Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como atualizar a BIOS


Marcelo C Souza

Posts recomendados

Postado Originalmente por vargasdagama@23 jul 2004, 19:30

:palmas:

              

Pessoal , aqui vai do depoimento do tipo      "passo-a-passo"     de um LEIGO no assunto, mas que conseguiu  êxito no processo.

PLACA - AV78X-X  ASUS

ATLHON XP2400 512 DDR 266

MX 440 128m

1) baixei os arquivos de gravação e dados da bios : AFLASH.EXE e o A7V8XX11 AWD (obs AWD é uma extensão) uma vez baixados, abri um pasta no HD com o nome de bios e lá gravei os  arquivos. (baixei da ASUS

2)resetei a máquina, entrei no setup  e mudei a sequencia de boot  para inicar no CD ROM , salvei e saí.

3) uma vez dentro do prompt do DOS, procurei pela pasta que criei com o nome de BIOS, encontrado, digita-se na linha de comando   "CD BIOS" , aberta, mostrou-me o nome dos arquivos lá gravados  "AFLASH.EXE e o A7V8XX11AWD

4)dentro da pasta, basta dicitar o nome arquivo da seguinte maneira :

   

   AFLASH    A7V8XX11 AWD       (enter)

5) Abrirá o programa para  inserir o nome da nova bios, digita-se então :

                

                   A7V8XX11 AWD      (enter)

     

   confirme com  " Y  " o que te perguntar  

   PRONTO ACABOU !!! SIMPLES E NÃO DÓI NADA

** Desculpem -me os mais experientes se errei em algo  , a intenção foi ajudar

     de forma simples as  pessoas  leigas como eu "

tipo, eu sei acabei de atualizar, e um jeito mais fácil... e desculpem se já colokaram, porque eu só li a primeira página, e eu sou novo aqui também hehe

quando você instala tudo pelo cd de instalção, vai criar uma pasta no Iniciar>Programas>Asus

nesse Asus vai tá Asus>AsusUpdate>AsusUpdate.exe

você entra nele... depois vai abrir um programa, e no menu lá embaixo, você escolhe Update BIOS from a file

Mas antes de entrar nele, é claro, entre no link da Asus q postaram na primeira página para fazer download, e salve o arquivo em algum lugar q você lembre depois... esse arquivo é ZIP, e dentro tem o 1004.bin... salve ele em outro lugar q você lembre também, e depois vai no programa da Asus, Update BIOS from a file, e seleciona esse arquivos .bin

E ai tá tudo bunito!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu atualizei a minha BIOS. Até aí, normal. Mas... começaram a ocorrer alguns travamentos no SETUP!! :wow:

Eu acho que fiz a atualização errada... porque antes isso não acontecia!

Bom... a minha dúvida é a seguinte: a ID da BIOS muda caso você atualize errado?

Exemplo: antes eu não lembro como era a ID, mas depois de atualizada, ficou como 2A6INPNAC. Mas antes podia ser outra coisa, já que eu posso ter confundido com um modelo muito próximo na hora de atualizar (BS61B - BS61M), fazendo com que mesmo com a BIOS errada a placa funcionasse.

Preciso esclarecer isso para poder continuar minha busca por BIOS atualizada! Heheh...

Abraço para vocês aí :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ótimo o tutorial, mas estou com o seguinte problema.

Tenho uma empresa na área de informática e um cliente deixou uma placa para eu resolver o problema que foi o seguinte: Apos uma atualizaçao de bios mal sucedida o computador simplesmente não liga mais, fica apitando apitandoe não sai do lugar. O que pode ser feito para sanar esse problema? Trocar a Bios?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu não atualizei minha bios ainda pois não indetifiquei o modelo ,pois o AIDA32 diz q é uma PCChips M756LMR, o manual diz ser uma PCChips M756T+,e quando ligo o micro diz ser uma PCChips M765LMRT .

ai fica meio dificio indetifiaca a placa pois quando adquirir não entendia nada de Hardware !!!

e ai em qm você acreditaria ?no AIDA32?no manual da MB ?ou quando ligo o pc diz ser uma LMRT?

sim o q eu vou ganhar atualizando minha bios ?pois a minha bios reconhece todo tipo d HD!!!!

--------MY-configuration-----------------------------------

Intel pentium IIIE 800 MHz (6x133)

PCChips M756T+ GFXCel (UMA PORCARIA)

128MB (2x64MB) DIMM SDRAM (PC133)

Seagate 40GB ST340015A

Intel® 537 Data FAx Voice V.92 Modem(Windows)

HSP56 MicroModem(Linux-Kurumin)

LG CD-ROM CRD-8521B (52x CD-ROM)

CREATIVE CD-RW RW8438E (8x/4x/32x CD-RW)

GENERIC NEC FLOPPY DISK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:( eu não recomendo atualizar a bios pelo cd... pois a chance de funcionar [e muito baixa... :(:(:( acabei acreditando nesse negocio do CD.. e me dei mal.. aff fiz como mandarao e nada... :muro:

mas não estou culpando ninguém... caso o q eu falei aí.. fico meio q culpando alguem me desculpem.. eu to de cabeca quente e com raiva...

se alguem conhecer uma pessoa aqui de Novo Hamburgo q "resalve" a bios

favor mandar um MP para mim.. valeu... :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

Preciso atualizar a minha BIOS e fui no site do fabricante (Intel) e lá fiz o download do arquivo.

