Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon 4890 e o conector de 8 pinos de energia


rodrigodaniel

Posts recomendados

Comprei 1 HD4890 na pichau, depois de 9 dias de uso, houve um defeito nela, após dar um aumento nas configurações do Crysis. Entretanto não houve orverclocks.

Enviei à empresa e recebi a mesma placa por engano.

Reenviei a mesma novamente à pichau, e me mandaram uma suposta nova placa de vídeo, que conferi o serial e era diferente mesmo, e com plastico protetor, infelizemnte o problema persistiu na suposta nova placa de vídeo.

Reclamei à empresa ameaçando que lidaria com eles de outra forma e me pediram que enviasse a fonte Satellite 600W EPS que adquiri com eles. Soou estranho o pedido da fonte, tanto em forum português e inglês nunca li de fonte queimar placa de vídeo.

Antes de enviar a 4890 testei em uma loja de informática, e não funcionou com eles também.

Enviei fonte+vídeo assim mesmo. E sem muita demora dias depois fui informado que era realmente a fonte, e que a primeira e a segunda placa de vídeo funcionou com eles perfeitamente.

Seria isso possível? Fonte Satellite 600W, Phenom 955, Asus M4A79T Deluxe com uma substituta a Geforce 7100. Quando usa fonte 600W causaria problema, na 4890.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola galera,

é o seguinte, eu irei fazer um upgrade no meu PC (HD, Processador e VGA)

vou começar pela VGA >> hd 4890, Processador >> Phenom II 945 95TDP, HD >> 1TB respectivamente.. meu gabinete é bem ventilado e nem esquenta muito.

eu já possuo a fonte Cooler Master eXtreme Power Plus 460W, ela é muito bem falada e inclusive foi aprovada no teste que foi feito aqui pelo Clube do Hardware

daí a duvida mortal, se preciso ou não mudar a fonte.

obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei 1 HD4890 na pichau, depois de 9 dias de uso, houve um defeito nela, após dar um aumento nas configurações do Crysis. Entretanto não houve orverclocks.

Enviei à empresa e recebi a mesma placa por engano.

Reenviei a mesma novamente à pichau, e me mandaram uma suposta nova placa de vídeo, que conferi o serial e era diferente mesmo, e com plastico protetor, infelizemnte o problema persistiu na suposta nova placa de vídeo.

Reclamei à empresa ameaçando que lidaria com eles de outra forma e me pediram que enviasse a fonte Satellite 600W EPS que adquiri com eles. Soou estranho o pedido da fonte, tanto em forum português e inglês nunca li de fonte queimar placa de vídeo.

Antes de enviar a 4890 testei em uma loja de informática, e não funcionou com eles também.

Enviei fonte+vídeo assim mesmo. E sem muita demora dias depois fui informado que era realmente a fonte, e que a primeira e a segunda placa de vídeo funcionou com eles perfeitamente.

Seria isso possível? Fonte Satellite 600W, Phenom 955, Asus M4A79T Deluxe com uma substituta a GeForce 7100. Quando usa fonte 600W causaria problema, na 4890.

Pela fonte ser 600W não tem problema (eu tinha uma OCZ 600W a poucos dias atrás), mas sim por ser SATELLITE...Sendo uma fonte melhorzinha ou não, pra mim ainda é uma Satellite...

Além disso, qualquer fonte pode ter problema, toda marca está sujeita a isso.

Essa fonte tinha 2 cabos PCI-E 6 pinos separados? É essa mesma fonte que o GT testou aqui no CDH?

EDIT: Está explicado o seu problema. Segundo o teste do GT (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1503/1), essa Satellite possui 1 cabo com 2 conectores PCI-E 6 pinos, no MESMO CABO. Certamente isso acarretou sobrecarga na fiação e uma distribuição incorreta da alimentação para a placa de vídeo, ocasionando mal funcionamento da mesma.

Recomendo comprar uma fonte de no mínimo 550W com 2 cabos SEPARADOS de alimentação auxiliar PCI-Express 6 pinos.

ola galera,

é o seguinte, eu irei fazer um upgrade no meu PC (HD, Processador e VGA)

vou começar pela VGA >> hd 4890, Processador >> Phenom II 945 95TDP, HD >> 1TB respectivamente.. meu gabinete é bem ventilado e nem esquenta muito.

eu já possuo a fonte Cooler Master eXtreme Power Plus 460W, ela é muito bem falada e inclusive foi aprovada no teste que foi feito aqui pelo Clube do Hardware

daí a duvida mortal, se preciso ou não mudar a fonte.

obrigado pela ajuda

Essa sua fonte atual pode suprir normalmente apenas 300W nas linhas 12v, um valor MUITO baixo para a sua configuração:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1491/7

imageview.php?image=21485

Recomendo comprar uma fonte de no mínimo 550W com 2 cabos SEPARADOS de alimentação auxiliar PCI-Express 6 pinos.

