Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Menção Honrosa: Fonte Cooler Master RP-600-PCAR com 100 mil horas


Posts recomendados

Oi pessoal, não criei este tópico para pedir ajuda, mas para compartilhar uma experiência. Procurei outros lugares no fórum e achei que este seria mesmo o local adequado, mas se não for, peço que os moderadores informem, e já me desculpo.

 

Meu intuito é apenas registrar, e compartilhar um fato que me surpreendeu muito. Mostro aqui uma fonte Cooler Master RP-600-PCAR, cujas fotos coloco abaixo, que está ligada praticamente 24h/7 desde JUNHO/2008, com paradas de no máximo 10 dias por ano, no intervalo natal/ano novo, ou seja, em uma conta simples, são 157 meses e descontando as paradas são cerca de 111 mil horas rodando sem parar 🤯. Um período que já é maior que minha (até não tão curta) carreira de TI (12,5 anos). Eu juro que pensei inúmeras vezes pensei "esta droga não estraga não?". Ela é de um servidor de arquivos da pequena empresa do meu pai, e basicamente serve para compartilhamento de arquivos, backups, e hospedar o sistema/DB financeiro/CRM da empresa. Durante todos esses anos troquei muuuitos discos rígidos neste servidor, cansei de ver Seagates Barracudas morrerem aqui, com 20..30..50 mil horas, e aos poucos fomos trocando para discos rígidos mais indicados para NAS, e até a placa-mãe original já queimou, há uns 3 anos, uma Intel DP35DP, morreu um dia desses (capacitores estufados, o processador continua vivo), e a fonte é o único componente que nunca havia sido trocado nestes anos todos.. até hoje. E o pior, não estragou. Trocamos por precaução, por não termos mais um técnico full-time na empresa, que caso precise de manutenção/troca de fonte deixaria a empresa pelo menos um dia parada, entre outras coisas. Eu sei, não vou entrar no mérito de tudo poderia ser Cloud, e essas coisas, pois não é o foco, mas estamos falando da realidade de uma micro-empresa dos anos 2000, que ainda sobrevive, e sistemas assim "on premisses" eram muito mais custo-benefício lá em 2008. Há uns 5 anos o fan dela estragou, eu abri, limpei, troquei o fan por um Akasa, e ela continuou bem.

 

Enfim, fica aqui minha admiração e surpresa por um produto que, nem se fosse de uma linha enterprise, eu esperaria que durasse tanto, e com medições (12V e 5V) constantes até hoje. Não há como negar, acho que todos nós profissionais de TI temos (ou teremos) uma história de pescador dessas, que ninguém acredita, mas também mostra como o hardware pode ser "loteria", uma fonte muito melhor poderia não ter durado nada, e uma muito pior poderia ter até durado o dobro. Quem sabe?

Abraços.

20211026_130335.jpg

20211026_191140.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 horas atrás, F4b10 disse:

@Chico Borges Esse servidor ficava em sala com ar condicionado? já que baixas temperaturas ajudam muito na longevidade de componentes, a vida util de um capacitor eletrolítico, por exemplo, chega a cair pela metade pra cada 10°C de aumento na temperatura ambiente...

 

Caramba, não sabia que essa relação era tão relevante assim. Te respondendo: Sim, e não. Ficava com ar-condicionado durante o dia, mas não durante a noite e finais de semana. Ou seja, nos verões violentos aqui do RS, o PC passou por maus bocados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!