Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latências: Cas, Ras, 5-2-2-2...


alyssonr

Posts recomendados

Pessoal, tenho uma dúvida parecida. Comprei nesta semana a RAM que está na assinatura. Usando a SANDRA, tenho as seguitnes informações sobre ela e sobre a minha MoBo:

SiSoftware Sandra

Mainboard

Manufacturer : Intel Corporation

MP Support : 1 Processor(s)

MPS Version : 1.40

Model : D915PLWD

Memory Module (são 2 iguais a este em Dual Channel)

Manufacturer : Kingston

Model : K

Serial Number : 6713B320

Type : 1GB DDR-SDRAM

Technology : 16x(64Mx8)

Speed : PC3200U

Standard Timings : 3.0-3-3-8 (tCL-tRCD-tRP-tRAS)

Version : 1.0

Set Timing @ 200MHz : 3.0-3-3-8 (tCL-tRCD-tRP-tRAS)

Set Timing @ 167MHz : 2.5-3-3-7 (tCL-tRCD-tRP-tRAS)

Set Timing @ 133MHz : 2.0-2-2-5 (tCL-tRCD-tRP-tRAS)

Na BIOS, elas estão atualmente ajustadas em 200MHz, com latência 3-3-3-8.

Já notei que para abaixar as latências é na tentativa e erro, até dar certo.

A minha pergunta é: posso trabalhar com uma latência mais baixa, por exemplo, 2-3-2-6 a 200MHz, ou obrigatoriamente se eu diminuir a latência diminuirei tb o clock da memória?

Obrigado!

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caros amigos!

Apesar dessa informação de quanto menor o valor de latência duma determinada mémoria melhor será seu desempenho me surgiu a seguinte dúvida:

Muitas marcas desenvolveram modelos com velocidade de barramento de 800; 1066 e ate 1200 Mhz ( Na itenção de que a MEM RAM acompanhe o barramento dos atuais Processadores ) No entanto tenho reparado que quanto maior a vel. de FSB maior será seu respectivo valor de latência.

Ao que parece são raras (e caras) as opções de MEM RAM em que a Vel de FSB é alta e a latencia é baixa!

Mediante isso eu pergunto o ideal é ter 2 GB de uma DDR2 de 800Mhz que normalmente apresenta uma latencia de 5-5-5-15 com 1,9 V ou 2 GB de uma DDR de 400 que apresenta uma latencia de 2,5-3-3-8 com 2,6 V ?

Por favor me ajudem a enterder essa "contradição"!

Sou grato por vossa atenção!

Um grande abraço pra todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caros amigos!

Apesar dessa informação de quanto menor o valor de latência duma determinada mémoria melhor será seu desempenho me surgiu a seguinte dúvida:

Muitas marcas desenvolveram modelos com velocidade de barramento de 800; 1066 e ate 1200 Mhz ( Na itenção de que a MEM RAM acompanhe o barramento dos atuais Processadores ) No entanto tenho reparado que quanto maior a vel. de FSB maior será seu respectivo valor de latência.

Ao que parece são raras (e caras) as opções de MEM RAM em que a Vel de FSB é alta e a latencia é baixa!

Mediante isso eu pergunto o ideal é ter 2 GB de uma DDR2 de 800Mhz que normalmente apresenta uma latencia de 5-5-5-15 com 1,9 V ou 2 GB de uma DDR de 400 que apresenta uma latencia de 2,5-3-3-8 com 2,6 V ?

Por favor me ajudem a enterder essa "contradição"!

Sou grato por vossa atenção!

Um grande abraço pra todos!

As memórias de clock mais alto em geral são pro público entusiasta, vulgo overclockers :D

É como a fabricação de processadores, são vários feitos a partir de um wafer e cada um passa nos testes da fábrica pra uma determinada frequência.

Com os chips de memória eles selecionam (assim dizem né..) os de memórias mais rápidas ou de latência mais apertada com critério mais rigoroso.

Fabricam menos, vendem menos e o público alvo é beeem mais restrito.. lei de mercado, o preço sobe.

Mas isso as vezes muda, como as DDR2 1066 que esão barateando legal no exterior, já que os novos chipsets Intel usam e provavelmente os futuros AMD as usarão.

