiver placa de vídeo para testar, vejo isso. Posso até pegar de um conhecido, mas ele está botando um gaminho e fica até meio ruim.

Como não tenho jogo, pode demorar até baixar (não que net seja lenta) e instalar (quero dizer dos passos a passos).

 

 

@GuilhermeGB Não que não tenha placa de vídeo, o problema é que não rodar jogos pesados e a placa vai ser o full gargalo da configuração, aí já sabe né...

 

@GuilhermeGB De qualquer forma, valeu aí Gui pelo empenho tomado até aqui para ajudar na questão envolvida.

@GuilhermeGB Será que fios atrapalham na ventilação? Tento deixar a passagem sem ser obstruída, agora não importo tanto mais. Será que faz qualquer diferença?

Devo substituir o cooler em breve ou vai servir para jogos?

 

Mudei a posição do cooler e pelo que me pareceu diminui até 2c em idle. Também troquei a pasta térmica, coloquei a veio do no cooler, achei brega, então voltei com GD007.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@GuilhermeGB Estava fazendo uma manunteção e tais e botei o aida64 com essa opção, chegou um momento que fechei e deu uma BSOD, nonpaged area alguma coisa. Bem sei que ligou depois.

Já havia visto erros assim e apenas ignorei, e só para completar, rodei um teste simples de memória.

Devo me preocupar quanto as temp do aida64?

Não tenho jogo para testar, apenas com essa opção que vai ao uso extremo, chegando até os 100ºc e caindo.

Você bem deve entender que esse i7 esquenta pra caramba, há muitos relatos por aí de gente passando sufoco.

Quando tiver placa de vídeo para testar, vejo isso. Posso até pegar de um conhecido, mas ele está botando um gaminho e fica até meio ruim.

Como não tenho jogo, pode demorar até baixar (não que net seja lenta) e instalar (quero dizer dos passos a passos).

 

 

@GuilhermeGB Não que não tenha placa de vídeo, o problema é que não rodar jogos pesados e a placa vai ser o full gargalo da configuração, aí já sabe né...

 

É normal o computador desligar sozinho se o processador passar dos 100ºC, essa é a última medida de segurança contra superaquecimento, a primeira é reduzir o desempenho do processador.

 

Acabei fazendo uma pesquisa rápida aqui e dei de cara com um gringo com o mesmo problema seu, temperatura de 100ºC rapidinho no teste de FPU. Um cara respondeu pra ele que esse tipo de teste não condiz muito com a realidade. Ele disse pra testar o Prime95 26.6 na opção Small FFT's, pois seria algo mais próximo de um estresse em utilização real. Veja o que você consegue aí.

 

Fonte: https://forums.tomshardware.com/threads/i7-4790k-aida64-cpu-fpu-test-showing-95-100-degrees.2782389/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Não, ele não passa de 100c, fica caindo para 89 e hora sobe bate em 100c de novo.

Acho que esse gringo já vi no tomshardware, como te contei, tem vários com esse problema em modo estresse com esse processador da linha haswell.

Depois vou tentar mandar a planta do meu gabinente, mas vai ter que esperar.

Como te contei, mexi nas fans e reduziu até uns 2 graus em idle e a temperatura da cidade chega ser morna. Porém tem dias muitos quentes.

@GuilhermeGB O i7 está configurado para ir até 100c, aí o aida64 diz que está com overheating e cpu throttling. Uns 25%, aí o clock desce para 4 GHz, o turbo é 4.40 GHz.

Hehehe, trocaria seu i5 nesse i7?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@GuilhermeGB Não, ele não passa de 100c, fica caindo para 89 e hora sobe bate em 100c de novo.

Acho que esse gringo já vi no tomshardware, como te contei, tem vários com esse problema em modo estresse com esse processador da linha haswell.

Depois vou tentar mandar a planta do meu gabinente, mas vai ter que esperar.

