Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Boa tarde, estou com um HD da marca Seagate de 2TB modelo Barracuda LP, e' o de 5900rpm, atualmente tenho tambem um SSD de 120gb aonde instalei windows

Gostaria de comprar mais um desse de 2TB igual pra configurar RAID 0 neles

Mas tenho uma duvida, atualmente no de 2tb que tenho, tenho uns arquivos ja (nada de instalacao, so arquivo mesmo) quando configurar RAID 0 nele ele vai se formatar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal tenho um pequeno problema, possuo dois hds WD Cavilar Blue de 500gb exatamente iguais, comprei-os pra isso, pois não conseguia achar um cavilar black a venda.

porém o desempenho dos hds em raid 0 esta sofrivel, em teste, com os 2 em raid 0 atinjo 130mbps enquanto sozinhos, os dois tem taxa de transferencia de 220mbps, ja tentei cria-los com um strip block de 64kb e 128kb (duas unicas configuraçoes) e mesmo assim o hd continua lento

Entrei no haidxpert (programa que instala junto com o drive raid promise) e ao ver as unidades fisicas, a duas opções apenas, uma e cache de gravaçao e que esta ligado nas duas unidades, e o segundo e o ncq, que também esta ligado em ambas

unidadefisicainformacoe.jpg

Uploaded with ImageShack.usunidadefisicaconfigurac.jpg

Uploaded with ImageShack.us

ja en unidades logicas, a 3 configuraçoes, a primeira e nome atribuido, a segunda e Status do cache de leitura, esta como sem cache, e a opção status do cache de gravaçao esta como Write Trough, porém essas duas ultimas configuraçoes não consigo mexer

unidadelogicainformacoe.jpg

Uploaded with ImageShack.usunidadelogicaconfigurac.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Tem também as configuraçoes da controladora que eu preferi não mexer

controladorinformacoes.jpg

Uploaded with ImageShack.uscontroladorconfiguracoe.jpg

Uploaded with ImageShack.us

O que eu devo fazer para melhorar o desempenho do meu hd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, estou com um HD da marca Seagate de 2TB modelo Barracuda LP, e' o de 5900rpm, atualmente tenho tambem um SSD de 120gb aonde instalei windows

Gostaria de comprar mais um desse de 2TB igual pra configurar RAID 0 neles

Mas tenho uma duvida, atualmente no de 2tb que tenho, tenho uns arquivos ja (nada de instalacao, so arquivo mesmo) quando configurar RAID 0 nele ele vai se formatar?

Sim, a criação do array (vetor, matriz, arranjo) RAID é um método destrutivo.

"Neles"?? o SSD não deve entrar no RAID! Detalhando: você quer desempenho nos HD's para armazenamento ou segurança dos dados armazenados??

Desempenho: SSD (SO e 'principais' programas) 120GB + 2 HD's em RAID0 para armazenamento 4TB;

Segurança: SSD 120GB + 2 HD's em RAID1 armazenando 2T.

Em ambos os casos, você pode usar o Win7 para gerar um disco de recuperação + backup da instalação do SSD (gerar uma imagem) ou usar outros programas - recomendo o Acronis - para isso, salvando no RAID.

O Acronis - e outros - tem a opção de backup incremental/diferencial, onde você pode gerar o primeiro (base) e depois vai só atualizando periodicamente que ele acrescenta o que foi adicionado/modificado após o de base. Ou gera um completo em períodos a seu critério.

Importante: recomendo um HD maior que o SSD ou uma partição no RAID - pode ser 250GB - pra testar a recuperação antes de passar por cima no SSD. ;)

Ola pessoal tenho um pequeno problema, possuo dois hds WD Cavilar Blue de 500gb exatamente iguais, comprei-os pra isso, pois não conseguia achar um cavilar black a venda.

porém o desempenho dos hds em raid 0 esta sofrivel, em teste, com os 2 em raid 0 atinjo 130mbps enquanto sozinhos, os dois tem taxa de transferencia de 220mbps, ja tentei cria-los com um strip block de 64kb e 128kb (duas unicas configuraçoes) e mesmo assim o hd continua lento

Entrei no haidxpert (programa que instala junto com o drive raid promise) e ao ver as unidades fisicas, a duas opções apenas, uma e cache de gravaçao e que esta ligado nas duas unidades, e o segundo e o ncq, que também esta ligado em ambas

unidadefisicainformacoe.jpg

Uploaded with ImageShack.usunidadefisicaconfigurac.jpg

Uploaded with ImageShack.us

ja en unidades logicas, a 3 configuraçoes, a primeira e nome atribuido, a segunda e Status do cache de leitura, esta como sem cache, e a opção status do cache de gravaçao esta como Write Trough, porém essas duas ultimas configuraçoes não consigo mexer

unidadelogicainformacoe.jpg

Uploaded with ImageShack.usunidadelogicaconfigurac.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Tem também as configuraçoes da controladora que eu preferi não mexer

controladorinformacoes.jpg

Uploaded with ImageShack.uscontroladorconfiguracoe.jpg

Uploaded with ImageShack.us

O que eu devo fazer para melhorar o desempenho do meu hd?