Pra saber se a velocidade final da memória é maior faça assim, divida 1 pelo clock real de memória. 200 MHz e 400 MHz pra que você citou, isso mostra qual o valor de tempo de 1 ciclo dela.

1/200.000.000 (megaHert = milhão de ciclos por segundo). Isso dá 5 nanosegundos pra cada "T" e 2,5 ns pra DDR2 800.

Aí você multiplica pelo CAS, a primeira latência.

Dá na mesma nesse caso, mas a DDR2 vai ser um pouco mais rápida por causa das outras latências, ela vai levar menos tempo pra executar cada uma. E a largura de banda é maior pra 800 (só o dobro..), isso tb influencia quando esse cálculo que eu fiz dá um número bem próximo.

Sobre qual memo é melhor tb depende da plataforma em questão, Pentium 2/D são famintos por qualquer ganho, seja em clock ou em latência. (de preferência os 2)

Athlon64 não se importa muito com clock, mas baixando as temporizações faz ele andar mais leve.

Já C2D é um hippie, no geral ele num tá nem aí pra latência apertada ou clock alto, só em alguns aplicativos que usam bastante o subsistema de memória (winRAR compactando um arquivo de 2 GB..) que essa diferença aparece. Isso foi legal de ver num teste onde colocaram o C2D e o PD na mesmíssima placa-mãe e a diferença no desempenho uando se trocavam as memos foi muito visível.

Mas tb nem só de latências e clocks vivem as memórias.. as DDR3 tem outras melhorias em relação as DDR2, mas eu ainda não entendi o que são, pra que servem e o q q isso vai influenciar na minha vida..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tava curioso para entender melhor as diferenças entre DDR e DDR2 e fiz umas pesquisas e testes pelo CPU-Z e everest

estou com o seguinte hardware

AMD 4400 X2 2300 Brisbane ( 65nm )

MB M2N4-SLI

DIMM1 & 2: Kingston 1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)

Memórias Kingston 1GB 667 Mhz em dual channel

pra saber as latencias eu tenho que somar os valores ?

desculpe pela ignorância mas se alguem puder me indicar um link explicando melhor dual channel e latencias eu agradeço :x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não amigo, a cada latência pra cada clock.

A memória tem um chip com latências pré determinadas pra cada frequencia padrão, que são essas que você postou no caso da sua: (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)

hehehe agora eu acho que entendi! Muito Obrigado

então as memórias estão trabalhando assim (5-5-5-15 @ 333 MHz) segundo o CPU-Z... então 333mhz é o seu clock mas como é DDR então é 667

eu só ainda não saquei o esquema de dual channel

untitled1ak3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aeee isso mesmo ! você ainda pode tentar diminuir as latências "na unha", ae você baixa uma a uma e faça um teste "de tortura", com o programa Prime por umas horas, se passar ótimo, se não volte a latência pra que estava antes, e se o micro não der boot, e/ou ficar apitando você vai ter que resetar a BIOS, é meio sacal isso mas pode dar uma ajudinha no desempenho.

O DC ele duplica as pistas de comunicação, é como duplicar uma estrada, a velocidade é a mesma mas o tráfego aumenta e o processador agradece. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeee isso mesmo ! você ainda pode tentar diminuir as latências "na unha", ae você baixa uma a uma e faça um teste "de tortura", com o programa Prime por umas horas, se passar ótimo, se não volte a latência pra que estava antes, e se o micro não der boot, e/ou ficar apitando você vai ter que resetar a BIOS, é meio sacal isso mas pode dar uma ajudinha no desempenho.

O DC ele duplica as pistas de comunicação, é como duplicar uma estrada, a velocidade é a mesma mas o tráfego aumenta e o processador agradece. ^_^

cool mas eu acho que vou esperar um pouco porque ainda está na garantia e até agora não tive necessidades de melhorar o desempenho

preciso é comprar uma VGA nova hehehe

7600GT aqui só falta pegar fogo

obrigado em até mais

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

Pessoal eu tava pensando em trocar minha memos por 2 pentes de 1gb Patriot, OCZ, Corsair ou Kingston mas a Hiperx, e venho lendo o pessoal comentar e muitos falam q se você pensa em over as memos c/ latencia mas baixas são as melhores, eu não faço over na minha maquina será que vou ter um ganho de desempenho real mesmo c/ elas estando stock?