Como te contei, mexi nas fans e reduziu até uns 2 graus em idle e a temperatura da cidade chega ser morna. Porém tem dias muitos quentes.

Pois é, mas acho que você não deve se preocupar não. Vi um cara também tendo altas temperaturas usando um water cooler, não sei se você chegou a ver esse também. Ele tem 60ºC no teste de estresse normal e 81ºC no FPU. Ele também falou do consumo de energia que subiu de 70W para 113W, mas não sei o quão confiável são essas informações via software. No meu processador já vi no máximo 45W em teste de estresse, mas em estresse normal (rodando jogos a 100% de uso ou fazendo algum programa que utilize o processador ao máximo), varia entre 30-33W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Mais uma vez: Valeu aí Gui por empenhar-se em ajudar até então.

Tem conta no Adrenaline? Lá tudo um pouco mais liberal, mas fazer certos tipos de coisas leva ban.

Vejo que levou um bom tempo e que pode ajudar outros também.

Como ficou o The Outer Worlds na sua config?

@GuilhermeGB Já está na terceira página Gui.

Tive que mudar o nick, porque está mui' longo.

 

@GuilhermeGB Para recomeçar e montar outro PC, devo ter 5k mais ou menos.

Vendendo só a placa-mãe, processador e memórias e placa de vídeo, dificilmente tiro isso, exceção se a pessoa for leiga. 

Mesmo assim meu novo sistema teria 8 GB DDR4 ou 16 GB DDR4 com uma RTX 2060.

Normalmente pedem 2.5k, mas aquilo, a pessoa paga naquilo que pode. Vai que né..

Se as pessoas não deixam de pagar quando as placas estão caras, para um PC pré-montado para colocar uma placa de vídeo pode ser o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gonçalito_ disse:

@GuilhermeGB Mais uma vez: Valeu aí Gui por empenhar-se em ajudar até então.

Tranquilo, estou aqui pra tentar ajudar com o que puder.

1 hora atrás, Gonçalito_ disse:

Tem conta no Adrenaline? Lá tudo um pouco mais liberal, mas fazer certos tipos de coisas leva ban.

Vejo que levou um bom tempo e que pode ajudar outros também.

Só aqui mesmo, pois vim aqui pedir ajuda para comprar uma placa de vídeo no fim de 2014, e acabei ficando pra ajudar também.

1 hora atrás, Gonçalito_ disse:

Como ficou o The Outer Worlds na sua config?

Na época eu testei ele em 768p, não tinha monitor 1080p ainda. Rodei no baixo entre 45-60 FPS com alguns stutters por gargalo do processador.

2 horas atrás, Gonçalito_ disse:

Para recomeçar e montar outro PC, devo ter 5k mais ou menos.

Vendendo só a placa-mãe, processador e memórias e placa de vídeo, dificilmente tiro isso, exceção se a pessoa for leiga. 

Mesmo assim meu novo sistema teria 8 GB DDR4 ou 16 GB DDR4 com uma RTX 2060.

Normalmente pedem 2.5k, mas aquilo, a pessoa paga naquilo que pode. Vai que né..

Se as pessoas não deixam de pagar quando as placas estão caras, para um PC pré-montado para colocar uma placa de vídeo pode ser o mesmo.

Com seu processador ainda vai conseguir rodar alguma coisa melhor do que eu se coloca uma placa de vídeo decente aí. Meu i5 já não segura os jogos que eu queria jogar a 60 FPS, e ainda combinando com a falta de RAM. Estou querendo pegar algo esse ano ainda, se não aguardava a próxima geração de CPUs com memórias DDR5 que vão sair no fim do ano, mas só devem chegara aqui nos primeiros meses de 2022, e com preços altos ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Aqui o esquema do Gabinete. Está mais ou menos assim:
 
image.png.be9972dc01b8648f7d703654b353b328.png
 
Percebi que o Fan transeiro não estava tirando AR de nada. Quando virei, ele diminui até 2c graus em idle. Acho que se eu colocar uma fan mais rápida pode diminuir mais.

