Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Causados Aos Olhos.


Visitante

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por andrefo@22 abr 2004, 10:36

E como é que fica a questao dos jogos? Muitos deles, dependendo da resolução, mudam a taxa de atualização. Pra quem passa horas jogando (eu não!!) é significante que se possa escolher uma taxa de atualização aproriada. Os jogos, que eu saiba, não possuem essa configuração. Pode-se modificar isso? :zoio:

Na realidade alguns jogos mudam a taxa de atuaização sim, e geralmente é pra 60Hz, mas acho que também devem usar o recurso de entrelaçamento utilizado nos televisores, por isso não sentimos o efeito nos olhos.

E existem sim jogos que nos deixam escolher a taxa de atualização, o Mafia é um exemplo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uso 800x600 85hz, como sempre gostei de fuçar nas configuraçoes do pc , quando tive meu primeiro pc eu já me familiarizei com esse tipo de assunto, quando tinha um pentium100mhz com placa trident 9440 2mb e um monitor samsung syncmaster 3 de 14´´ eu não conseguia deixa 800x600 a 75hz , ficava chateato de usar o pc com 640x480 pra ficar a 75hz ou 800x600 a 60hz. hoje to com um monitor de 15´´ Lg studioworks 561a, e ele aceita no maximo 1024x768 72hz ou 800x600 85hz. No dekstop ta 800x600 85hz , quando seleciono 1024x768 no jogo NFSU sei que a taxa fica em 72hz pois é o maximo que o monitor suporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Uso um Samsung 753dfx em 75 hz. Ele suporta ate 85hz, mas quando coloco nessa configuração as coisas ficam menos nitidas e eu tenho que fazer mais esforco para ler na tela. não entendo, pois em teoria quanto maior a taxa mais conforto para a vista e qualidade de imagem.

Alguem pode explicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mesmo que seja monitores antigos ou modernos nunca exagere ou fique tempo demais na frente de uma tela que emita raios de luz....o olho humano é extremamente sensivel a retina do olho é muito sensivel e você pode prejudica-la com o passar do tempo sem notar ou perceber....

Não existe nenhum monitor que garanta 100% a saude de seus olhos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) As placas de video 3D suportam frequências altíssimas (tipo 120Hz a 1024x768), assim, elas podem fazer proveito de qualquer monitor.

2) O gargalo está no monitor, a maioria dos 15" aceitam 85Hz @ 80x600 mas somente 60Hz @ 1024x768

3) Se o monitor aceita 1024x768 com 85Hz, ou 100Hz, é porque ele foi feito pra isso, a não ser em lugares muito quentes, tipo 35 graus ou mais, não há problema de aquecimento.

4) em 99% dos casos o Windows XP não permite aumentar a taxa de atualização porque O MONITOR NÃO PERMITE. Não adianta conseguir um programinha tweak que mude isso, se ele conseguir, VAI FUNDIR O MONITOR. :(

5) A televisão usa uma taxa de 50Hz em PAL-M (Brasil), mostra 25 quadros por segundo e eles são repetidos, mas a taxa é 50. Para NTSC, a taxa é 60Hz e 30 quadro por segundo. A televisão, apesar da baixa taxa, não cansa a vista porque normalmente ficamos a alguns metros da imagem. Se ficarmos a menos de 1 metro da TV, ela vai cansar MUITO.

6) Os monitores novos não queimam se tu conseguires aumentar a taxa para um valor acima do especificado, eles simplesmente se desligam (para proteção).

6) Algumas vezes (em monitores modernos), a taxa que o windows diz ter não é real, o windows diz ter 75Hz, mas o monitor está mostrando 60Hz (não sei o porque).

7) As pessoas são diferentes, tem olhos diferentes. Cada vez que vejo um monitor a 60 Hz (que, no meu caso, é altamente perceptivo, cansativo e irritante) eu mudo para uma maior, quando possível. É comum o usuário não notar nenhuma diferença (mas, a longo prazo faz diferença). Talvez ele tenha uma vista melhor que a minha, não sei. Eu noto diferença de 60Hz pra 75Hz, de 75Hz pra 85Hz e de 85Hz pra 100Hz. Só não noto de 100 para 120 (até porque no meu monitor nesta taxa só aceita um inutilizável 640x480).