Uma Corsair 550VX seria ótima para a sua configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua fonte atual pode suprir normalmente apenas 300W nas linhas 12v, um valor MUITO baixo para a sua configuração:

Recomendo comprar uma fonte de no mínimo 550W com 2 cabos SEPARADOS de alimentação auxiliar PCI-Express 6 pinos.

Uma Corsair 550VX seria ótima para a sua configuração.

é, realmente vou ter q trocar de fonte para ficar mais seguro

mas por enquanto eu só vou ter a 4890 e athlon 64 5000+

a fonte não aguenta a vga mesmo assim ?

corro algum risco??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, realmente vou ter q trocar de fonte para ficar mais seguro

mas por enquanto eu só vou ter a 4890 e Athlon 64 5000+

a fonte não aguenta a vga mesmo assim ?

Pra usar o PC normalmente sim, como internet, etc e pra jogos mais leves.

Mas eu não arriscaria rodar jogos mais novos com essa fonte pois estes usam 100% da HD4890 e você corre o risco de sobrecarregar a fonte e a mesma vir a queimar, assim como ter o risco de danificar algum hardware do PC.

Se quer pegar a HD4890 e aproveitar o máximo dela, recomendo trocar a fonte o mais rápido possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola galera,

é o seguinte, eu irei fazer um upgrade no meu PC (HD, Processador e VGA)

vou começar pela VGA >> hd 4890, Processador >> Phenom II 945 95TDP, HD >> 1TB respectivamente.. meu gabinete é bem ventilado e nem esquenta muito.

eu já possuo a fonte Cooler Master eXtreme Power Plus 460W, ela é muito bem falada e inclusive foi aprovada no teste que foi feito aqui pelo Clube do Hardware

daí a duvida mortal, se preciso ou não mudar a fonte.

obrigado pela ajuda

Cara, se eu fosse você trocava essa fonte antes até de instalar a HD 4890 nela. Compre a 550VX como indicada pelo amigo acima ou uma Seventeam 550P-AM, que também é uma ótima fonte e é vendida por um preço bastante razoável.

[]s!

Pela fonte ser 600W não tem problema (eu tinha uma OCZ 600W a poucos dias atrás), mas sim por ser SATELLITE...Sendo uma fonte melhorzinha ou não, pra mim ainda é uma Satellite...

Além disso, qualquer fonte pode ter problema, toda marca está sujeita a isso.

Essa fonte tinha 2 cabos PCI-E 6 pinos separados? É essa mesma fonte que o GT testou aqui no CDH?

EDIT: Está explicado o seu problema. Segundo o teste do GT (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1503/1), essa Satellite possui 1 cabo com 2 conectores PCI-E 6 pinos, no MESMO CABO. Certamente isso acarretou sobrecarga na fiação e uma distribuição incorreta da alimentação para a placa de vídeo, ocasionando mal funcionamento da mesma.

O fato da fonte ter ou não os cabos separados, na minha opinião, não influi no máximo de corrente que ela suporta, se a linha de 12V dela tem corrente suficiente para suportar a placa (e é claro que a Satellite de 600W suporta). Aliás, essa fonte da Satellite é muito boa, sendo inclusive recomendada pelo próprio CdH e vários outros usuários aqui do fórum possuem ela e nunca relataram problema (a Satellite apenas remarca ela, sendo que quem a fabrica é a Solytech).

O que provavelmente aconteceu é algum problema isolado mesmo com a fonte. Certamente se trocarem a fonte por uma que não apresente o mesmo defeito ela suportará a HD 4890 tranqüilamente.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se eu fosse você trocava essa fonte antes até de instalar a HD 4890 nela. Compre a 550VX como indicada pelo amigo acima ou uma Seventeam 550P-AM, que também é uma ótima fonte e é vendida por um preço bastante razoável.

[]s!

O fato da fonte ter ou não os cabos separados, na minha opinião, não influi no máximo de corrente que ela suporta, se a linha de 12V dela tem corrente suficiente para suportar a placa (e é claro que a Satellite de 600W suporta). Aliás, essa fonte da Satellite é muito boa, sendo inclusive recomendada pelo próprio CdH e vários outros usuários aqui do fórum possuem ela e nunca relataram problema (a Satellite apenas remarca ela, sendo que quem a fabrica é a Solytech).

O que provavelmente aconteceu é algum problema isolado mesmo com a fonte. Certamente se trocarem a fonte por uma que não apresente o mesmo defeito ela suportará a HD 4890 tranqüilamente.

[]s!

Eu não sei, mas rege a lenda que 2 conectores PCI-E no mesmo cabo não é o correto, principalmente para ser utilizado em placas com alto consumo, pode perguntar para qualquer um que você receberá a mesma resposta.

O próprio GT cita isso no teste dele da Satellite...