Amizade, o RAIDExpert é RAID por software, ou estou enganado??

Se for, recomendo fazer por hardware e comparar os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a criação do array (vetor, matriz, arranjo) RAID é um método destrutivo.

"Neles"?? o SSD não deve entrar no RAID! Detalhando: você quer desempenho nos HD's para armazenamento ou segurança dos dados armazenados??

Desempenho: SSD (SO e 'principais' programas) 120GB + 2 HD's em RAID0 para armazenamento 4TB;

Segurança: SSD 120GB + 2 HD's em RAID1 armazenando 2T.

Em ambos os casos, você pode usar o Win7 para gerar um disco de recuperação + backup da instalação do SSD (gerar uma imagem) ou usar outros programas - recomendo o Acronis - para isso, salvando no RAID.

O Acronis - e outros - tem a opção de backup incremental/diferencial, onde você pode gerar o primeiro (base) e depois vai só atualizando periodicamente que ele acrescenta o que foi adicionado/modificado após o de base. Ou gera um completo em períodos a seu critério.

Importante: recomendo um HD maior que o SSD ou uma partição no RAID - pode ser 250GB - pra testar a recuperação antes de passar por cima no SSD. ;)

nao nao nao, no SSD nao passa nem um arquivo mp3 rs.

mas quais sao as chances de eu perder meus arquivos no SSD? Nao quero ficar fazendo escritura toda hora pra diminuir seu desempenho a longo prazo..

Nao acho que vou fazer Raid1, acho muito desperdico botar um hd so pra ficar de backup, fazer backup do SSD ate que da ne..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, e o programa de gerenciamento da controladora promise da amd

O raid em ambas as vezes criei pelo option rom da controladora, antes de entrar no os

mais uma coisa, quando eu vou criarum raid pelo option rom da controladora, a duas opções alem do strip block, uma e a fast init que eu deixo ligada pois faz com que o sistema faça boot mais rápido (to usano o raid como disco de boot), e a gigabyte boundary, que ja vem abilitada por padrão

O que e essa gigabyte boundary?

poso desligar?

ela vai afetar o desempenho?

Adicionado

Encontrei no site da dell uma explicaçao "This feature allows you to replace a hard drive with one of slightly smaller capacity. It rounds the drive capacity of both drives to the common whole GB drive size. You will lose a small amount of available storage capacity from both drives."

Quer dizer que essa opção arredonda a capcidade do disco afim de uma compatibilidade com hds de marcas diferentes permitindo que você subistitua um hd de ex 500,10gb por um de 500,04gb , isso e util apenas em raid 1, vou desativar, apesar que isso não afete o desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao nao nao, no SSD nao passa nem um arquivo mp3 rs.

mas quais sao as chances de eu perder meus arquivos no SSD? Nao quero ficar fazendo escritura toda hora pra diminuir seu desempenho a longo prazo..

Nao acho que vou fazer Raid1, acho muito desperdico botar um hd so pra ficar de backup, fazer backup do SSD ate que da ne..

1) Chances - muito menor que um HD. Na verdade, só se você 'perder' o SSD em si. No HD você pode perder dados sem 'perder' o HD. :rolleyes:

2) Quanto a desempenho/degradação do SSD, recomendo a leitura das primeiras páginas e das 10 últimas do link abaixo. Mas, adianto: é pra 'preservar' o SSD que se recomenda instalar apenas o SO + programas de maior uso e evitar usá-lo como armazenamento (constantes operações de escrita/relocação/deleção). Pergunto, se ele der pau/degradar em menos de 3 anos, tem garantia; se for em mais de 3 anos, não já valeu o investimento? :cool:

Leia: http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096

3) RAID 0 ou 1, fica seu critério. Só expliquei. ;) Eu não troquei de 0 pra 1 quando passei a usar o SSD. Posso até instalar programas/jogos nos HD's que fica rapidinho - até nas operações de transferência. Mas, se der pau num deles, tô phu.....! :D

mais uma coisa, quando eu vou criarum raid pelo option rom da controladora, a duas opções alem do strip block, uma e a fast init que eu deixo ligada pois faz com que o sistema faça boot mais rápido (to usano o raid como disco de boot), e a gigabyte boundary, que ja vem abilitada por padrão

O que e essa gigabyte boundary?

poso desligar?

ela vai afetar o desempenho?

Adicionado

Encontrei no site da dell uma explicaçao "This feature allows you to replace a hard drive with one of slightly smaller capacity. It rounds the drive capacity of both drives to the common whole GB drive size. You will lose a small amount of available storage capacity from both drives."