8) siga a dica do pearljeam2001. Use sempre o brilho e contraste baixo, não fique no escuro ou numa peça escura somente com a luz do monitor (como no filme Matrix). É prejudicial. Uma dica é colocar uma lâmpada do lado ou atrás do monitor apontando para a parede diretamente atrás do monitor (e, óbvio, não para o rosto do usiário). Esta luz é reconfortante, pois, como um usuário disse antes (esqueci o nome), esta luz é refletida (da parede) e faz com que as pupílas se contraiam.

Acho que é isso. Um abraço a todos. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal,

Há muito tempo atrás eu havia feito uma matéria sobre o assunto que saiu numa revista local. Vou tentar conseguir pra vocês o artigo novamente. OK?

Bom, sobre as taxas de atualização do Windows 98, realmente existe os Modos Padrão e Otimizado, não sei ao certo em qual freqüência seria o Otimizado, mas há casos em o monitor não aceita quando você faz essa modificação. Eu fiz um teste com um Plextor Plex 15" aqui no laboratório pra ver pra qual taxa o Windows havia colocado, ficou em 66Hz no padrão otimizado e 58Hz no 'padrão do adaptador', tudo ruim pro meu 'ponto de vista'. :wacko:

Mas... a grande dica mesmo não é isso, estou escrevendo porque existe um programa que deveria ser obrigatório nos Cases de todo profissional de IT, esse programa muda o RefreshRate que o Windows vai trabalhar. Há vários desses programas na internet, basta você procurar pela palavra chave Refresh Rate.

Estou usando um programa que se chama Hztool.

Você o encontra no site: http://hem.passagen.se/doxx/

( The Hz Tool homepage has moved. The new URL is: http://hem.spray.se/doxx/ )

Muito bom mesmo.

Valeu pesoal,

Grande Abraço. B)

-Darkout®

msn: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

:-BEER:-BEER:-BEER para vocês!

Pois a mais de 60 dias fiz a correção no meu monitor e obtive uma grande melhora nas minhas vistas, pois já não estava enxergando! Tinha que forçar de mais para poder ter uma boa visão. Mas realmente tudo melhorou! depois que passei a usar meu monitor com, 1024x768 X 75.

Abraço a todos e muito obrigado pela ajuda.

Vanildo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, aqui algumas dicas empiricas minhas para os olhos:

1)evite usar o monitor em local onde ele é a única fonte de luz.

2)deixe o monitor com pouco contraste e brilho

3)use 16bits em vez de 32bits (menos cores cansam menos os olhos) (se alguem quiser comentar a respeito deste item sinta-se a vontade)

4)aprenda a teclar sem olhar para o teclado, você cansa menos os olhos com ajuste de foco constante (eu preciso aprender!)

5)use a resoluçao máxima q seu monitor permitir, melhor gastar dinheiro com monitor do que com operaçao de vista

6)prefira LCD ao de tubo de raios catodicos (haja grana!)

7)use backgrounds escuros. eu deixo o background do meu windows cinza claro, melhor que branco né.

8)dê descanso pros olhos a cada hora na frente do pc, levante, alongue, beba um copo de agua.

9)coma alimentos com vitamina A;

10)quando você começar a aproximar a cabeça muito perto do monitor é sinal que sua vista está cansada. mantenha uma distancia correta (30cm eu acho)

11)não esqueça de piscar os olhos

é isso, falou. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal as dicas só tenho q discordar da 2 e da 3

2- tipo menos brilho e contraste você forca mais para ver detlhes...não q seja de proposito... mas os detlhes ficm meio q pgados... e você fica "curioso"pr saber o que é e acba forcando....tudo isso é intrinsico...

3-num chu q 16 bits sseja melhor afinal...seu olho não se esforca mis par ver mais cores....

cor é algo q tem ou não tem...você enxerga ou não enxerg...portanto num existe um esforco maior para enxergar mais ou menos cores...

vleu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wow... Tinha ouvido por alto esse lance, mas aqui deu para entender melhor.

Nunca mexi na taxa de atualização, e só agora tenho sentido muita diferença, porque coloquei resolução de 1024 sem mexer na taxa (que deve estar a 60).

Isso sempre aconteceu, mas ultimamente é pior. Chego a ficar com dor por detrás dos olhos e nem aguento olhar. Acabo escurecendo a tela somente o suficiente para conseguir enxergar. Fico de cara, sem exageros, entre 10 e 16 horas pro monitor (à trabalho) e sempre tive uma excelente visão. Há cerca de um mês, fiquei super chateado quando peguei o óculos de um amigo, de onda e vi que as cores mais distantes ficavam mais vivas com os óculos...

