Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer o notebook ler o SSD NVMe sem um HD?


LucasDRC
Ir à solução Resolvido por LucasDRC,

Posts recomendados

Seguinte, já havia mencionado aqui no forum que pretendia comprar um SSD NVMe. Meses se passaram e eu consegui juntar uma grana para comprar. Aí beleza né, comprei, instalei, criei a partição para poder usar ele e já instalei o windows. 

(Nesse momento, quando eu ligava o notebook, tinha uma espécie de dualboot. Eu podia escolher entre o HD ou o SSD para iniciar o sistema)

Quero ter um sistema somente com programas, livres de arquivos, instalado no meu SSD. Quero deixar meus arquivos guardado no HD, como se fosse um PenDrive interno (só que com 1tb kk).

Então passei meus arquivos do HD para o SSD, usei o mesmo pendrive que instalei o windows para apagar todas as partições do HD e depois criar uma nova zerada (pra depois passar meus arquivos novamente pro HD).

E ai o notebook parou de reconhecer o windows que ESTÁ instalado no SSD, e está constando que não tem nenhum sistema operacional instalado em nenhum dos discos.. 

Reinstalei o windows no HD, verifiquei, e meus arquivos continuam salvos no SSD, mas o que eu fiz de errado para isso acontecer? E como posso resolver? Plmdds tô desesperado..Screenshot_20210916-225749.thumb.png.e586bc5e399ad51f1de456e1c0ee8b59.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasDRC Verifique se :

 

1 - Instalou o Windows corretamente e completamente no SSD.

2 - O boot está configurado para priorizar o SSD.

3 - Tudo é compatível.

 

Tente :

 

1 - Antes de tudo, com algum computador que funcione, prepare um pendrive bootavel e tenha ele em mãos no caso de precisar reinstalar o Windows.

2 - Entre no setup da BIOS e priorize o SSD. Se necessário, desconecte o HD e ligue o PC só com o SSD para ver o que acontece. De qualquer forma, tente resolver o problema sem o HD conectado, como ele é secundário, reconecte-o somente após resolvido o problema.

3 - Verifique a compatibilidade do hardware e software que você está usando com o SO. Se por exemplo instalou o Windows 11, ele requer 'Secure boot' que por sua vez requer partição da unidade em GPT ao ínves de MBR que pode vir como padrão nos SSDs e HDs ainda hoje, mesmo sendo algo mais antigo. O Win11 também requer o TPM que pode ser ativado na BIOS.

 

 

Para verificar se seu SSD está em MBR ou GPT, no Win10 escreva "Criar" na caixa de pesquisa do menu iniciar, então abra o "Criar e formatar partições do disco rígido", lá, assim como na imagem, clique com o mouse direito em cima do disco em questão, depois em "Propriedades" e vá até a aba "Volumes", lá estará a informação do estilo de partição. OBS. Talvez você tenha que clicar em "popular" e "sim" na janela que vai abrir pra ele mostrar as infos. Se estiver em MBR, pesquise no YouTube como converter para GPT.

 

Se nada disso funcionar, responda esse comentário...

asfheasufheuashfu.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasDRC O correto teria sido você desconectar o HD antes de instalar o sistema no SSD. Do jeito que você fez o windows colocou sua inicialização no HD e ficou dependente dele para funcionar. Recomendo que volte seus dados para o HDD usando o Windows portátil do Hiren's BCD ou alguma distribuição de Linux inicializável. Depois disso rode a instalação do windows novamente, exclua todas as partições do SSD (não precisa desinstalar o HD se tiver realmente excluído as partições dele) e reinstale seu windows.

 

Se só fizer como o colega @Shaman93 sugeriu, seu PC funcionará, mas posteriormente poderá vir a ter problemas de inicialização. O windows mantém uma partição separada de boot por que precisa dela, e se você mandar ele corrigir o problema como sugerido ele não vai criar essa partição, mas sim integrará a inicialização diretamente na partição de sistema, o que não é ideal. Ele só cria as partições corretas se você remover todas as partições presentes no SSD e mandar instalar na área não alocada do SSD.

Já vi muitos sistemas falharem de diversas formas pela inicialização do windows estar integrada na partição de sistema e não recomendo que deixe assim. Esse é o tipo de problema que você soluciona fácil e rapidamente agora, mas passará muito aperto para corrigir depois.

 

Alternativamente, só para facilitar, você pode implementar a solução que o colega sugeriu, voltar seus arquivos para o HD, e só depois disso reinstalar o windows. Te poupa de ter que criar disco de inicialização do Hiren's ou Linux. Ainda recomendo que desconecte o HD antes de fazer isso, pois se errar o disco cujas partições vai excluir pode bem perder todos os seus dados.

 

Se quiser dicas de como fazer sua instalação do windows ficar mais fácil de dar manutenção, bem como seu sistema ficar mais saudável, recomendo a leitura do tópico abaixo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Solução

@WOZ Dods Mals a demora para a resposta. Mas eu consegui resolver o problema, simplesmente desconectando o HD e ficando apenas com o SSD. Nas primeiras tentativas o note nem estava reconhecendo o SSD na BIOS, foi necessário criar um partição nele (pois ele estava como "não alocado") ou acessar ele via pendrive com os arquivos de instalação do Windows. Mas no fim ele reconheceu, consegui botar o Windows nele, e consegui deixar separado com o HD com meus arquivos pessoais e o SSD apenas com o sistema, programas e jogos. Vllw cara, não só você mas a todos que responderam esse tópico. A ajuda de vocês fez eu conseguir resolver meu problema, mas eu esqueci de entrar no site para marcar como resolvido ou ate mesmo dar um simples resposta aqui no tópico. porém, um problema me fez voltar e lembrar de responder aqui. Então é isso, valeu Falou, e eu fuis... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LucasDRC disse:

Mals a demora para a resposta. Mas eu consegui resolver o problema, simplesmente desconectando o HD e ficando apenas com o SSD.

Mencionamos isso anteriormente, mas pela questão do windows reaproveitar partição de boot de outro disco. Provavelmente essa partição está subdimensionada ou danificada, daí o erro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...