Quer dizer que essa opção arredonda a capcidade do disco afim de uma compatibilidade com hds de marcas diferentes permitindo que você subistitua um hd de ex 500,10gb por um de 500,04gb , isso e util apenas em raid 1, vou desativar, apesar que isso não afete o desempenho

Desconheço o assunto... lamento.

Quanto a promise, pelo que li, deve ter desempenho inferior. A galera tem restrições ao RAID feito por esses tipos - marvell, promise, JMicron, etc... :unsure: Dê preferência a controladora nativa da placa - Intel ICHxx ou AMD SBxxx. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Chances - muito menor que um HD. Na verdade, só se você 'perder' o SSD em si. No HD você pode perder dados sem 'perder' o HD. :rolleyes:

2) Quanto a desempenho/degradação do SSD, recomendo a leitura das primeiras páginas e das 10 últimas do link abaixo. Mas, adianto: é pra 'preservar' o SSD que se recomenda instalar apenas o SO + programas de maior uso e evitar usá-lo como armazenamento (constantes operações de escrita/relocação/deleção). Pergunto, se ele der pau/degradar em menos de 3 anos, tem garantia; se for em mais de 3 anos, não já valeu o investimento? :cool:

Leia: http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096

3) RAID 0 ou 1, fica seu critério. Só expliquei. ;) Eu não troquei de 0 pra 1 quando passei a usar o SSD. Posso até instalar programas/jogos nos HD's que fica rapidinho - até nas operações de transferência. Mas, se der pau num deles, tô phu.....! :D

cara, pensando bem, eu acho que RAID 1 nem vai comigo rs

tipo, eu fico puchando o cabo da tomada as vezes quando fico com raiva xD e meus dados estão ae de boa, acho que apagao de energia nao tem chance contra mim mesmo kkkk

o pior, agora percebi que tinha o pior Barracuda que existe xD nem esta mais em venta em grandes sites..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconheço o assunto... lamento.

Quanto a promise, pelo que li, deve ter desempenho inferior. A galera tem restrições ao RAID feito por esses tipos - marvell, promise, JMicron, etc... :unsure: Dê preferência a controladora nativa da placa - Intel ICHxx ou AMD SBxxx. ;)

Percebi que você não entende nada, colocar uma controladora promise no mesmo nivel das marvell, jmicron, etc... e ainda falando para eu usar a controladora nativa do south bridge, dx quieto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Persebi que você nao entende nada, colocar uma controladora promise no mesmo nivel das marvell, jmicron, etc... e ainda falando para eu usar a controladora nativa do south bridge, dx quieto

Realmente, cometi um "FATAL ERROR". Peço desculpas, pois, a confundi com uma de baixo desempenho. É, não estou por dentro de controladoras externas.. só trabalhei com ADAPTEC.

Foi por isso que não recomendei usar aqueles chips embarcados, que são piores que o SB. É tanto CTRL+F, CTRL+I, CTRL+P, CTRL+M.. o alfabeto todo.. que me levou ao ato falho..

Obrigado pelo alerta! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

olá todos, gostaria de tirar uma dúvida, procurei em vários tópicos e nenhum infelizmente respondeu minha questão..

então, tenho 2 hds de 500GBs cada, são da mesma marca, porém, são de velocidades diferentes, um tem 7200RPM e o outro 5600RPM se não me engano (não posso confirmar pois estou no trabalho), faço RAID 0 com os mesmos, minha dúvida é : estou tendo perda de performance? melhor eu retirar o RAID 0 e usar eles separados?

agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá todos, gostaria de tirar uma dúvida, procurei em vários tópicos e nenhum infelizmente respondeu minha questão..

então, tenho 2 hds de 500GBs cada, são da mesma marca, porém, são de velocidades diferentes, um tem 7200RPM e o outro 5600RPM se não me engano (não posso confirmar pois estou no trabalho), faço RAID 0 com os mesmos, minha dúvida é : estou tendo perda de performance? melhor eu retirar o RAID 0 e usar eles separados?

agradeço desde já.

Perda em relação a 2 x 7200rpm, sim. Mas, em relação a 1 HDD, não. No seu caso, o RAID fica limitado ao desmepenho do mais lento. Grosseiramente falando, é como se tivesse feito o RAID0 com 2 x 5600rpm. A diferença de desempenho entre os 2 casos não compensa o investimento noutro de 7200rpm.

Eu deixaria o RAID como está, pra armazenamento, e compraria um SSD 60/120GB sata 3, pra S.O. + programas básicos + 2/3 jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou tendo perda de performance? melhor eu retirar o RAID 0 e usar eles separados?

