Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar BIOS da ASRock X470 para Ryzen 5ª geração?


PedraX

Posts recomendados

Bom dia, queria ver se alguém já fez upgrade de Ryzen 5a geração(5XXX) para placa-mãe de gerações anteriores.

Já pesquisei vários vídeo no youtube, mas não encontrei o "pulo do gato", ninguém detalha muito bem o procedimento.

Pelo que entendí basta baixar a BIOS correspondente e deixar gravada em pendrive e atualizar lá pela BIOS mesmo, aí durante o boot com a nova CPU, entra no procedimento da atualização da BIOS.

Queria ver também conforme eu ví em um vídeo gringo que é possivel sim reverter a BIOS para geração anterior, embora a AMD diga que não.

Minha situação atual: uso um R7 1800X e vou atualizar para um R5 5600X. Minha placa-mãe é uma ASRock X470.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX

 

BIOS você atualiza antes da troca de CPU.. A não ser que, em casos isolados, a CPU atual perca suporte, com a atualização mais recente.. Aconteceu com algumas placas mais modestas, mas era mais APUs e Athlons..

 

De modo geral mesmo, atualiza o BIOS com o 1800X, vê se tá funcionando tudo certo, atualiza driver de chipset, se a fabricante falar que precisa, aí faz a troca.. Na hora da troca, antes de começar, tire a bateria da placa-mãe, pra zerar o BIOS, antes de instalar o processador novo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Até concluir a atualização sua BIOS ainda terá suporte apenas para gerações anteriores, então não faz sentido trocar a CPU depois de dar a ordem de update. Se fizer o update diretamente de dentro da BIOS ela provavelmente vai parar de funcionar após reiniciar, sendo essa a hora que você deve fazer a troca da CPU. Achei bem tranquilo fazer, não vejo nenhum mistério, mas pessoalmente eu faria o upgrade de MB também. A520 ou B550 tem menor chance de problemas de compatibilidade posteriores, além de darem suporte a novos recursos.

 

Antes de fazer o update, faça backup do seu sistema e deixe tudo pronto caso tenha que reinstalar o sistema, pois já vi acontecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, PedraX disse:

Olhei a tabela de BIOS e fiquei com uma dúvida: devo pular direto da BIOS atual(3.4) para a 4.3 ?

https://www.ASRock.com/MB/AMD/X470 Master SLI/index.br.asp#BIOS

Vou então gravar essa BIOS 4.3 em um pendrive.

É bom ler as versões no meio. Quando não pode pular direto vem uma observação avisando que uma determinada versão tem que ser instalada antes. 

A vantagem de atualizar pelo Windows é que o aplicativo da fabricante (não sei se a ASRock tem um) geralmente fará o update intermediário antes. Vi que suas versões de BIOS tem várias observações... eu leria com muito carinho cada uma delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só dando um retorno nesse POST sobre a atualização dessa BIOS da ASRock X470 para uso em processadores Ryzen 5XXX

Hoje estou com tempo, então vou descrever de forma pormenorizada, os mais experientes me perdoem(mastigadinho é dessa forma):

 

Primeiro deve-se procurar a BIOS própria no site do fabricante da placa-mãe, nesse caso é ASRock:

https://www.ASRock.com/MB/AMD/X470 Master SLI/index.br.asp#BIOS

Nesse caso identifiquei que é a 4.3.

Lí as versões intermediárias como recomendado , a que eu usava era a 3.3, isso porque lendo com atenção temos várias advertencias(warnings) em amarelinho nessas versões.

De qualquer forma, no próprio site tem outra tabela, que é a compatibilidade das CPU e lá do lado surpresa: a 5600X estava com a versão 4.4, mas pensando bem eu poderia começar com a 4.3 e se desse errado era só usar essa outra 4.4.

Então peguei um pendrive de 2GB, formatei em FAT32 e copiei a imagem da BIOS 4.3 nele. Coloque o pendrive em uma das portas diretas na placa-mãe para não dar erro.

Então reiniciei o PC e entrei na BIOS usando a tecla [DELete] .

Nessa página, entre na aba "tool" e vá para a opção "instant flash", ela mostra automáticamente a imagem da BIOS nova na raiz do pendrive, aí é só aceitar e iniciará o update da BIOS logo a seguir.

Aí é só esperar.Muita calma nessa hora porque não deve ser interrompida de forma alguma(deve rezar tb para não faltar energia, então é sempre bom escolher um horário bom, onde não tenha picos de energia com frequencia e também evitar dias com mau tempo).

Terminado, é só rebootar.

Deveria dar uma tela preta depois de reiniciar , já que essa BIOS 4.3 nova é incompatível com R7 1800X, mas...

Surpresa ! A MB deu alguns apitos e iniciou o boot do Windows de forma normal!  Aí até dei uma parada .

Dei um tempo e iniciei o equipamento, fiz alguns teste e funcionou tudo certinho, inclusive com stress de CPU. A única diferença é que no boot da máquina ainda dá uns apitinhos mostrando a entrada de um novo hardware.

Desliguei depois desses testes e fiz então o procedimento de trocar a CPU.

Instalado o R5 5600X funcionou tudo certinho como deveria.

E é isso.

Fim

Documentei tudo com fotos, mas infelizmente as fotos tiradas no Smartfone são muito grandes para anexar nesse post , então se alguém souber de um programa para reduzir imagens, de preferência que faça de uma pasta inteira de uma vez , por favor me diga. Depois vou organizar e talvez colocar no Dropbox as imagens da sequencia do procedimento.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Bacana que funcionou. Ainda recomendo a atualização para a BIOS mais recente, pois tivemos muitas intercorrências com as primeiras versões de BIOS para a 5ª geração, incluindo mas não se limitando a: falhas no USB, no PCIe, no áudio, nas memórias, etc. Se está na quinta geração, recomendo que atualize para a BIOS mais recente sempre. 

E parabéns por ter sido tão meticuloso. Quem gosta de hardware tem que ser, especialmente se gosta mais de hardware do que de dor de cabeça... rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!