 

 

 

@GuilhermeGB Com i3 4170 dá uns engasgos em uns momentos, mas é jogável. Era algo mais relacionado com cache e carregamento.

Rodei no Ultra tanto em 720p e 1080p, pelo menos é essa ideia quando jogava.

Terminou bem rápido, avancei nas principais.

Sobre um novo PC, penso em pegar outro mais pelos preços das GPUs. Mas também quero colocar alguma GPU nesse i7, é lá e cá. Só penso em colocar GPU MID/HIGH, Low/mid se eu fosse jogar apenas uns jogos específicos, mas sei que não. Vou testo alguns para testar capacidade da máquina e apago. Fallout 4 cheguei jogar com um conhecido e não fomos longe não ksks, muito longe e cheio de sidequests para chegar no objetivo, coisa que não é obrigatório no The Outer Worlds, por isso terminei muito rápido.

Quer ver um jogo para testar sua máquina, coloque o A.Odyssey. Pelo que sei, você deve rodar tudo no mínimo e com alguns detalhes, ainda chorado nos 30 FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gonçalito_ disse:
@GuilhermeGB Aqui o esquema do Gabinete. Está mais ou menos assim:
 
image.png.be9972dc01b8648f7d703654b353b328.png
 
Percebi que o Fan transeiro não estava tirando AR de nada. Quando virei, ele diminui até 2c graus em idle. Acho que se eu colocar uma fan mais rápida pode diminuir mais.

 

 

 

Fan traseira faz toda diferença. Quando eu tinha um gabinete genérico, fiz teste sem nenhuma fan e apenas com uma traseira de 80mm, e houve uma diferença significativa na temperatura. Eu não se se entendi bem, mas o cooler da CPU está na diagonal puxando ar por cima ou por baixo?

 

Seu gabinete é estilo esse da foto mesmo? O ideal é um gabinete com a fonte na parte inferior e com suporte a fans de 120mm. Enquanto maior a fan, menor a velocidade (e menor o ruído) para ter o mesmo fluxo de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB A planta é mais ou menos essa. A fonte cabe embaixo, mas não tem o molde. Saca? Comprei esse quando usava PCs inferior, aí estou vendo para pegar o igual seu de segunda mão. Achei interessante por comportar muitas fãs.

O cooler do CPU está na diagonal jogando o ar quente para cima do gabinete, enquanto a fan traseira está jogando ar frio, não puxando. Ao que me consta, melhorou 2º- graus como citado.

Vou deixar esse gabinete para quando montar um segundo PC, se possível. Como não estou a jogar nada, pouco vai fazer diferença.

Mais aquele teste de FPU lá pesadão! Colocou temperaturas chegando até 100º e diminuindo. E o clock do CPU desceu para uns 4.01 GHz. Bem, deixei só mais ou menos 1 minuto nesse tipo de teste.

Vi que rodou por 5 minuto e com temperaturas bem boas.

Acho que se fosse o seu i5 aqui, também teria essas temperaturas ou próximas, a questão é que a linha haswell é quente mesmo, tanto que uns fazem delid e usa watercooler e mesmo assim chega em 85º.

Tem muitos relatos de stress e que atinge valores de 100º nesse i7-4790k.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

O cooler do CPU está na diagonal jogando o ar quente para cima do gabinete, enquanto a fan traseira está jogando ar frio, não puxando. Ao que me consta, melhorou 2º- graus como citado.

Entendi. Mas isso ai vai dar problema quando você colocar uma placa de vídeo, o cooler vai receber todo o calor gerado por ela, por isso o pessoal usa a fan virada pro lado da frente do gabinete. Tente pelo menos inclinar ele do lado contrário, com a fan que puxa o ar frio pro radiador virada para o lado da frente, acho que isso até melhoraria o fluxo de ar.