Isso é só você verificar com programas de benchmark, veja os meus resultados com HD single:

nme2.th.pngnmet.th.png

Agora com RAID:

capturarl.jpgcapturarl.th.jpg

Você terá maior desempenho com RAID 5400 RPM do que com um single 7200 RPM, caso tenha duvidas é só comparar acima.

capturarl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai_Brahma e rafael-aj, obrigado pelas respostas.

hoje quando cheguei do trabalho fui verificar a velocidade dos hds, os dois são de 7200RPM, assim está ótimo não? se eu quiser ter mais desempenho teria que investir no SSD, correto?

É isso aí!.. Aí, é Só fazer como te disse. Hoje o custo/benefício legal está nos de 120GB Sata 3, mesmo que sua mobo HOJE não tenha portas sata 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde a todos, esse é meu primeiro post, e preciso da ajuda de vocês.

Tenho a placa mãe asus p8p67 deluxe http://br.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1155/P8P67_DELUXE/#specifications, e estou querendo fazer raid0 com meus hds, minha configuração é:

5 hd sata2 de500 gb

3 hd sata2 de 1tb

minha placa fala que tem 2 xSATA 6.0 Gb/s e 4 xSATA 3.0 Gb/s controlador intel, mais 2 x portas SATA 6.0 Gb/s controlador Marvell® PCIe 9128

a duvida é quando eu ativar o sistema raid na bios, os 4 sata 3.0 ira virar raid, ou sera somente os sata 6.0?

pois estou querendo fazer a seguinte configuração de raid0:

4 hd de 500 em raid0 para SO

2 hd de 1 tb em raid0 para dados

1 hd 500 sem estar em raid com SO instalado e programas que utilizo (vou deixar como backup, caso venha ter problemas no raid, dou boot por ele)

1 hd 1 tb sem estar em raid com os meus dados para backup (caso veha a ter problemas com o raid)

O que vocês acham dessa configuração, lembrando que utilizo o meu computador para tocar pois sou dj, e pensei nessa configuração caso haja problemas no raid que esta com o SO, dou boot pelo normal e continuo a festa, ou caso haja problemas no raid de dados, (utilizo +- 600 gb de musicas), continuo tocando com o outro de 1tb que não esta em raid.

o meu motivo de optar pelo raid é que o meu programa de som, utiliza muito a leitura de dados no hd, muito mesmo.

abraços a todos e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos, esse é meu primeiro post, e preciso da ajuda de vocês.

Tenho a placa mãe asus p8p67 deluxe http://br.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1155/P8P67_DELUXE/#specifications, e estou querendo fazer raid0 com meus hds, minha configuração é:

5 hd sata2 de500 gb

3 hd sata2 de 1tb

minha placa fala que tem 2 xSATA 6.0 Gb/s e 4 xSATA 3.0 Gb/s controlador intel, mais 2 x portas SATA 6.0 Gb/s controlador Marvell® PCIe 9128

a duvida é quando eu ativar o sistema raid na bios, os 4 sata 3.0 ira virar raid, ou sera somente os sata 6.0?

pois estou querendo fazer a seguinte configuração de raid0:

4 hd de 500 em raid0 para SO

2 hd de 1 tb em raid0 para dados

1 hd 500 sem estar em raid com SO instalado e programas que utilizo (vou deixar como backup, caso venha ter problemas no raid, dou boot por ele)

1 hd 1 tb sem estar em raid com os meus dados para backup (caso veha a ter problemas com o raid)

O que vocês acham dessa configuração, lembrando que utilizo o meu computador para tocar pois sou dj, e pensei nessa configuração caso haja problemas no raid que esta com o SO, dou boot pelo normal e continuo a festa, ou caso haja problemas no raid de dados, (utilizo +- 600 gb de musicas), continuo tocando com o outro de 1tb que não esta em raid.

o meu motivo de optar pelo raid é que o meu programa de som, utiliza muito a leitura de dados no hd, muito mesmo.

abraços a todos e obrigado

beleza, amizade?!

Antes de tudo, leia ao menos as 3 primeiras páginas, principalmente a primeira, onde encontrarás as opções de RAID (1, 1+0, 4, 5, 10,jbod.. etc) para que entendas as sugestões. Vamos lá...

1a. ideia : Começaste bem, separando um HD 'clonagem' de sua instalação - prático em 'desastres' - e um HD de backup. Estes você jogaria na Marvell, que costuma ter desempenho inferior e não sei se dá suporte a RAID - verifique no manual da placa.

E o básico é isto, 2 arranjos RAID-0 como você descreveu. Acho que por questões de compatibilidade, coloque os 4x500 nas sata-2 e os 2x1000 nas sata-3. Não se preocupe, os de 500 não vão chegar nem perto do limite de banda sata-2, então, não perde ao não colocá-los nas sata-3.

ideia 2 : Se a placa permitir, você faz um RAID-5 com os 5x500 (velocidade e segurança - leia a 1a. pág!) usando 2 sata-3 + 3 sata-2, e os de 1TB nas demais portas, ou uso a seu critério.

