Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que meu HD não funciona sozinho, quando desconecto o outro que tenho?


Posts recomendados

Tenho 2 HDs, um para o Sistema e outro para guardar arquivos, esses dias fui desconectar o segundo HD, tentei ligar o computador só com o HD do SO e ele simplesmente dava a mensagem reboot and select proper device, descontecei e conectei os cabos novamente desse HD que ficou instalado e nada, troquei de cabo, troquei de entrada na placa-mãe, limpei a entrada dele com limpa contato e nada, ai tive a ideia de conectar o HD que eu tinha tirado do PC, e simplesmente o PC funciona normal.

Como eu prossigo? quero tirar esse HD do meu PC pra poder vende-lo, mas quando eu tiro, o HD que fica q está com o SO, não inicia o windows, fica dando esse erro de reboot e and select proper device.

 

image.png.19469b7d4259cc0b9ac5307d8ff6c8fb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem que ver quais partições tem nos discos. O Windows desde muito tempo coloca os arquivos de inicialização numa partição separada. Se essa partição estiver no disco secundário, não iniciará caso esteja desconectado.

 

Poste uma imagem do gerenciador de disco (botão direito no menu iniciar, "Gerenciamento de Disco").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem que abrir espaço no disco de 1 TB e clonar a partição de 50 MB para ele. Certifique-se que, depois de clonada, continua sendo ativa. Desconecte, então, o disco secundário e teste. Caso não funcione, provavelmente precisará, a partir de um Windows RE qualquer (pode ser a mídia de instalação, através do prompt de comando presente em "Reparar o seu computador"), rodar...

 

dir C:
dir D:
dir E:

 

até achar qual unidade tem o rótulo "Reservado pelo Sistema". Vamos supor que seja C : daqui para frente (adapte caso necessário). Então...

 

cd /d C:\Boot
ren BCD BCD.old
bootrec /rebuildbcd

 

e responda "s" quando o programa perguntar se deseja adicionar à lista de inicialização.

 

Existem duas outras opções do bootrec: /fixmbr e /fixboot. A primeira regrava os primeiros 440 bytes do disco com código inicializável para o modo Legacy/CSM. Esse código já deve estar lá, a menos que o disco tenha sido particionado por um sistema diferente do Windows. A segunda opção regrava o código inicializável na partição, que é carregado a partir do código do MBR. De novo, esse código já deve estar presente na partição de 50 MB se o programa de clonagem não for porcaria.

 

Uma vez funcionando a partir do disco de 1 TB, exclua a partição de 50 MB do disco secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o disco está no formato MBR
Para tornar a partição C a responsávle pelo boot:
01-Abra o Prompt de Comando (CMD) como Administrador e copie o arquivo de boot para a raiz da C:
bcdboot c:\windows /s c:

02-No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição C e clique na opção Marcar partição como Ativa
Desligue o PC e retire o outro disco e reinicie o PC para testar

Faça o teste, desligue o computador e retire o ou os HD e deixe somente o SSD e ligue o computador.

 

Ignore a última linha, era para outro caso e esqueci de deletar

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, peguei esta dica em um artigo que menciona isto e é para quem quer excluir a partição de boot e assim poder criar mais partições primárias já que o formato MBR tem limitação neste quesito

https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/livre-se-da-partição-system-reserved-do-windows/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!