Quando tiver uma graninha, vou ver com um oftalmologista se dá para fazer um óculos que não distorça as imagens, sem grau, com lente grande (para não ver as bordas) e algum tipo de proteção (se existir)... Não tem jeito de sair da frente do Pc...

:zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

lá no segundo post o Sombra falou sobre dot pitch, que deixa o monitor embaçado e tal. Quando li aquilo na hora me lembrei do monitor do meu primo, em que 5 minutos usando o monitor dele já são suficientes para deixar qualquer um cego :P

então eu quero saber como resolver esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

aí, os jogos não usam a taxa de atualização que está no windows não. Ele usa a padrão, 60 hz, para alterar isso devesse digitar "dxdiag" (sem as aspas) no executar, ir na guia "mais ajuda" depois em "substituir" e aí marcar "substituir valor" e então digitar a taxa desejada. O directx força por padrão 60hz, esse valor deve ser alterado, mas cuidado: se você usa 800x600 85hz porque é isso que o monitor que algüenta no máximo em hz, se entrar num jogo com resolução maior, o dirextx vai forçar a taxa que você digitou e aí sim poderá danificar o monitor.

Espero ter ajudado aos gamers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Os problemas causados aos olhos são vários, o que me causou aqui é que parece que os olhos estão secos e você pisca bastante.

Eu já um tempo começei a ficar um tick nervoso por um tempo por causa do monitor de tanto piscar forte por causa daquela tela cansativa dos 60hz.

Outros problemas também que aconteceu comigo é olhar para coisas claras, aqui dói muito olhar para coisas que refletem muita luz.

Mas esses meus problemas sumiram depois de me informar.

Eu tenho problema de vista cansada, tipo, preciso usar oculos mais não uso, mas os sintomas da vista cansada é principalmente dor de cabeça, não febre, é diferente :). E tipo essa dor também acontece ás vezes somente de um lado da cabeça, como acontece comigo, de tanto olhar para a tela as vezes dá dor de cabeça do lado esquerdo.

T+

O problema que eu já vi mesmo de usar taxas de freqüência de 60hz nos monitores é visível nas pessoas, se ve alguns saindo do lab de informatica do colegio onde estudo, a maioria fica com umas olheiras hehhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Quanto as telinhas:

Bem vamos lá. Contrariando o que muitos pensam, esta tela não protege nada. Pergunte a um bom professor de física e ele lhe dirá isso:

Todo monitor CRT emite radiação. Esta radiação pode ser dividida em três tipos de ondas principais. São elas: Raios Alfa, Gama e X. Uma onda de raios Alfa pode ser detida com uma somples folha de papel. Uma onda de raios gama necessita de muito mais massa para ser neutralizada, e como a maioria sabe, a partícula do raio X só é neutralizado com uma parede de chumbo. Então, essa telinha só consegue deter a primeira onde de raios (que por azar é a menos maléfica). Então quando a pessoa coloca esta telinha para se "proteger", ele na verdade irá é se enganar. Além de receber estes dois últimos raios diretamente, irá reveber eles em dose maior, uma vez que a maioria das pessoas que usa aumenta o brilho do monitor em seguida. Quando se aumenta o brilho, aumentasse também a emissão de radiação. Façam o teste. Aumentem o brilho do monitor e fiquem trabalhando com ele assim. A irritação será bem maior e virá mais rápido. Então é o seguinte, essas telas pra mim são gasto de dinheiro, do monitor, e da visão (que é mais importante). O recomendado é utilizar o brilho no zero (ou o mais próximo) e o contraste maior (de modo que fique adequado ao trabalho por tempo prolongado). Claro que estas configurações se ajustam mais aos monitores novosenquanto nos velhos será quase impossível utilizar elas. Mas em resumo é isto. A principal causa dos olhos "secos" e cansaço é a radiação, portanto quanto mais brilho pior é. Tem lan house onde os monitores já estão "marcados" de tão alto que o brilho é configurado. Pra concluir, pra mim estas telas não funcionam e não prestam, mas cada um tem sua própria opinião. Falou pessoal biggrin.gif

PS.: Não adianta colocar telinha pra ter que aumentar o brilho depois. É muito pior

Telinhas Fumê, para monitores

Pessoalmente não creio na eficácia da tela, justamente entendo que ela piora a situação.

ATENÇÃO: TODOS os monitores CRT emitem radiação, não importando se têm ou não selos (certificados) de aprovação. Estes selos apenas garantem que o monitor respeita uma certa quentidade de emisaõ de radiação, já aprovada por entidades de pesquisa. Isso ajuda, mas não acaba com o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!