Eu recomendo o RAID-5 (quanto mais hd's, melhor desempenho c/ segurança )pro seu caso, mas, fica dependendo do que é possível fazer com sua placa. Eu não a conheço. Se der, fuço o manual no site pra te ajudar. Mas, você quer o peixe e assadinho?!!..:D Vai pescar! :lol: Brincadeira..

Há muitas configurações pra esse número de HD's, mas, qualquer configuração depende das controladoras dessa placa.

Espero ter ajudado. Até mais. ;)

Edit: Não percebi o link - ato falho. Entrei e vi isso..

Só as portas da Intel suportam RAID 0, 1, 5 e 10. A Marvell não suporta RAID, mas, tem um recurso muito interessante, semelhante ao encontrado no Seagate Momentus XT Hybrid. Você pode usar um SSD pra cache do HD, acelerando ou duplicando os arquivos mais acessados - é um RAID (0 e 1, respectivmente) específico. Achei legal. Vejá só:

http://www.marvell.com/storage/system-solutions/assets/Marvell-HyperDuo-Product-Brief.pdf

Se tiver $$ desocupado pra modificar o projeto, inserindo SSD e HD's sata-3, já é outra estória. Se não conheces SSD's, conheça!! Exemplo: SSD 60/120GB (SO) + RAID-5 de HD's (armazenamento)

http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096 - ao menos as 3 primeira e 5 últimas, vale a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai_Brahma,

Obrigado pela resposta, e fuçando no manual, pude ver que a marvell suporta sim raid 0 e 1, como na intel, talves não com o mesma performace.

Gostei da ideia de colocar ssd + 1 hd na marvell (ssd de 60 + hd 1tb) para SO se é isso que eu entendi

e 5 outros em raid-5 para dados na intel.

e sobra ainda 1 hd de 1tb para fazer backup da instalação do SO caso de pane no sistema correto?

obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalai_Brahma,

Obrigado pela resposta, e fuçando no manual, pude ver que a marvell suporta sim raid 0 e 1, como na intel, talves não com o mesma performace.

Gostei da ideia de colocar ssd + 1 hd na marvell (ssd de 60 + hd 1tb) para SO se é isso que eu entendi

e 5 outros em raid-5 para dados na intel.

e sobra ainda 1 hd de 1tb para fazer backup da instalação do SO caso de pane no sistema correto?

obrigado mais uma vez

Ao menos, no site não diz isso. Boa notícia. Quanto a usar o HyperDuo, vai depender de nº/tamanho dos programas instalados, já que o 'storage' seria no RAID-5. Um SSD sata-3 'single' chega à 500MB/s. 2 HD's RAID-0 ~ 180MB/s. Acho que HyperDuo vai ficar por aí ou um pouco mais. Dependerá de, entre outros, da capacidade do SSD - quanto maior, mais arquivos serão rapidamente acessados. Sabe a cache do processador? Mesmo princípio.

De qualquer forma - 'single' ou Hyperduo' - o melhor custo/benefício em SSD hoje é o de 120GB (Corsair Force GT / OCZ Vertex3 ~500,00 ML). Então, eu iria assim:

1 x Force GT 120GB em Intel Sata-3

5 x 500GB @ RAID-5 em Intel restantes (2,0TB, perde 500GB)

2 x 1TB nas Marvel (backup, armazenamento, imagem de instalação, etc)

1 x 1TB sobra e você vende pra mim baratinho :D

ou

1 x Force GT 120GB em Marvell (vai ficar 'menos rápido', ~300/400MB/s segundo alguns usuários)

5 x 500GB + 1x 1TB @ RAID-5 em Intel restantes (aí, você 'perde' 500GB do 1TB, mas, melhora desempenho e ganha 500GB no RAID - 2,5GB).

1 x 1TB na Marvel restante (bkp, arquivos, imagem...)

1 X 1TB pra mim..:D

Isto porque você não pode 'misturar' Intel/Marvell pra fazer RAID - "cada um no seu quadro".

SDS.

EDIT:

Veja a resposta de um colega sobre a Marvell. Aproveite e leia sobre SSD's:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5525356&postcount=1795

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cas41532, vim aqui a pedido do Dalai Brahma, para dar uns palpites no seu caso, especialmente quanto ao possível uso de SSDs na sua configuração. Não vou ter muito a opinar, porque não tenho experiência em primeira mão com RAID. Em princípio, acho que qualquer das soluções que ele indicou seria adequada.

