Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões de Nobreak para um usuário novato


Visitante
Ir à solução Resolvido por Éric H.X,

Posts recomendados

@RS Faria onde eu moro, anda caindo muita luz e chove demais!

já aconteceu de cair a energia e voltar na mesma hora, isso fez meu windows bugar todo, mas o hardware ficou intacto

eu preciso por que toda hora eu fico com o pé atrás de ligar meu PC sabe? po, tem dias que fiquei uma semana sem ao menos ligar ele por causa dos ventos e quedas de energia, isso é muito chato, eu acabo nem aproveitando meu momento do dia e fico pensando o tempo inteiro que a energia pode acabar.

 

eu queria gastar na faixa de 700 a 900 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shoghi

 

Nessa faixa, será um estabilizador com bateria interna ou Short-Break.. Isso, se achar um que suporte sua fonte, que não foi informada.. Não é questão de potência apenas.. Boa parte desse tipo de aparelho é desaconselhável, pra uso com fontes com PFC Ativo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Shoghi Quedas de energia não danificam o hardware, mas os surtos de tensão que a acompanham, sim. Por isso, recomendo um filtro de linha de qualidade da Clamper. Como dito pelo @RS Faria , No Breaks nesta faixa são apenas Short-Breaks que danificarão a fonte do seu PC, monitor e o que mais estiver conectado a ele. Um No Break de verdade custarão acima de R$2.500,00, como o SMS Mirage.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Éric H.X disse:

@Shoghi Quedas de energia não danificam o hardware, mas os surtos de tensão que a acompanham, sim. Por isso, recomendo um filtro de linha de qualidade da Clamper. Como dito pelo @RS Faria , No Breaks nesta faixa são apenas Short-Breaks que danificarão a fonte do seu PC, monitor e o que mais estiver conectado a ele. Um No Break de verdade custarão acima de R$2.500,00, como o SMS Mirage.

ah, entendi, eu já vi esse filtro de linha da iClamper, e o os caras da TecLab disseram que filtro de linha não protege nada e que a iClamper nem trabalha com fusível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Shoghi disse:

ah, entendi, eu já vi esse filtro de linha da iClamper, e o os caras da TecLab disseram que filtro de linha não protege nada e que a iClamper nem trabalha com fusível

Por essas e outras que não confio na TecLab... Fazem bons testes, mas também propagam desinformação.
iClamper Energia 5 trabalha com chave microdisjuntora, que é muito melhor e mais seguro do que fusível, pois o tempo de desarme é mais curto, além de ser rearmável. Mas a chave microdisjuntora é mais para casos de curto-circuito e/ou sobrecarga do filtro de linha, e não para proteger contra surtos. O que protege contra surtos são os varistores presentes no filtro. E sim, protege, pois o varistor quando detecta uma tensão maior do que a normal, ele "desvia" a tensão, evitando que a mesma chegue até o equipamento ligado no filtro de linha. Porém é verdade que essa proteção não é 100% garantida, principalmente em caso de tempestades. Por isso é sempre importante desligar os equipamentos da tomada em caso de tempestades ou quedas de energia (um surto pode ocorrer quando a energia volta).
Para ter uma proteção 100% eficaz, somente com no-breaks online de dupla conversão, que custam mais de 5000 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, Shoghi disse:

ah, entendi, eu já vi esse filtro de linha da iClamper, e o os caras da TecLab disseram que filtro de linha não protege nada e que a iClamper nem trabalha com fusível.

Quando ele falou de filtro de linha, quis dizer sobre esses que usam apenas fusível e nada mais. Infelizmente o mercado brasileiro de protetores é muito pobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Shoghi disse:

e o que eu preciso saber antes de comprar um

Antes de mais nada precisa saber a potencia efetiva sendo consumida.

