Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exercício - aplicação de ampilicadores


Luis Vilo

Posts recomendados

Bom dia, estou tentando resolver uma questão ligada à aplicação de amplificadores e resolvi, mas não sei se tá certo. Alguém poderia revisar pra mim, pfvr?

 

O circuito da figura se utiliza para ligar o led em função de Vg.

a) Encontre Vo1 em função de Vg e faz um gráfico indicando os pontos caracteristicos. 

 

Justifique a zona de funcionamento do transistor e encontre a corrente de base e acorrente que passa pelo led quando:

b)Vo1 = Vsat+

c) Vo1 = vsat-

 

Dados: Vcc = 10V, Rb = 2kohms, Rc=470 ohms. Transistor: hfe = 75, Vbe(on) = 0,6 V, Vce(sat) = 0,2 V. Amp op: Vsat+ = Vcc e Vsat- = 0V

image.png.2f7dc5ea614ecc703ef9acbe0d325028.png

 

image.png.53467cd6167364c6b88466b5743ad1f4.png image.png.f90234c5fa7c2fb93edd6aaf5bab8453.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está correto!

O valor real de Ib é 3,65mA. Na saturação o HFE do transistor cai. O valor de HFE de 75 só seria válido com o transistor funcionando na região linear. Não sei onde entraria o HFE de 75 neste exercício. Talvez para limitar o valor máximo do resistor de base. Na prática, considero um HFE(sat) de 10, para transistores pequenos.

Só não conferi as contas.

Muito bem.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim

@Luis Vilo seguiu direitinho a recomendação. Ele apresentou o desenvolvimento e solução para o exercício. Só perguntou se sua solução estava correta. 

Eu não apresentei nenhuma solução e nem desenvolvimento.

Agiu corretamente.

Mas sempre é bom apresentar a sua recomendação.

MOR_AL

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!