As instruções é que estão meio confusas:

"Use the DOS based Iflash utility to update your BIOS on all operating systems, Save the file to a temp directory and then run the *.exe to extract. Then use the Run.Bat

CAUTION!!!

DO NOT POWER DOWN YOUR SYSTEM before the update is complete. This update will take up to 3 minutes.

NOTE:

Before updating the BIOS on the Intel® Desktop Board, manually record all BIOS settings that have been changed (from default) so they can be restored after completing the BIOS update."

como É ISSO??? QUE ARQUIVO EXECUTAR??? NÃO PRECISA DAR BOOT PELO DOS, AQUELA COISA TODA, PRECISA??? :help: :help: :help: :help:

PS: Minha placa mãe é uma Intel D845PT (Site dessa placa mãe (Intel))

Vejam a foto dos arquivos que extraí:

Arquivos da atualização da BIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu não atualizei minha bios ainda pois não indetifiquei o modelo ,pois o AIDA32 diz q é uma PCChips M756LMR, o manual diz ser uma PCChips M756T+,e quando ligo o micro diz ser uma PCChips M765LMRT .

ai fica meio dificio indetifiaca a placa pois quando adquirir não entendia nada de Hardware !!!

e ai em qm você acreditaria ?no AIDA32?no manual da MB ?ou quando ligo o pc diz ser uma LMRT?

sim o q eu vou ganhar atualizando minha bios ?pois a minha bios reconhece todo tipo d HD!!!!

Se tá tudo ok, então porque cargas d'água você quer fazer atualização de bios??? Só porque virou modismo???

É CADA UMA... :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<span style='font-family:Times'>tenho uma placa-mãe pcchips m748lmrt com um celeron 400mhz. comprei recentemente um p3 1ghz (fsb 100mhz) para fazer um upgrade e constatei que a máquina não reconhecia o processador. então, li no site do prof. gabriel torres que seria necessária a atualização do bios. verifiquei que a versão antiga era 1.2 e que no site da pcchips a versão mais recente é 3.3. pensei: bingo! faço a atualização e fico feliz da vida com a máquina mais rápida.

qual não foi minha decepção quando fiz todo o procedimento e deu um erro... pronto: a burrada está feita e a máquina nem dá sinal de vida.

li todo o tópico, de ponta a ponta. nem tudo está perdido: ou eu mando reprogramar ou reprogramo em outra máquina, pois como o prof. g. torres disse: "basta você reprogramá-lo".

mas uma dúvida persiste: posso reprogramá-la numa placa-mãe diferente da minha? quais seriam as consequências?

vi que os iniciantes deste tópico andam ausentes, então, se alguém puder me ajudar agradeço siceramente.</span> :priv::help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera, tenho um PC com Placa SOYO KT600 Dragon Plus v1.0, Inno3D GeForce FX 5200 AGP 8x - 256 Mb, AMD Duron 1.8 Ghz, 512 MB de memoria.

Meu problema é o seguinte, na BIOS deixo configurado o Speed AGP em 8x mesmo, só que quando rodo jogos, fica sempre com pontinhos, retangulos e traços, daí quando mudo na BIOS de 8x para 4x ele funciona normalmente.

Ps: Já verifiquei desde problema de configurações à temperatura, etc. Não resolveu nada. Andei verificando os manuais e apenas o da placa de video menciona que em poucos casos isso pode acontecer, mas é muito raro.

Solução: Gostaria de saber se no caso de eu mudar o meu processador Duron 1.8 Ghz para um Athlon XP 2200+ ou superior irá resolver o meu problema, ou se uma "ATUALIZAÇÃO NA BIOS" resolveria esse problema??

Gostaria de receber uma resposta o mais concreta possível, se possível.

Pois, no caso da BIOS eu ainda preciso tirar várias dúvidas de como proceder no caso da minha placa-mãe, pois eu soube dos vários cuidados que devem se ter com tal assunto.

Aguardo resposta. Agradeço desde já a possível ajuda de vocês.

Sem mais, até breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Caros,

Acho que encontrei o fórum certo para postar minha saga!

É o seguinte:

Máquina: placa-mãe: SOYO Dragon Plus! (K7VA)

Proc: Atlhon XP 1600+ (1.4 Ghz)

Mem: PC2100 DDR SDRAM

HD: WD 40G 2 partições (C: Win XP PRO- NTFS e D: Win 98SE - FAT 32)

Vídeo: NVídia TNT2 32Mb (model 64)

SOM: C-Media 5.1 (on-board)

drives ópticos: Combo LG (DVD/CDRW) e CD rom LG 52X

Bem, o micro funcionava perfeitamente em ambas as partições, mas vinha tentando instalar uma mesa digitalizadora na partição do XP, e não conseguia (funciona perfeito na partição do 98), o micro sisplesmente reiniciava no final da instalação. Daí resolvi fazer um upgrade de Bios. Baixei os programas e tudo bem. Fiz pelo disquete. O micro não reiniciava. Fiquei doido, mas uma alma boa me ensinou a resetar a CMOS!! Funcionou!