Isso vai ser:

Componentes do PC=CPU+VGA+discos rígidos+MB+RAM+placas adicionais+periféricos(teclado,mouse,impressora,etc)

O tipo de fonte e saber +- a curva da eficiencia

Mas pode chutar um valor:um PC comum em média dá uns 220 a 250W de consumo. Se o fonte for 80Plus por exemplo, é só dividir por 0,8 e vai ter uma potencia efetiva.

Para saber quantos VA consome, divida por 0,5 ou multiplique por 2, vai ter a potencia dp nobreabe, sempre lembrando que um "short-breake" vai segura por uns 17 minutos no máximo

No exemplo de dar 250W de consumo, vai ser 500VA de potencia do nobreake

19 horas atrás, Shoghi disse:

u queria gastar na faixa de 700 a 900 reais

Nessa faixa não vair ter um nobreake decente.

Um que eu recomendaria é um Nobreak Apc Back-Ups 1500va/825w, Bivolt Entrada/ 115v Saida - BZ1500XLBI-BR, na firma eu só comprava desse tipo, é semi-sinusoidal.

Infelizmente não tem mais baratos. Tá na faixa de 1100/1300 reais

PS: no caso de precisar de mais bateria, podem ser conectadas baterias externas de 12VDC, pode ser até automotivas.Aí aumenta o tempo de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
18 minutos atrás, PedraX disse:

Nessa faixa não vair ter um nobreake decente.

Um que eu recomendaria é um Nobreak Apc Back-Ups 1500va/825w, Bivolt Entrada/ 115v Saida - BZ1500XLBI-BR, na firma eu só comprava desse tipo, é semi-sinusoidal.

Infelizmente não tem mais baratos. Tá na faixa de 1100/1300 reais

PS: no caso de precisar de mais bateria, podem ser conectadas baterias externas de 12VDC, pode ser até automotivas.Aí aumenta o tempo de uso.

O problema é que estes Nobreaks baratos (não sei se é o caso deste) além da onda retangular, possuem estabilizador internamente, provocando os mesmos problemas de um comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Éric H.X disse:

O problema é que estes Nobreaks baratos (não sei se é o caso deste) além da onda retangular, possuem estabilizador internamente, provocando os mesmos problemas de um comum

Esse nobreake é do tipo semisinoidal, é de uso profissional, vendido inclusive pela Dell em estações de trabalho.

voce deve estar se referindo a nobreakes de onda senoidal, usadas em servidores, esses sim custam até 4.000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
31 minutos atrás, Éric H.X disse:

O problema é que estes Nobreaks baratos (não sei se é o caso deste) além da onda retangular, possuem estabilizador internamente, provocando os mesmos problemas de um comum.

Mesmo que o no-break offline seja senoidal e não seja estabilizado, aquela pequena interrupção que ocorre entre a falta de luz e o acionamento do inversor, pode danificar o PFC ativo da fonte. Então esses no-breaks são menos piores, mas ainda assim são danosos.
Acredito que só seja válido utilizar um no-break offline em equipamentos que não sejam computadores, como por exemplo CFTV. Mas ainda assim não deve ser estabilizado, e deve ser senoidal.

 

27 minutos atrás, PedraX disse:

Esse nobreake é do tipo semisinoidal, é de uso profissional, vendido inclusive pela Dell em estações de trabalho.

O que seria "semisenoidal"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São um tipo intermediário: os shortbreakes fazem pulsos quadrados, que podem mesmo dar problema(embora em muitos anos de uso PC's comuns de frente de loja, por exemplo nunca deram problemas mais sérios). Esse semisinoidais (ou sinusoidais) tem uma concepção diferente, onde os pulsos não chegam a cair a zero repentinamente, fazem "escadinhas":

https://www.bztech.com.br/blog/o-que-e-nobreak-senoidal

Como os fontes e as MB mais modernas possuem esquemas de proteção na entrada e tendo em vista que no fim a corrente é retificada e fica em 12VDC, 5VDC e 3,3VDC na entrada da MB não vejo muitos problemas ao funcionamento do PC com esse tipo de nobreake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

Menos pior do que onda quadrada de fato, mas é danoso para os equipamentos também.

