Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID - Aprenda mais sobre ele


Posts recomendados

Após realizar a clonagem de disco pela 3ª vez* e obter nota 6.0 (antes era 5.8) na parte dos discos, do indice de experiência, vou utilizar meu computador.

* na 1ª vez meu hd original estava particionado em 3 e achei que a clonagem dessa forma poderia atrapalhar o desempenho (a nota no indice de experiência continuava em 5.8);

na 2ª vez, apesar de inicializar com o RAID, meu HD Raid ficou com a letra D e o IDE com a C. Ao abrir algum programa do windows, carregava-se os do drive C (IDE). A nota no indice de experiência continuava em 5.8;

agora, na 3ª vez desativei o HD IDE e ao meu hd RAID foi atribuido a letra C. Também ocorreu um aumento da nota no indice de experiencia. Quando quiser fazer o backup, habilito o HD IDE na Bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos Caviar's Black eu vou instalar todos os meus jogos do Steam, chega perto de 800 GB, em RAID0 acredito que os jogos vão carregar mais rápidos.

O SSD que eu ja até comprei (ontem) é um OCZ Vertex 2 de 180GB.

Sendo pra jogos, beleza... não vai ser igual ao ssd, mas, é melhor do que acessar um hd só. Os C300 estão livre, se tiver alguém afim... ;)

QUOTE -Lucianopoa:

Amizade, este lance da letras dos drives foi na instalação.. é só você clonar com o IDE desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo pra jogos, beleza... não vai ser igual ao ssd, mas, é melhor do que acessar um hd só. Os C300 estão livre, se tiver alguém afim... ;)

QUOTE -Lucianopoa:

Amizade, este lance da letras dos drives foi na instalação.. é só você clonar com o IDE desligado.

O disco de origem da clonagem foi o IDE, por isso só pude desativá-lo após a finalização da clonagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, peço que leiam esse tópico e me indiquem a melhor opção para Raid 0 em até R$400,00.

http://forum.clubedohardware.com.br/upgrade-dois-hd/936832?p=5047293#post5047293

Se você quiser apenas velocidade/desempenho, e não espaço extra, por R$400 é possível adquirir um SSD (o desempenho é incomparável aos do HD) de 64 GB, para colocar o SO e os programas que você utiliza mais, deixando o HD da Seagate para armazenamento de dados e outros programas.

Tópico sobre SSD: http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O disco de origem da clonagem foi o IDE, por isso só pude desativá-lo após a finalização da clonagem.

Luciano, vi esse seu problema sobre o IDE "roubar" a letra C: na organização de hardware... Passei por isso ainda hoje, enquanto fazia backup de meus arquivos antigos no meu computador novo que está com raid 0!

Veja se isso te ajuda: na BIOS do computador, seção "Boot", deve haver uma opção de boot sequence e outra de manage disk sequence. Coloque, na Disk sequence, o "array arng 1" como primeira opção. Depois verifique na Boot sequence se ele foi definido como opção de boot em fisical storage boot.

(Os termos que estou usando são aproximados, até porque não sei como é organizada sua bios. Espero que entenda...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, vi esse seu problema sobre o IDE "roubar" a letra C: na organização de hardware... Passei por isso ainda hoje, enquanto fazia backup de meus arquivos antigos no meu computador novo que está com raid 0!

Veja se isso te ajuda: na BIOS do computador, seção "Boot", deve haver uma opção de boot sequence e outra de manage disk sequence. Coloque, na Disk sequence, o "array arng 1" como primeira opção. Depois verifique na Boot sequence se ele foi definido como opção de boot em fisical storage boot.

(Os termos que estou usando são aproximados, até porque não sei como é organizada sua bios. Espero que entenda...)

Já havia tentado fazer os passos citados e não havia funcionado.

Hoje, ativei o HD IDE na Bios, mas deixando em "disable" a opção VT630 IDE Boot ROM. Dessa forma nas opções de boot sequence e sequencia de discos nem foi listado o HD IDE. Ao entrar no windows, o disco IDE recebeu a letra "e".

Estou fazendo o benchmark no HD Tune Pro para ver o desempenho do Raid. O Array de 128kb foi razoável (minimum 122.3; Maximum 225.7; Average 182.9; Burst Rate 245.3), mas, até agora, o desempenho do Array de 64kb (SO) está péssimo: Velocidade mínima de 17.5 MB/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

Uma pergunta besta, se o raid 0 o pessoal fala que é perigoso se parar um dos disco você perdi tudo então porque ele ainda existe.

Abs Frederico

Simples... é porque ele oferece um desempenho melhor. O único cuidado que se deve ter é fazer backup dos dados importantes.