Só que depois disso o micro sisplesmente congela ao executar arquivos de aúdio (ex.: MP3) ou arquivos que contenham áudio (Mpeg, AVI, etc..), só noWin XP!! no 98 funciona normalmente!

Já reconfigurei a Bios e acho que está tudo legal.

Já formatei e reinstalei o XP em sua partição e... nada! continua congelando!

Pensei que fosse placa de vídeo, mas também aconteceu ao executar MP3. Então desabilitei o som na bios e .. tudo funcionou perfeitamente (sem som é claro!).

O que devo fazer? Reverter a BIOS? (confesso que estou com medo!)

Porque funciona no 98? Isto é um trabalho para o suporte? Será que eles revisarão a Bios? Pode o Som on board ter ficado incompatível só com o XP?

Desde já agradeço alguma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, com tantas descrições de como atualizar a BIOS, já estou seguro de como fazê-lo. O problema é que não consigo achar com certeza a BIOS referente a minha placa mãe. E eu não quero arriscar. Se alguém puder me ajudar a encontrar a bios correta, a especificação da minha máquina é a seguinte:

Computer ID : FC, Type : AT

BIOS Date : 04/30/98

Award BIOS found : Award Modular BIOS v4.51PG

Award ID-String : 04/30/98-i440BX-W977-2A69KQ19C-00

Board/BIOS-Version : P6I440BX/DP Brilliant IV BIOS V1.0L Apr.24,1998

OEM : QDI

URL : http://www.qdigrp.com/html/bios.html

Chipset : i440BX-W977 //Intel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu atualizei a BIOS da minha placa mãe A7N8X-X sem problemas algum, mais durante a instalação não apareceu nenhuma mensagem dizendo se eu queria salvar a BIOS antiga, mais até ai beleza, percebi outra coisa, o LED que indica que o cpu está ligado fica piscando, antes de eu atualizar a BIOS isso não acontecia, será que teve algum problema? Eu não percebi nenhum, será que tem como deixar o LED sempre ligado como era antes de eu atualizar a BIOS?

Valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

depois de uma sequencia desastrada de eventos, cheguei à conclusão de que devia "zerar" a BIOS de uma ASUS P4S533-X.

Conforme indica o manual, retirei a bateria e mudei o jumper por alguns segundos.

Montei tudo novamente e a máquina passou a nem iniciar o "boot".

Alguém já viveu isso ? Tem saída "honrosa" ?

Grato pela força.

Abraços

:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PESSOAL EU ESTOU MONTANDO UMA MÁQUINA AOS POUCOS E EU COMPREI UMA PLACA MÃE ASROCK K7S41GX E UM PROCESSADOR SEMPROM 2200, ONDE EU COMPREI FALOU QUE TALVEZ EU TENHA QUE ATUALIZAR A BIOS DA PLACA MÃE, EU BAIXEI A VERSÃO 1.9, SÓ PARA VER O ARQUIVO, MAS SÓ BAIXOU UM ARQUIVO NUMA PASTA COMPACTADA, EU DESCOMPACTEI E SÉ TINHA UMA ARQUIVO, SE EU NÃO ME ENGANO TEM QUE TER UM TAL DE ARQUIVO "FLASH", ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR COMO FAZ para INSTALAR O BIOS DETALHADAMENTE, ENTENDI UM POUCO A EXPLICAÇÃO ACIMA!!!!

AGRADEÇO DESDE JÁ!!!!!!! :bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tô com uma dúvida... eu peguei um Mobile 2400+, e em stock ele reconhece como "Athlon Moblie 800". Ou seja, o multiplicador em 6x e 133MHz. Caso eu aumente o multiplicador para 12,5x e mantendo o FSB em 133MHz ele funciona normalmente, mas passa a não reconhecer mais o processador. Seria o caso de fazer uma atualização na Bios ?!?! Notei também que qualquer FSB acima de 165MHz ele passa a não inicializar, mesmo com multiplicador em 6x e VCore em 1,80V !!! Em um Mobile acho que isso é um absurdo. Notei isso também no meu antigo Athlon XP 2200+, mas achava que isso era uma limitação do processador...

E não é recomendado mesmo fazer uma atualização pelo disquete ?!?! Então queria que o pessoal da MSI me explicasse como fazê-lo, já que dando boot pelo disquete ele não reconhece o SATA... só se for pelo CD-Rom, mas isso não seria a mesma coisa que fazer pelo disquete ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ah, só para reforçar o que eu disse antes, a minha placa na inicialização ela aparece os seguintes dados:

Phoenix - Award BIOS - V6.00PG, An Energi Star ALLY

Copyright © 1984 - 2002, Phoenix Tecnologies, LTD

L7VMM 1.0a 04/08/2002

04/08/2002 - KM266 - 8233 - 6a6lve1bc-00

isso aih deve tá mó desatualizado né..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!