Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD dando alerta SMART no boot


Posts recomendados

Saudações colegas.

 

Dia desses eu fui ligar o PC normalmente como faço todos os dias porém percebi que a inicialização estava extremamente lenta, o sistema estava todo MUITO lento, reiniciei o PC e deu um alerta SMART lá no boot (não lembro qual é o termo correto para aquela tela preta logo que liga o PC, onde acessa a BIOS e tal).

Mesmo com o erro iniciou e funcionou normalmente o dia todo, achei que tava tudo certo...

No dia seguinte de novo, mas somente o alerta, daí fui ver a situação no Crystal Disk Info e não tinha nenhum alerta lá, saúde da unidade tava alta (estou deixando em anexo um print atual).

Vários dias o PC iniciou sem aviso nenhum, normal.

Outro dia deu de novo, depois não fez mais.

Eu realmente não consigo entender o que acontece aqui! hahahah

Alguém faz ideia do que pode ser essa bruxaria?

 

Obrigado.

imagem_2021-09-17_004930.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChicoCybergoth Teste outro cabo e outra porta SATA na placa-mãe. Só para constar, qual é mesmo seu modelo de SSD?

 

1 hora atrás, KeyaruYT disse:

@ChicoCybergoth verifique seu outro HD... e tente desabilitar a função smart de seu SSD na BIOS! (temporariamente)

Não recomendo o desligamento da função SMART, pois sem ela ativada o usuário pode perder dados em caso de falha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, KeyaruYT disse:

@ChicoCybergoth verifique seu outro HD... e tente desabilitar a função smart de seu SSD na BIOS! (temporariamente)

A função S.M.A.R.T. está detectando uma falha, qual é o sentido de desativa-la? Se ele estiver apontando para uma falha de hardware por exemplo, isso significa que a peça deve ser trocada, e não que o sistema de análise deve ser desativado. Sua recomendação não tem o menor sentido.

 

Se um aparelho de glicose está detectando um alto nível de açúcar no seu sangue, você irá tratar sua saúde, ou jogar o aparelho fora para "resolver o problema"?

 

17 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Extremamente lenta, o sistema estava todo MUITO lento, reiniciei o PC e deu um alerta SMART lá no boot (não lembro qual é o termo correto para aquela tela preta logo que liga o PC, onde acessa a BIOS e tal).

P.O.S.T.

17 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Alguém faz ideia do que pode ser essa bruxaria?

 

Obrigado.

Analise seu HD com outro software, como o Seatools, para garantirmos que não existe uma falha na unidade.

 

Primeiramente:

Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.
 
(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic BIOS get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" && wevtutil epl application "C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx"
  
Três arquivos serão gerados na área de trabalho: "Listappta.txt", "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx". Salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

 

Feito isto, baixe o Seatools para Windows para fazermos outros testes no seu HD:

https://www.seagate.com/files/www-content/support-content/downloads/seatools/_shared/downloads/SeaToolsforWindowsSetup.exe

 

Com seu HD selecionado, execute os quatro testes ali (sendo eles: Controle S.M.A.R.T., Teste rápido automatico da unidade, genérico rápido e genérico completo). O mais demorado é o Genérico Completo que pode demorar até 1 hora.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, KeyaruYT disse:

@ChicoCybergoth verifique seu outro HD... e tente desabilitar a função smart de seu SSD na BIOS! (temporariamente)

Eu não sei interpretar o resultado mas parece ok, não entendi porque não tem a saúde em porcentagem (segue print), mas não entendi o motivo de desligar o SMART.

 

11 horas atrás, WOZ Dods disse:

@ChicoCybergoth Teste outro cabo e outra porta SATA na placa-mãe. Só para constar, qual é mesmo seu modelo de SSD?

 

Não recomendo o desligamento da função SMART, pois sem ela ativada o usuário pode perder dados em caso de falha.

Não custa tentar, mas o problema parou, pelo menos por enquanto, então acho que não vai dar pra ter um parâmetro fazendo isso no momento, mas agradeço a ideia.

1 hora atrás, GabrielLV disse:

P.O.S.T.

ISSO! Obrigado!

 

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Três arquivos serão gerados na área de trabalho: "Listappta.txt", "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx". Salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

listappta.txt anexado, os outros foram gerados com 20MB cada, o tamanho deles é exatamente igual, não sei se tem dados sensíveis ali dentro então prefiro não passar publicamente, posso te mandar no pv?