Porém, acho também que complexidade desnecessária deve ser evitada. Estou achando essa sua configuração muito exagerada no tamanho e na complexidade. Primeiro que 5,5 TB são uma carrada de dados! Você disse que tem 600 GB de músicas, pouco mais de 10% disso. Para que então esse absurdo de capacidade? Quanto mais componentes, maior a chance de um deles falhar - especialmente em se tratando de HDs, que têm o péssimo hábito de morrerem subitamente sem motivo e sem aviso. Além do mais, hoje existem HDs de 2, 3, até 4 TB - se o problema é capacidade (e não me parece que seja), por que multiplicar tanto os componentes?

Entendo que você queira ter redundância para segurança, mas mesmo assim, são componentes demais para ocupar o chipset, para gerar calor e para falhar. E ainda botar cache disso em SSD? Meu caro, se seu PC pifar, você vai ficar absolutamente louco para descobrir qual foi o problema, com tantas variáveis para administrar! E pior: no seu ramo de atividade, você não vai ter tempo para verificar isso com calma.

Você disse que seu programa de discotecagem faz um número excessivo de leituras no HD. E não disse, mas ficou subentendido que isso chega ao ponto de atrapalhar e criar pausas ou retardos audíveis, senão não haveria necessidade de melhorar tanto o desempenho com um RAID. Bem, em primeiro lugar, com o preço de banana que está a RAM hoje, se esse software não faz um bom caching das músicas na memória em read-ahead, está ultrapassado e é extremamente ineficiente. (Aliás, está aí uma boa indicação para um programa desses ser de 64 bits: poder usar absurdos de RAM à vontade.) E se não consegue administrar sua necessidade de leitura a ponto de não conseguir fazer eficientemente sua função sem fazer seu usuário passar vexame, é uma bomba!

Então, em primeiro lugar, antes de investir em hardware para consertar a incompetência do software, talvez fosse o caso de mudar de software. Considere também a alternativa de botar muito mais RAM (tipo 16 GB) para usar um RAMdrive imenso como área de trabalho e de arquivos temporários - se um HD é um 747, um SSD é um Concorde e um RAMdrive é um SR-71! Mas se for mesmo inevitável mexer na armazenagem, eu faria o seguinte:

- 2 HDs de 1 TB cada um, em RAID 0 ou 5 nas portas SATA II (3 Gb/s) - como o Dalai falou, para HDs não faz a menor diferença ser SATA II ou III, porque o máximo que eles conseguem ainda é menos da metade da largura de banda máxima de uma interface SATA II, então é melhor poupar as portas SATA III para eventuais usos mais nobres. E mais do que 2 TB é exagero para as suas necessidades. Além disto, acho que acima de 2 HDs em RAID, a não ser em casos muito específicos, qualquer ganho de velocidade começará a ser compensado pelo risco e complexidade administrativa maiores.

Agora, escolha bem seus HDs. Nada de HDs de 5400 rpm, WD Caviar Green (que não aceita RAID mesmo, de qualquer modo), Seagate EcoGreen, Samsung de baixo custo ou coisa assim. É para o seu trabalho, é uma estação de trabalho profissional, então pode abrir a carteira: recomendo WD Caviar Black ou Seagate Barracuda XT, que são feitos para alto desempenho, alto MTBF e longa garantia (no caso do Black, intocada até mesmo pela recente diminuição do tempo de garantia pela WD). São caros, mas são coisa de gente grande e feitos justamente para casos como o seu.

- 1 HD de 500 GB em qualquer porta que sobrar (não faz diferença) para boot de emergência (embora seja mais provável um HD falhar do que um SSD - as histórias que você talvez tenha ouvido são de gente que não tomou os devidos cuidados com o SSD, e há muitos detalhes que fazem diferença com eles).

- 1 SSD de 120/128 GB para acelerar as coisas, ligado numa porta SATA III (6 Gb/s) Intel (aí já faz muita diferença a porta onde você liga o drive!). Acredito que embora seu repertório todo certamente não caiba nesse espaço, seu setlist pelo menos com o mais provável de você tocar numa noite caiba, juntamente com o Windows e os programas, até mesmo se você usar FLAC em vez de MP3. Então, monte seu setlist e copie-o para o SSD antes de trabalhar. Dá mais trabalho do que ter um cache em SSD, mas também dá muito mais desempenho, menos complexidade e menos risco. Aí quero ver seu programa fazer corpo mole...

Você até poderia fazer RAID de SSDs (pegando dois de 60/64 GB em vez de um de 120/128), mas acho que decididamente não vale a pena no seu caso: um SSD isolado já é tão mais rápido que um HD que vai suprir suas necessidades com muita folga e sem complicações. Há também o fato de que, atualmente, em RAID você perde o suporte ao comando TRIM, que é essencial para manter o desempenho do SSD ao longo do tempo - especialmente com uso intensivo em gravações e apagamentos, como seria o seu caso.