Além disso, a possibilidade de um HD, sem problema de fábrica, dar problema é pequena. É só o usuário não balançar o gabinete com o computador ligado. Eu tenho hds de 10, 15 anos atrás que ainda funcionam.

---------------

Transferi alguns arquivos para o array de 128kb e alterei algumas configurações do HD Tune Pro, conseguindo obter um desempenho muito melhor no array de 64kb. Repeti o teste com o array de 128kb e obtive resultados semelhantes aos obtidos anteriormente.

Array de 64 Kb (SO):

Minimum: 221.8 MB/s

Maximum:242.4 MB/s

Average: 232.9 MB/s

Access Time: 10.1 ms

Burst Rate: 245.8 MB/s

CPU usage: 2.3%

Array de 128 Kb :

Minimum: 123.9 MB/s

Maximum:225.9 MB/s

Average: 183.0 MB/s

Access Time: 13.3 ms

Burst Rate: 244.9 MB/s

CPU usage: 1.9%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Da para fazer raid0 com um hd samsung 250gb e um hd samsung 1tb ambos mesma velocidade?

se sim com quanto espaço no hd eu ficaria?

tem algum problema nisso?

Olá, amizade!

Dá sim, mas, não acho legal. Certamente, estes 2 modelos não têm a mesma velocidade. Acho que têm 'buffer' diferentes (8/16 ou 8/32), verifique, isso já faz diferença no desempenho. Seria limitado pelo menor.

Como ficaria? 250(1) + (250(2) = 500GB, sobra 750GB(2) que pra não ficar perdido, você cria um array tipo 'JBOD', se sua controladora permitir. Se não, estará perdido.

Outra opção melhor (mais $, desempenho 3-5x) é usar um SSD pro OS+programas (mais usados), o hd 1TB pra armazenamento geral e vende o 250GB (ou usa pra bkps e/ou guardar uma imagem da instalação - sempre muito útil).

Espero ter ajudado. ;)

Edit: vamos ajudar o CDh na avaliação das respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Pessoal tenho uma pequena duvida !

Vou fazer o meu primeiro Raid 0 !:wub:

pretendo criar 2 partiçoes, eu devo particionar durante a criação do Raid ou durante a instalação do windows ?

Qual seria o tamanho ideal do cluster para jogos ?

Como já foi dito e testado por aquí, inclusive por mim, se sua placa permite criar mais de 1 array, é preferível esta opção. Se não, faça o particionamento antes da instalação com um dos programas da Acronis (trueImage, diskdirector, etc). Ele é quem dá ótimos resultados para clonar e/ou particionar RAID. EVITE particionar pelo windows.

Agora, nunca é demais lembrar: "... recomenda-se pesquisar, ler o tópico.." ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá...

Acabei de fazer um upzinho em meu pc...

Agora estou com:

Processador Phenom x4 970

Memoria Corsair 2x4gb 2000mghz

Placa de Video Ati 6870 Black Edition

E o que acredito ser importante para fazer o Raid0

Placa mãe M5 A8-V Evo

2 HDS Seagate Momentus XT de 500gb cada.

Queria saber meio que um passo a passo para conseguir fazer o Raid0 Nessa Placa...

A Primeira coisa que fiz foi entrar na Bios na configuração de Sata e colocar de sata 1 a 4 em Raid que é onde estão ligado os 2 HDS da 5 a 6 deixei ligado o CD ROM

Problema é após feito seguindo o passo do manual da placa mãe pede para que eu entre no Menu da Raid precionando Ctrl + F porém faço isso e o pc para não entre em menu algum.

como eu devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Acabei de fazer um upzinho em meu pc...

Agora estou com:

Processador Phenom x4 970

Memoria Corsair 2x4gb 2000mghz

Placa de Video Ati 6870 Black Edition

E o que acredito ser importante para fazer o Raid0

Placa mãe M5 A8-V Evo

2 HDS Seagate Momentus XT de 500gb cada.

Queria saber meio que um passo a passo para conseguir fazer o Raid0 Nessa Placa...

A Primeira coisa que fiz foi entrar na Bios na configuração de Sata e colocar de sata 1 a 4 em Raid que é onde estão ligado os 2 HDS da 5 a 6 deixei ligado o CD ROM

Problema é após feito seguindo o passo do manual da placa mãe pede para que eu entre no Menu da Raid precionando Ctrl + F porém faço isso e o pc para não entre em menu algum.

como eu devo fazer?

Olá, amizade!

Mesmo não tendo o manual dela, vou tentar te ajudar...