 

image.jpg.dd312c6ad7205f54505d3d778865c0d0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGBA placa de vídeo diminuiu uns graus com esse meu esquema. A placa não consome muito. Sobre a fan transeira, ela não estava puxando e sugando nada, então resolvi colocá-la para jogar ar.

Sim, o fan diagonal está do tipo que puxa o ar e joga para fora do gabinete (por cima). E tem fans em baixo para axuliar na retirada, como bem disse uns 6.

Nesse ocasião precisaria de um gabinete que tenha saída com fans em em cima, pelo menos quatro.

@GuilhermeGB Até dá* para colocar a fonte em baixo. Mas vai ficar uma broca em cima nada a ver. O gabinete foi feito para pôr em cima, então né...

Apenas abrir uma saída para tirar o ar quente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

 

@GuilhermeGB Até para colocar a fonte em baixo. Mas vai ficar uma broca em cima nada a ver. O gabinete foi feito para pôr em cima, então né...

Apenas abrir uma saída para tirar o ar quente.

 

Sim, não estou sugerindo que você tente mudar ele de lugar no seu gabinete, apenas disse que funcionaria um pouco melhor com ela na parte inferior, principalmente porque essas fontes modernas usam uma fan embaixo puxando ar pra dentro, e usar elas em cima do gabinete só faria com que elas "respirassem" o ar quente produzido pelo restante do PC, o que vai impactar na vida útil dos seus componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Uma solução é abrir uma outra saída para sair o ar da fonte (nem estou afim). Mas Seria necessário?

Tem muitos gabinentes que são assim. De fato a fonte tem um fan que puxa o ar, pelo que parece é bem fraco, se impacta ou não é uma outra questão a ser levantada.

Uso essa fonte bem por 6 anos mais ou menos com gabinete de fonte em cima, as configs iam e a fonte e uns resto ficava.

A fonte é uma CX500.

Se for reverter alguma aí vou que trocar a pasta térmica, correto?

Vou deixar assim, pelo que desenhei ganhei uma vantagem, ou mais um placebo. Mas antes não via a temperatura em idle diminuir para 33 ou 32 graus, sempre 34~38.

 

Mas o cpu cooler não puxaria o ar da placa de vídeo e não jogaria para fora com auxílio dos outros fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalito_ melhor deixar do jeito que está se está funcionando bem pra você.

 

16 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Mas o cpu cooler não puxaria o ar da placa de vídeo e não jogaria para fora com auxílio dos outros fans?

Entenda que as fans servem para mover o ar que passa entre o radiador, esse ar troca calor com a estrutura de metal, por isso ele precisa entrar por um lado frio, absorver o calor, e sair pelo outro lado, isso é o que faz a refrigeração. Se você injetar ar quente nele, não haverá uma troca de calor eficiente, logo o radiador vai operar mais quente, e seu processador também vai ficar mais quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Sim, tem razão, vou ver para mudar depois. Teria que trocar a pasta térmica?

O traseiro deixa para puxar ar ou jogar ar frio no cpu cooler? Agora me resta apenas um pingo de pasta térmica com essas experiências aí.

 

Vou deixar como coloquei antes

 

  Jogar ar frio<  > puxar ar quente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalito_ Pode deixar da forma que está mesmo se está funcionando bem. Toda vez que você remove o cooler é outra troca de pasta térmica, pois ela não terá mais o mesmo contato que tinha antes. O fluxo de ar do cooler tem que seguir o mesmo fluxo de ar do gabinete, puxar ar para o radiador pelo lado que entrar ar frio, e tirar o ar do radiador pelo lado que sai o ar quente:

 

Movimento-de-ar-ideal-para-o-gabinete-10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para falar da solução que arrumei aqui para o problema do superaquecimento do i7 que mencionei no início do tópico.
Precisei ficar algumas semanas improvisado com um coolerbox, que atingia temperaturas perigosas, 90º e às vezes mais de 100º. Então não jogava nada pesado nesse tempo. Acabei optando pelo cooler Husky Hurricane e tive resultados muito bons, na minha opinião. Estava receoso se daria conta e também queria evitar um watercooler. O Husky segura na maior parte do tempo abaixo de 60º.


