Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Caros peço ajuda encarecidamente,

Estou precisando aumentar o numero de portas Sata no meu PC. Ja tenho um placa PCI com duas portas SATA III sem suporte a RAID. Andei procurando uma que disponilizasse 4 portas Sata II e só encontrei com suporte a Raid. Tambem encontrei com duas portas sata e novamente com suporte a RAID. Encontrei do mesmo fabricante e tipo da minha só que bem mais cara do que as que tem suporte a RAID. Como não tenho interesse em Raid, até porque conecto algum drves de BD e DVD nessas portas, gostaria de saber se estas placas podem funcionar sem ser em configuração de RAID, ou seja de forma idependente.

Agradeço muito qualquer sinalização sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros peço ajuda encarecidamente,

Estou precisando aumentar o numero de portas Sata no meu PC. Ja tenho um placa PCI com duas portas SATA III sem suporte a RAID. Andei procurando uma que disponilizasse 4 portas Sata II e só encontrei com suporte a Raid. Tambem encontrei com duas portas sata e novamente com suporte a RAID. Encontrei do mesmo fabricante e tipo da minha só que bem mais cara do que as que tem suporte a RAID. Como não tenho interesse em Raid, até porque conecto algum drves de BD e DVD nessas portas, gostaria de saber se estas placas podem funcionar sem ser em configuração de RAID, ou seja de forma idependente.

Agradeço muito qualquer sinalização sobre o assunto.

Amizade, ter suporte a RAID não quer dizer que tenha de trabalhar em RAID. Como nas controladoras e portas das mobos recentes - que também tem suporte a RAID, nas placas PCI você pode instalar discos em 'Single' - modos IDE, AHCI e até RAID (mas, não faz sentido) - ou em arranjos - modo RAID.

Se não te interessas pelo RAID, é melhor comprar uma placa sata-III s/RAID do que uma sata-II c/RAID.

Abraço. ;)

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não tenho interesse em Raid, até porque conecto algum drves de BD e DVD nessas portas, gostaria de saber se estas placas podem funcionar sem ser em configuração de RAID, ou seja de forma idependente.

Só para complementar o que o amigo Dalai_Brahma falou, sim você pode colocar os BD e DVD em uma placa PCI. Elas já devem vir predefinidas para IDE ou AHCI (o RAID deve ser configurado pela BIOS ou algum software da plaquinha), então é so espetar ela, conectar o BD e correr pro abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Se não te interessas pelo RAID, é melhor comprar uma placa sata-III s/RAID do que uma sata-II c/RAID.

Abraço. ;)

.

Agradeço as respostas o que me deixa mais tranquilo na minha compra.

:D

Quanto a placa Sata III sem Raid, a unica que encontrei pela Net é quase o dobro do preço e dessa forma não acho que vlaha a pena. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amizade, ter suporte a RAID não quer dizer que tenha de trabalhar em RAID. Como nas controladoras e portas das mobos recentes - que também tem suporte a RAID, nas placas PCI você pode instalar discos em 'Single' - modos IDE, AHCI e até RAID (mas, não faz sentido) - ou em arranjos - modo RAID.

Se não te interessas pelo RAID, é melhor comprar uma placa sata-III s/RAID do que uma sata-II c/RAID.

Abraço. ;)

.

Pois é,

A placa chegou, eu instalei drive e coisa e tal. Quando conecto o drive de DVD ela funciona legal. Quando conecto a pena um HD ou um HD e o drive de DVD, o PC não inicia de jeito nenhum. :(

O que eu tenho que fazer ?. Lembro que o disco de BOOT está numa sata da mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é,

A placa chegou, eu instalei drive e coisa e tal. Quando conecto o drive de DVD ela funciona legal. Quando conecto a pena um HD ou um HD e o drive de DVD, o PC não inicia de jeito nenhum. :(

O que eu tenho que fazer ?. Lembro que o disco de BOOT está numa sata da mobo.

Não tenho experiência om placas sata pci-e... cheguei a trabalhar com 1 placa scsi adaptec e tinha um lance de 'jumpear' os hd's de forma que ficassem em ID's (gerenciado pelo setup da adaptec) diferentes.

Também tenho experiências com dificuldade de alguns BIOS de mobos que 'se perdem' na ordem boot com vários HD's. Você pode começar por aquí, verificando a definição de boot primário - ou algo semelhante - entre a mobo e a placa sata. Outra tentativa é isolar a análise, verificando HD só na mobo, depois, HD só na placa sata.