Se você setou 'Sata 1-4' -> Raid, ao reiniciar, aparecerá um post na tela após bios, placa, processador, memória, bla bla bla.. com a opção "CTRL+F" para acessar o utilitário RAID. Acessado, primeiro você criará o 'array' (arranjo, matriz) indicando tipo do Raid (0, 1, 5, 10, etc), quais discos participaram dele, nomeando (?), stripping (32, 64, 128), tamanho... estes são os principais. Mais detalhes, no manual.

Algumas controladoras permitem criar mais de um arranjo com os mesmos discos (como partições). Já foi testado aquí (e em outros foruns) que, se desejas criar partições, é melhor fazê-lo neste momento do que via software.

Ex.: LD1 -> 120 GB, strip 32k -> para o sistema (win, linux...)

LD2 -> 880GB, strip 128k -> para arquivos

Caso contrário, apenas um, strip 32k.

Depois de criado, reinicie e proceda a instalação do sistema. Tenha em mãos o CD/pendrive contendo os drivers da placa para Raid/AHCI compatíveis com o sistema. Ele pedirá, pois, não enxerga o raid sem os drivers.

Tudo isso, e com mais detalhes, você encontra por todo o tópico, cuja pesquisa/leitura você deveria ter procedido antes (regras do fórum). Dei-te uma colher de chá. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amizade!

Mesmo não tendo o manual dela, vou tentar te ajudar...

Se você setou 'Sata 1-4' -> Raid, ao reiniciar, aparecerá um post na tela após bios, placa, processador, memória, bla bla bla.. com a opção "CTRL+F" para acessar o utilitário RAID. Acessado, primeiro você criará o 'array' (arranjo, matriz) indicando tipo do Raid (0, 1, 5, 10, etc), quais discos participaram dele, nomeando (?), stripping (32, 64, 128), tamanho... estes são os principais. Mais detalhes, no manual.

Algumas controladoras permitem criar mais de um arranjo com os mesmos discos (como partições). Já foi testado aquí (e em outros foruns) que, se desejas criar partições, é melhor fazê-lo neste momento do que via software.

Ex.: LD1 -> 120 GB, strip 32k -> para o sistema (win, linux...)

LD2 -> 880GB, strip 128k -> para arquivos

Caso contrário, apenas um, strip 32k.

Depois de criado, reinicie e proceda a instalação do sistema. Tenha em mãos o CD/pendrive contendo os drivers da placa para Raid/AHCI compatíveis com o sistema. Ele pedirá, pois, não enxerga o raid sem os drivers.

Tudo isso, e com mais detalhes, você encontra por todo o tópico, cuja pesquisa/leitura você deveria ter procedido antes (regras do fórum). Dei-te uma colher de chá. ;)

Você deu logo um cha inteiro eheheheh consegui só não consigo fazer instalar o windows na partição na hora da instalação eu acho o drive no CD ROM ou no USB ele reconhece a partição mas fala que o windows não pode ser instalado ali....

Nem consigo formatar a partição tambem deixei apenas 1 de 1gb são 2 hds de 500gbs como mensionei...

Você deu logo um cha inteiro eheheheh consegui só não consigo fazer instalar o windows na partição na hora da instalação eu acho o drive no CD ROM ou no USB ele reconhece a partição mas fala que o windows não pode ser instalado ali....

Nem consigo formatar a partição tambem deixei apenas 1 de 1gb são 2 hds de 500gbs como mensionei...

Bug do windows resouvido...

Perdi um bom espaço dos HDS usando Raid 0 mas ta bom de 1 tera fico 928gb mas acho que é normal valeuuuuuuuuuuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bug do windows resouvido...

Perdi um bom espaço dos HDS usando Raid 0 mas ta bom de 1 tera fico 928gb mas acho que é normal valeuuuuuuuuuuuuu

É normal sim. O meu ficou com 937GB. Qual stripping você usou?

P.S.: não esquece de clicar no 'legal verdinho' da resposta, se você julgou útil.

E o verbo é 'mencionar', vem de menção = citar =fazer referência.. na boa, beleza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal sim. O meu ficou com 937GB. Qual stripping você usou?

P.S.: não esquece de clicar no 'legal verdinho' da resposta, se você julgou útil.

E o verbo é 'mencionar', vem de menção = citar =fazer referência.. na boa, beleza?

***** dai podia deixar passar a gafe da menção né poxa...

Usei 128 só tinha 2 opções no meu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

***** dai podia deixar passar a gafe da menção né poxa...

Usei 128 só tinha 2 opções no meu!

Desculpa, amizade. Não é por mal... não gosto de deixar ninguém, como se diz, na ignorância.. no bom sentido.