 

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Com seu HD selecionado, execute os quatro testes ali (sendo eles: Controle S.M.A.R.T., Teste rápido automatico da unidade, genérico rápido e genérico completo). O mais demorado é o Genérico Completo que pode demorar até 1 hora.

Todos normais, prints anexados.

Muito obrigado!

imagem_2021-09-17_185949.png

st smart.png

st rapido automatico.png

st generico rapido.png

st generico completo.png

st info.png

listappta.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, ChicoCybergoth disse:

listappta.txt anexado, os outros foram gerados com 20MB cada, o tamanho deles é exatamente igual, não sei se tem dados sensíveis ali dentro então prefiro não passar publicamente, posso te mandar no pv?

Obviamente que não possuem. Os arquivos são logs do visualizador de eventos que registra apenas eventos importantes do Windows, como carregamento/descarregamento de drivers, horários em que uma atualização do próprio Windows foi instalada, horários em que o computador foi ligado ou desligado (estatísticas no geral) e registros de erros que podem ajudar a identificar o culpado de determinado problema. Eu não iria pedir estas informações se elas tivessem dados sensíveis rs...

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KeyaruYT Então deixe isso totalmente descrito na sua resposta. Você simplesmente pediu para que o usuário desativasse a função "temporariamente" sem nem explicar o porquê. Tente dar respostas o mais completas possíveis para que os usuários entendam exatamente qual é a sua intenção e quais são os procedimentos que ele deve executar 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezados, acaba de acontecer de novo, mas dessa vez foi no outro disco, o HD, fotografei a tela do POST (em anexo).

Iniciei o Windows mesmo assim, mas não iniciou, ficou em carregamento infinito.

Meti o dedo no reset, mesma coisa.

Mexi no cabos, nada.

Desconectei o HD, daí entrou.

Conectei com o Windows ligado, mandei escanear os dispositivos, nada.

Conectei o HD em outra porta SATA, detectou NA HORA!

Passei pra porta SATA antiga, nada.

Reiniciei o computador, daí funcionou normalmente!

Segue também print do CrystalDiskInfo, que parece normal.

Placa-mãe: ASUS H81M-CS/BR

 

MDS, o que pode ser isso?

Obrigado.

cdi hdd.png

8c34776b-086b-4570-8c95-cb3381b01771.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChicoCybergoth Portas SATA podem falhar, daí minha recomendação de tentar outra. Em alguns casos um reset ou atualização de BIOS ou driver do chipset podem resolver, mas em outros não. Seja como for teste também outro cabo e evite fazer a conexão/desconexão com o sistema ligado a menos que ative a opção de hot plug na BIOS antes, pois isso pode danificar seu drive. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 29/09/2021 às 07:13, WOZ Dods disse:

@ChicoCybergoth Portas SATA podem falhar, daí minha recomendação de tentar outra. Em alguns casos um reset ou atualização de BIOS ou driver do chipset podem resolver, mas em outros não. Seja como for teste também outro cabo e evite fazer a conexão/desconexão com o sistema ligado a menos que ative a opção de hot plug na BIOS antes, pois isso pode danificar seu drive. 

Então amigo, mas ela falha e não falha, falha e volta, isso que é estranho, desde então não aconteceu mais.
Atualização eu boto fé.
Cabo se não me engano eu troquei.
Mas driver da chipset você tem certeza? Porque o erro já tá dando no post, o driver até onde sei faz parte do sistema operacional e só será utilizado depois do boot, certo?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 01/12/2021 às 22:16, ChicoCybergoth disse:

Então amigo, mas ela falha e não falha, falha e volta, isso que é estranho, desde então não aconteceu mais.

Intermitência ainda é uma falha. Se não aconteceu mais, que bom.

 

Em 01/12/2021 às 22:16, ChicoCybergoth disse:

Mas driver da chipset você tem certeza? Porque o erro já tá dando no post, o driver até onde sei faz parte do sistema operacional e só será utilizado depois do boot, certo?

Concordo, se não está sendo detectado na BIOS então não é questão de driver. Ainda sim não custa salientar a importância de sempre manter os drivers atualizados e baixados diretamente do site do fabricante, pois isso melhora a estabilidade do sistema.

Se na BIOS não pegou então as medidas são atualização dela, troca dos cabos e teste em outras portas. Já presenciei inúmeros casos de uma porta SATA da MB falhar e outras continuarem funcionando normalmente, seja por problema nas trilhas da PCB ou no chipset mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!