Em uma situação bem stressante, como jogos de corrida que eu gosto (Automobilista 2, largando com grid cheio e na tempestade) chega a atingir 77º, mas somente nesses momentos de pico. No resto da corrida volta a temperaturas mais seguras, mantendo uma taxa de FPS acima de 30 quadros, o que anima bastante, já que tenho uma placa de video antiga GTX-760. Consegui conciliar uma boa uma boa definição de gráficos para ter o jogo bonito e fluido em qualquer situação. Além do cooler de ser bem silencioso.
Enfim, acho que não me preocupo mais com a temperatura do processador.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gonçalito_ disse:

@caricatureiro Quais eram o cenários que atingia temperaturas altas? Em jogos e teste de stress?  

 

@GuilhermeGB Vale a pena trocar DX9100 pelo DX9107D?image.png.039446a138ce4a123d8a3fcf21fc59b5.png

 

 

@GuilhermeGB Ou é trocar seis por meia dúzia...

Seis por meia dúzia. Pra ficar melhor do que está aí, só water cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Esse é só mais bonito, colorido, que seja.

No entanto, perceba-se que nesse tem três heatpipe, em contra partida o outro apenas tem dois.

Estava pensando em devolver esse e aproveitar para comprar esse.

A rotação máxima desse da foto é 2500rpm, esse estou aqui é de 2200 rpm.

Digamos assim é quase o mesmo.

Encontrei um gabinete mancer por 180, mas o frete estava um "assalto"

@GuilhermeGB Vale a pena vender minha tarjeta (placa) atual  para tentar pegar outra?

O problema é que não quero usar integrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@GuilhermeGB Esse é só mais bonito, colorido, que seja.

No entanto, perceba-se que nesse tem três heatpipe, em contra partida o outro apenas tem dois.

Estava pensando em devolver esse e aproveitar para comprar esse.

A rotação máxima desse da foto é 2500rpm, esse estou aqui é de 2200 rpm.

Digamos assim é quase o mesmo.

Encontrei um gabinete mancer por 180, mas o frete estava um "assalto"

@GuilhermeGB Vale a pena vender minha tarjeta (placa) atual  para tentar pegar outra?

O problema é que não quero usar integrada.

Acho que ainda não vale a pena trocar de cooler, fica com esse mesmo. Repare que o seu tem TDP de 130W e o outro 140W, na prática deve mudar 2ºC, é insignificante.

 

A sua placa atual é a RX 570? Se for, acho que não vale. É uma boa placa, todas as GPUs hoje estão muito caras, e quem tem uma que seja no mínimo decente tem que aproveitar e esperar até que a situação melhore um pouco mais. Upgrade pra você é da RTX 2060 pra cima, e vai ter que desembolsar no mínimo R$3.000 ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gonçalito_ disse:

@caricatureiro Quais eram o cenários que atingia temperaturas altas? Em jogos e teste de stress?  

Não cheguei a fazer testes de stress, media apenas pelo meu uso diário mesmo. Antes de colocar o novo cooler, qualquer jogo que exigisse um pouco mais da placa gráfica elevava a temperatura a cerca de 100º, como Whitcher 3, Dirt 4, F1 2019, GTAV e por aí vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

@GuilhermeGB Só voltando ao tópico sabe dizer se gammax 400 serve para o i7-4790k?

@GuilhermeGB Lidando com dilema da temperatura de novo.

 

Aqui dois vídeos, mas agora com a RX 570

 

 

 

 

Você havia perguntado anteriormente, se a rx 570 era placa atual, agora sim é...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!