eu tenho 2 módulos deste em dual

DIMM1: A-Data 1 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (5-5-5-18 @ 400 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz) segundo inf so Everest

as q eu pesquisei foram essas

http://www.ocztechnology.com/products/memory/ocz_ddr2_pc2_6400_value_series R$ 215,00

G-Skill Kit de Memória RAM 2GB DDR2 800 2x1GB PC2 6400 de alta performance, com Dissipador de Calor. Latências: 4-4-3-5, tensão: 2.0~2.1 Volts, Pinagem: 240-pin DIMM R$ 270,00

Patriot PSD21G8002H R$ 85,00 (x2) (essa não achei a latencia dela)

acho 1 investimento razoável só fico pensando se realmente vou ganhar algum desempenho ou apenas vou ganhar 0,xxxx%

tendo 1 ganho d no min 30% de perfomance acho aceitável e compensa

valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
[...]

G-Skill Kit de Memória RAM 2GB DDR2 800 2x1GB PC2 6400 de alta performance, com Dissipador de Calor. Latências: 4-4-3-5, tensão: 2.0~2.1 Volts, Pinagem: 240-pin DIMM R$ 270,00

tendo 1 ganho d no min 30% de perfomance acho aceitável e compensa

valeu galera.

Primeiro: essa latência provavelmente estará errada ! ela está muito baixa !

Segundo: Você não vai ter ganhos de 30% então considere melhor a possibilidade do investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Primeiro: essa latência provavelmente estará errada ! ela está muito baixa !

Segundo: Você não vai ter ganhos de 30% então considere melhor a possibilidade do investimento.

A latência está correta sim Igor:

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16820231114

No resto concordo contigo ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Plá Pessoal!

Eu nunca consegui entender o que são aqueles números de latência das memórias e gostaria de fazer algumas perguntas::confused:

1- O que é latência?

2- Quando é melhor e quando é pior (referindo-se aos números da latência)?

3- Toda placa mãe suporta qualquer tipo de latência? Se não, como saber qual latência é compatível?

4- Na hora de comprar memórias, de que forma eu poderia ter certeza dos valores de latência antes de levar o produto?

5- Memórias com melhores valores de Latência são mais caras? O vendedor sabe dessa informação?

Obrigado à todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - A grosso modo, é o tempo de acesso dos dados na memória.

2 - Quanto menor o tempo de acesso, melhor. Ou seja, uma memória DDR2 800 4-4-4-12 é melhor do que uma DDR2 800 5-5-5-18.

3 - Desde que o tipo de memória seja compatível com a mobo, sim, porém a latência pode ser configurada na bios (depende da mobo).

4 - Geralmente a latência vem inscrita no chip da memória, se comprar um kit, procure no case da memória que você acha.

5 - Sim, teoricamente, memos com latencia menores e de mesmo clock tendem a ser mais caras se comparadas.

Depende do nível da loja e do vendedor. Se o cara tiver algum conhecimento sobre hardware, ele saberá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - A grosso modo, é o tempo de acesso dos dados na memória.

2 - Quanto menor o tempo de acesso, melhor. Ou seja, uma memória DDR2 800 4-4-4-12 é melhor do que uma DDR2 800 5-5-5-18.

3 - Desde que o tipo de memória seja compatível com a mobo, sim, porém a latência pode ser configurada na bios (depende da mobo).

4 - Geralmente a latência vem inscrita no chip da memória, se comprar um kit, procure no case da memória que você acha.

5 - Sim, teoricamente, memos com latencia menores e de mesmo clock tendem a ser mais caras se comparadas.

Depende do nível da loja e do vendedor. Se o cara tiver algum conhecimento sobre hardware, ele saberá.

Valeu pelas respostas amigo. Esclareceu bastante.

Agora tenho uma ideia melhor sobre isso.

me veio uma outra dúvida.

Baseada na sua resposta, alterar os valores de latência seria o mesmo que fazer over nas memórias? Todos os números podem ser alterados de uma só vez?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os numeros podem ser alterados de uma só vez sim, mais tem cada memória tem um limite, se a memória for 3-3-3-8, dificilmente vai trabalhar a 2-2-2-2, na teoria você tem que baixar primeiro o número 8, e depois um a um para testar a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!