Minha recomendação de SSD para você seria um Crucial M4 de 128 GB. Acho que esse modelo é ideal para você porque é extremamente robusto e confiável, fica muito pouca coisa atrás dos líderes de desempenho para leitura (desde que atualizado com o último firmware) e não usa compressão de dados. O que é vantagem para outros usuários e é parte da razão para o alto desempenho dos SSDs baseados na controladora SandForce (os mais velozes atualmente), seria desvantagem para você, que trabalha exclusivamente com dados já comprimidos: no seu caso específico, provavelmente o Crucial teria desempenho melhor.

Mas como o Crucial M4 costuma ser difícil de encontrar para comprar, como segunda opção eu indicaria um drive SandForce de memória síncrona: um OCZ Vertex 3, Corsair Force GT ou Kingston HyperX, de 120 GB (os SandForce reservam de fábrica parte de seu espaço para overprovisioning, ou seja, para usar como área de trabalho da controladora, por isto são um pouco menores: 120 em vez de 128 GB, por exemplo).

Definitivamente não compre um SSD de memória assíncrona, como o OCZ Agility 3 ou o Corsair Force 3: embora não sejam tão mais lentos (ou menos rápidos) assim para o usuário médio e muitas vezes tenham uma excelente relação custo/benefício, eles têm desempenho dramaticamente inferior com dados incompressíveis e também têm problemas de excessiva queda de desempenho e recuperação mais lenta e incompleta quando o drive se enche de dados. Como você, nesse esquema, teria que fazer muitas gravações e apagamentos (e ainda por cima de dados já comprimidos e portanto incompressíveis), eles dariam um desempenho muito insatisfatório depois de algum tempo de uso. No seu caso, a perda de desempenho seria muito maior que a economia e não valeria a pena.

Lembre-se que SSDs não são HDs, funcionam diferente e precisam de vários cuidados especiais na hora de instalar e configurar o Windows, e também precisam de alguma manutenção para ficarem em plena forma, ainda mais no seu caso (só para dar dois exemplos, eu recomendaria que você desativasse completamente o serviço Windows Search e uma vez por semana usasse o CCleaner impiedosamente para eliminar dados inúteis, para depois deixar o PC parado por algumas horas na tela de logon do Windows, para a controladora fazer garbage collection e recuperar o desempenho do drive).

Então, dê uma boa estudada antes de simplesmente ligar o drive, senão você pode se decepcionar com o desempenho e ainda comprometer a vida útil do seu drive. Recomendo para isso o tópico que o Dalai já indicou (acho uma boa ideia ler as primeiras e as últimas páginas), o ABC do SSD (feito por um engenheiro da OCZ, mas 90% das dicas valem para qualquer marca) e a página de dicas do Sean Webster.

Boa sorte!

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cas, espero que isto tire todas as suas dúvidas. Atenção apenas à correção que vou fazer ao dito pelo Goyta...

....

Mas se for mesmo inevitável mexer na armazenagem, eu faria o seguinte:

- 2 HDs de 1 TB cada um, em RAID 0 ou 5 nas portas SATA II (3 Gb/s) - como o Dalai falou, para HDs não faz a menor diferença ser SATA II ou III, porque o máximo que eles conseguem ainda é menos da metade da largura de banda máxima de uma interface SATA II, então é melhor poupar as portas SATA III para eventuais usos mais nobres. E mais do que 2 TB é exagero para as suas necessidades. Além disto, acho que acima de 2 HDs em RAID, a não ser em casos muito específicos, qualquer ganho de velocidade começará a ser compensado pelo risco e complexidade administrativa maiores.

...

.

Amizade, como sempre, uma aula! Muito obrigado! :aplausos:

Algumas correções:

- RAID-4 ou 5 só, são feitos a partir de 3HD's e o desempenho melhorado a partir de 4.

- As configurações passadas são baseadas em peças à mão, de maneira 'grosseira'. Pode aproveitar tudo ou parte.

- Tudo isso deve ser feito após estudo, ao menos dos tópicos referenciados.

No mais, não mexo uma vírgula. :chicote:

Abração! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goyta e Dalai,

Muito obrigado pela aula, gostei mesmo.

A minha configuração ficou assim, visto que alterei alguns hardware:

4 hd sata3 de 500gb em raid 0 na porta sata2

1 SSD 90 force GT na intel porta sata3

nas portas marvell liguei o windows backup e musicas backup

quanto a minhas configuração de cpu:

placa mãe asus deluxe p8p67

16 GB ram ddr3 1600

core i7 2600k

placa de video gt 9600 nvidia

mesmo assim vou fazer um teste agora ligando o ssd e o hd na porta marvell e testa-la com o fazer o ssd virar cache do hd e vou efetuar um teste.

posto quando terminhar

obrigado mais uma vez a vocês

Tentei fazer a instalação do sistema usando o SSd e o hd na controladora marvell, para ativar a funcão hyper da marvell.