Pra você ter uma ideia, recomenda-se instalar SO num SSD primeiro ele isolado, sem outro disco 'espetado'. Depois de instalado SO, aí liga-se outros discos. Às vezes, o SO 'reconhece' os vários discos na instalação - mesmo indicando apenas um - e acaba por não rodar quando o escolhido está isolado.

Estou com algo parecido.. quando desligo um HD escravo, meu SO no RAID de ssD não entra.

Boa sorte! ;)

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá amigos do CDH.

 

Tenho uma dúvida quanto à criação de 2 sistemas Raid 0 independentes. Eu já possuo sistema Raid 0 à uns 5 anos e nunca tive problema com os Hd´s (Western Digital Green Caviar - 750Gb), total 1.5Tb. Agora estou com 2 SSD Samsung Evo 840 (500Gb) e pretendo fazer RAID 0 para esses SSD´s, melhorando à agilidade na inicialização, carregamentos de jogos, enfim. A dúvida é o seguinte, existe a possibilidade de criar 2 sistemas Raid 0 com HD´s fisicamente diferentes? Ou seja(C:\ - SSD´s) e o (D:\ - WD), o intuito é fazer Raid 0 e não Raid 1 ou 5. Alguém já passou por isso e sabe como solucionar. O S.O irá entender que terão 2 HD´s virtualmente, pois fisicamente serão 4 no total e independentes? A BIOS já está com a última versão atualizada, ok.

 

Peço ao moderador, auxiliar caso eu tenha escrito no tópico errado.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricky262

Perfeitamente! Não sei se há limitação na controladora. Vejo aí apenas limitação física: portas SATA disponíveis.

Então, a controladora deve suportar arranjos RAID possíveis com o o n° de portas SATA.

 

Minha Sabertooth permite RAID 0,1,4,5,10 nas 6 portas controladas pelo SB950, resultando até 6 arranjos ou mais, já que que você pode também fazer arranjos com 'porções' de cada disco. Ou seja, RAID de partições ao invés de particionar um RAID. Isso daria infinitos arranjos.

E mais... ela aceita RAID 0,1 nas 2 portas controladas pelo cip ASMedia.

 

Inclusive, eu cheguei a montar RAID0 c/ 4 SSDs + RAID0 2 HDDs e usei 2 SSD + 2HDD 500GB por muito tempo. Substitui os 2 de 500GB por 1TB.

 

Quantos HD's?? Se tens arquivos que requerem segurança, eu faria RAID1 nos HD's para arquivamento, bkp e recuperação.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricky262

Perfeitamente! Não sei se há limitação na controladora. Vejo aí apenas limitação física: portas SATA disponíveis.

Então, a controladora deve suportar arranjos RAID possíveis com o o n° de portas SATA.

 

Minha Sabertooth permite RAID 0,1,4,5,10 nas 6 portas controladas pelo SB950, resultando até 6 arranjos ou mais, já que que você pode também fazer arranjos com 'porções' de cada disco. Ou seja, RAID de partições ao invés de particionar um RAID. Isso daria infinitos arranjos.

E mais... ela aceita RAID 0,1 nas 2 portas controladas pelo cip ASMedia.

 

Inclusive, eu cheguei a montar RAID0 c/ 4 SSDs + RAID0 2 HDDs e usei 2 SSD + 2HDD 500GB por muito tempo. Substitui os 2 de 500GB por 1TB.

 

Quantos HD's?? Se tens arquivos que requerem segurança, eu faria RAID1 nos HD's para arquivamento, bkp e recuperação.

 

.

Olá Dalai

 

Obrigado pela dúvida. Assim que chegar esses SSD´s, farei o RAID 0..minha placa mãe é boa e aguenta, pois ela também tem 6 portas SATA, como a sua.

Só uma pergunta é tão rápido assim na inicialização e nos carregamentos  de jogos?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa noite.

por favor peço ajuda de quem entenda sobre esse raid. Antes meu notebook tinha 2 HDs um de 300 e outro de 500. Mas depois de eu clicar em um programa da Intel ele modificou-os para raid 0 é o HD de 500 sumiu do nada e não consigo acessar ele. Teria alguma maneira de desfazer o raid 0?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!