Bem usou 128k, isso gera uma 'perda' maior. Qual era o outro? Avaliações de usuários - consta no tópico - indicam que 32k é o ideal para o OS, que trabalha om muitos blocos de arquivos de tamanho pequeno. Já 128k cai bem em conjunto/partições de armazenamento, que costumam ter arquivos em grandes blocos - filmes, músicas, imagens, instaladores.

Grosseiramente, a analogia é a seguinte:

você tem 96Kb pra gravar. No strip 32k, você teria 3 blocos de 32k completos (100% aproveitamento); no 128k, não, pois, sobraria 32k inaproveitáveis (25% perda).

Semelhante a gravar 300MB em um cd 700MB e 'finalizar o disco' após gravação. Você inutiliza o restante do espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, amizade. Não é por mal... não gosto de deixar ninguém, como se diz, na ignorância.. no bom sentido.

Bem usou 128k, isso gera uma 'perda' maior. Qual era o outro? Avaliações de usuários - consta no tópico - indicam que 32k é o ideal para o OS, que trabalha om muitos blocos de arquivos de tamanho pequeno. Já 128k cai bem em conjunto/partições de armazenamento, que costumam ter arquivos em grandes blocos - filmes, músicas, imagens, instaladores.

Grosseiramente, a analogia é a seguinte:

você tem 96Kb pra gravar. No strip 32k, você teria 3 blocos de 32k completos (100% aproveitamento); no 128k, não, pois, sobraria 32k inaproveitáveis (25% perda).

Semelhante a gravar 300MB em um cd 700MB e 'finalizar o disco' após gravação. Você inutiliza o restante do espaço.

Então a outra opção erá o 64k

Então a outra opção erá o 64k

Mas assim num achei que ficou ruim não ao menos até agora pro que eu preciso atualmente to rodando Need For Speed Run BF3 E Call Of Duty cara tudo no maximo sem lag nenhum ta rodando perfeitinho o PC erá isso que eu queria a unica OBS: que fiz um overzinho e o processador 970 que original é 3.5 ta em 3.8 e as memorias em 1700 sem travar totalmente estavel então ta zero bala pro meu uso até o presente momento ta indo bem..., se eu formatar vou experimentar colocar no 64k pra ver se melhora!

O Problema é que o SSD desse HD é automatico então não sei bem como ele funciona mas ta bom...

Valeuuuuuuuuuuuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a outra opção erá o 64k

Mas assim num achei que ficou ruim não ao menos até agora pro que eu preciso atualmente to rodando Need For Speed Run BF3 E Call Of Duty cara tudo no maximo sem lag nenhum ta rodando perfeitinho o PC erá isso que eu queria a unica OBS: que fiz um overzinho e o processador 970 que original é 3.5 ta em 3.8 e as memorias em 1700 sem travar totalmente estavel então ta zero bala pro meu uso até o presente momento ta indo bem..., se eu formatar vou experimentar colocar no 64k pra ver se melhora!

O Problema é que o SSD desse HD é automatico então não sei bem como ele funciona mas ta bom...

Valeuuuuuuuuuuuuuu

O Raid 0 só melhora o carregamento do jogo e das fases deste, não tem influencia considerável no desempenho (fps). Isto fica por conta da GPU e, certamente, do over feito.

Sua placa é uma ECS790GXM? Tinha uma que só tinha essas 2 opções também. Daí, que entre 64 e 128, deixa 128k mesmo.

"SSD desse HD é automático??? não entendi. Desenvolva, por favor..rs

Tire sua dúvidas de SSD aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/ssd-solid-state/761096/68

E, fineza, ler ao menos as 10 primeiras páginas (regra do Fórum, pesquisar antes de perguntar). ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom eu tenho 4 HD no pc 2 de 500g e 2 de 250g

uso o pc tanto para jogos e tanto para trabalho com programas de arquitetura auto cad, Revit, Corel Draw e outro... para ganhar velocidade seria o Raid 0?

porém queria saber se eu faço Raid 0 no meus 2 de 500 seria como se eu tivese 1 de 500 para armazenar? acontece muitos erros ou trabalha bem?

minah configuração esta abaixo o brigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu tenho 4 HD no pc 2 de 500g e 2 de 250g

uso o pc tanto para jogos e tanto para trabalho com programas de arquitetura auto cad, Revit, Corel Draw e outro... para ganhar velocidade seria o Raid 0?

porém queria saber se eu faço Raid 0 no meus 2 de 500 seria como se eu tivese 1 de 500 para armazenar? acontece muitos erros ou trabalha bem?

minah configuração esta abaixo o brigado

Sim, raid 0. E não, seria como se tivesse 1 de 1 TB, e outro de 500 GB se fizer também nos de 250 GB. Aliás, posso estar enganado, mas você pode fazer até um único raid com os 4, mas usando 250 GB de cada... ia ficar rápido hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!