Mas, para ativar essa função é preciso configurar o sata na bios como AHCI mode.

Fazendo isso todo os conectores (intel e marvell), vira AHCI, e o raid que fiz com os 4 hd em sata2 da intel, desaparece.

Alguem já passou por isso ou conhece algo para eu tentar?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goyta e Dalai,

Muito obrigado pela aula, gostei mesmo.

A minha configuração ficou assim, visto que alterei alguns hardware:

4 hd sata3 de 500gb em raid 0 na porta sata2

1 SSD 90 force GT na intel porta sata3

nas portas marvell liguei o windows backup e musicas backup

quanto a minhas configuração de cpu:

placa mãe asus deluxe p8p67

16 GB ram ddr3 1600

core i7 2600k

placa de video gt 9600 nvidia

mesmo assim vou fazer um teste agora ligando o ssd e o hd na porta marvell e testa-la com o fazer o ssd virar cache do hd e vou efetuar um teste.

posto quando terminhar

obrigado mais uma vez a vocês

Tentei fazer a instalação do sistema usando o SSd e o hd na controladora marvell, para ativar a funcão hyper da marvell.

Mas, para ativar essa função é preciso configurar o sata na bios como AHCI mode.

Fazendo isso todo os conectores (intel e marvell), vira AHCI, e o raid que fiz com os 4 hd em sata2 da intel, desaparece.

Alguem já passou por isso ou conhece algo para eu tentar?

obrigado

Esse é o espírito do fórum, nada demais! ;)

Sobre o HyperDuo da Marvell, não, ele é novo.

Mas, você pode voltar ao modo RAID que sua configuração anterior será reconhecida novamente, salvo, se não fez nenhuma instalação/reparação quando alteroru pra AHCI - creio que não, já que não reconheceu o arranjo.

O idela seria RAID pros HD's e AHCI pro SSD. Minha placa permite algo do tipo, não sei quanto a esta sua. De qualquer forma, pro SSD, parece-me que RAID e ahci tem mesmo desempenho por usar a mesma controladora e drivers. Só não sei quanto ao TRIM.

Quanto ao RAID, eu teria feito RAID-5 - seguro e rápido. Com o RAID-0, aconselho a manter backup dos daods desse RAID - se 1 hd apenas der pau, já era tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o espírito do fórum, nada demais! ;)

Sobre o HyperDuo da Marvell, não, ele é novo.

Mas, você pode voltar ao modo RAID que sua configuração anterior será reconhecida novamente, salvo, se não fez nenhuma instalação/reparação quando alteroru pra AHCI - creio que não, já que não reconheceu o arranjo.

O idela seria RAID pros HD's e AHCI pro SSD. Minha placa permite algo do tipo, não sei quanto a esta sua. De qualquer forma, pro SSD, parece-me que RAID e ahci tem mesmo desempenho por usar a mesma controladora e drivers. Só não sei quanto ao TRIM.

Quanto ao RAID, eu teria feito RAID-5 - seguro e rápido. Com o RAID-0, aconselho a manter backup dos daods desse RAID - se 1 hd apenas der pau, já era tudo.

Bom pessoal, consegui fazer funcionar o hyperduo da marvell da seguinte maneira:

ligue o hd no conector marvell 1

ligue o ssd no conector marvell 2

inicie o computador e entre na bios.

habilite o sistema sata para ahci e reinicie o computador novamente.

precione ctrl + m para habilitar bios da controladora marvell, e inicie o processo wizzard para configurar o hiperduo tendo 2 opções:

safe - tipo um raid 1 - nos testes sd ssd ficou quase a mesma coisa de 1 hd

normal

capacity - tipo raid 0, no teste sd ssd consegui 80% de velocidade de um ssd na controladora intel

saia da bios da marvel (f10) e comece a instalar o windows normal, vai aparecer no windows que você tem 1 hd( no meu caso apareceu 1 hd de 540 gb)

apos ter instalado o windows, volte na bios e mude a opção de sata para raid ( no meu caso porque eu quero ainda colocar mais 4 hds em raid0)

pronto o hiperduo funciona que é uma beleza.

meus pontos no programa sd ssd:

READ WHITE

SEQ - 373,95- 101,22

4K - 15,87 - 32,67

4K-64 - 107,30 - 101,26

ACC. - 10,468 - 0,316

SCORE 389

com o ssd na controladora intel sata3 obtive um escore de 426 conseguindo uma leitura sequencial (seq) na taxa de 439,52, ou seja não muito distante do que a controladora marvell.

uma boa coisa é que a minha mobo tem a controladora marvell 9128, que da uns pau pelo que eu andei pesquisando, mas com a atualização da bios a controladora passou a ter um firmware da 9130, ou seja muito bom para fazer hiperduo.

vou manter o hd e o ssd na marvell e fazer mais uns testes, mas deixo aqui as dicas.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!