Bom, não sei se você tem experiencia no uso em empresas, mas é muito comum ver práticamente qualquer tipo de nobreake em uso. O fato é que a menos de eventos catastrófico de muita variação de tensão é muito difícil ver dano em PC causado pelo "pico" de tensão do chaveamento de um nobreake. É mais para dar tempo de fechar os processos em aberto. Menos que desligar direto da tomada, por exemplo.

É lógico que em máquinas mais caras ou estratégicas tem um certo "capricho" na escolha do nobreake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@PedraX Eu sei que empresas usam muito no-break, inclusive muitas usam os mais fuleiros que são os mais danosos... Este argumento não justifica que o "semi-senoidal" não seja danoso ao computador. Porém é claro que este dano será menos evidente em fontes bomba, pois estas não possuem PFC ativo, mas ainda assim haverá uma redução na vida útil da fonte, e talvez até do restante dos componentes do computador.

6 minutos atrás, PedraX disse:

a menos de eventos catastrófico de muita variação de tensão é muito difícil ver dano em PC causado pelo "pico" de tensão do chaveamento de um nobreake.

Claro que isso é algo que ocorre a longo prazo, e não a curto prazo. E o próprio formato de onda também prejudica, e não só o chaveamento.
Recomendo este tópico a respeito de no-breaks:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PedraX disse:

Esse nobreake é do tipo semisinoidal

Bom, me disseram pra usar nobreaks de senoidal puro, por causa da minha fonte ser PFC ativo

 

7 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Para ter uma proteção 100% eficaz, somente com no-breaks online de dupla conversão, que custam mais de 5000 reais.

Entendi...

Então o ideal a se fazer seria comprar um filtro de linha iClamper?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, Shoghi disse:

Bom, me disseram pra usar nobreaks de senoidal puro, por causa da minha fonte ser PFC ativo

Neste caso é extremamente importante que seja um no-break online. Como mencionei, no-breaks offline e interativos prejudicam o PFC ativo da fonte, mesmo que sejam senoidais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Porém é verdade que essa proteção não é 100% garantida, principalmente em caso de tempestades

Sim sim, na verdade eu só queria um nobreak para não desligar assim do nada o PC, por que já perdi arquivos importantes no Windows

Mas eu não uso em tempestade nem se eu tivesse nobreak não mano, era só pra queda de luz mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@PedraX Como eu disse, o maior problema é o estabilizador embutido neste tipo de equipamento. A onda quadrada em si não prejudicaria tanto se fosse por apenas alguns segundos, mas o estabilizador, sim.

15 minutos atrás, Shoghi disse:

Sim sim, na verdade eu só queria um nobreak para não desligar assim do nada o PC, por que já perdi arquivos importantes no Windows

Mas eu não uso em tempestade nem se eu tivesse nobreak não mano, era só pra queda de luz mesmo.

O uso de No Breaks nesta faixa de preço danificará o seu PC. Normalmente os programas têm a opção de salvar automaticamente os arquivos em uma frequência estabelecida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

25 minutos atrás, Éric H.X disse:

O uso de No Breaks nesta faixa de preço danificará o seu PC. Normalmente os programas têm a opção de salvar automaticamente os arquivos em uma frequência estabelecida. 

Então o ideal era comprar um filtro de linha iClamper mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, Shoghi disse:

Então o ideal era comprar um filtro de linha iClamper mesmo?

Para proteção contra surtos elétricos, sim.
Se já tiver uma régua de tomadas dessas mais simples e queira economizar um pouco, podes usá-la com um iClamper Pocket que tem a mesma proteção do Energia 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
11 horas atrás, Shoghi disse:

 

Então o ideal era comprar um filtro de linha iClamper mesmo?

Sim. No Breaks desses baratinhos só prejudicaria seu PC. Muitos compram estes equipamentos pensando que estão protegendo, quando na verdade estão provocando danos através do estabilizador embutido ou da onda quadrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!