EDIT: Eu não sei o que vocês acham, mas eu considero a distribuição de potência das linhas 12v meio incorreta nessa fonte. Pela etiqueta, ela suporta saídas singulares máximas de 22A (264W) em cada saída, ou então aproximadamente 20A (240W) com as 2 linhas 12v operando no limite.

imageview.php?image=21897

O fato é que no barramento +12v1, estão ligados cabo principal da mobo, o cabo PCI-E com 2 saídas 6 pinos e todos os outros cabos para periféricos, e na saída +12v2 estão ligados somente o ATX12v e EPS12v. Na minha opinião essa distribuição é um tanto incorreta, já que o ATX/EPS dificilmente irá extriar todos os 240W, e o +12v1 fica meio "apertado" para alimentar todo o resto com seus respectivos 240W, principalmente se estiverem conectados vários HD's e uma placa de vídeo com consumo alto.

Citação do teste do GT:

Como você pode ver esta fonte tem dois barramentos virtuais de +12 V. Como mencionamos anteriormente nós vimos claramente na placa de circuito impresso que cada barramento estava realmente conectado no circuito de proteção contra sobretensão (OCP), mas esta proteção falhou durante nossos testes (mais sobre isso depois) o que significa que em termos práticos esta fonte está funcionando como se tivesse apenas um barramento.

Esses dois barramentos estão assim distribuídos:

  • +12V1: Cabo de alimentação principal da placa-mãe, cabo de alimentação auxiliar da placa de vídeo e todos os cabos para periféricos.
  • +12V2: Cabo EPS12V/ATX12V.

É claro que, segundo o GT, a fonte na prática possui apenas 1 único barramento +12v ao invés dos 2 barramentos virtuais especificados pela etiqueta, aí que fica a dúvida.

Além do mais, eu não sou técnico/cursado/formado em nada referente ao assunto de eletricidade, apenas repasso as informações/casos de anos de leitura pela internet. Por isso, confia na minha opinião quem quiser, MAS eu sei que eu não tentaria adquirir a mesma fonte e correr o risco de passar pelo mesmo problema, já que, é estranho a fonte funcionar perfeitamente e só dar o problema quando a HD4890 foi conectada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela fonte ser 600W não tem problema (eu tinha uma OCZ 600W a poucos dias atrás), mas sim por ser SATELLITE...Sendo uma fonte melhorzinha ou não, pra mim ainda é uma Satellite...

Além disso, qualquer fonte pode ter problema, toda marca está sujeita a isso.

Essa fonte tinha 2 cabos PCI-E 6 pinos separados? É essa mesma fonte que o GT testou aqui no CDH?

EDIT: Está explicado o seu problema. Segundo o teste do GT (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1503/1), essa Satellite possui 1 cabo com 2 conectores PCI-E 6 pinos, no MESMO CABO. Certamente isso acarretou sobrecarga na fiação e uma distribuição incorreta da alimentação para a placa de vídeo, ocasionando mal funcionamento da mesma.

Recomendo comprar uma fonte de no mínimo 550W com 2 cabos SEPARADOS de alimentação auxiliar PCI-Express 6 pinos.

Valeu Child, faz sentido o que você achou, bem pesquisado, agradeço muito. Qualquer forma queria mesmo saber se uma fonte poderia causar problema somente numa peça do computador no casso a 4890, mesmo sendo 600W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz CrossfireX com 4870 1GB + 4890 1GB + [email protected] e a SL8600 600W segurou na boa, fiquei monitorando com um multimetro, isso que ela ja tem mais de 1 ano de uso, se a fonte estiver boa segura sem problemas uma 4890 1GB.

Os testes estão aqui no forum mesmo, tem muitas fotos, inclusive do multimetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podiamos voltar ao assunto do porque a XFX ter feito um modelo stock com a pinagem de alimentação 6/8.

Caso alguém saiba mais detalhes, favor postar as informações.

Enquanto isso eu vou ficando com a hipotese baseada em um artigo da Guru3D de que com esse modelo de conectores a placa poderia obter um ganho no Over se tornando mais estável.

E isso se encaixaria no que diz o artigo, que a diferença das placas stock pras overclocadas seria apenas a garantia, ja que uma placa stock(850/3900) pode "facilmente" ser estavel com(970/4600).

Fica a ideia pra discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já disse várias vezes: Pode ter um, pode ter 200.

O fio pode ser da grossura de um fio de cabelo e ter 2kV nele, ou pode ser da grossura de uma vara de bambu e ter 127V.

O que muda é a eficiência em transmitir corrente, ampéres.

Se a placa vai consumir 200W por exemplo, essa potência vai ser drenada da fonte e ser entregue pelos meios viáveis existentes. Lembram do colegial: P = V * I ...

Então.. Se a linha tem 12V, para gerar 200W vai ter quase 17A passando nela. Corrente gera aquecimento, campo magnético, exige dos componentes da fonte, etc.. Coisas cujo cuidado tem que ser elevado na hora do projeto.

Esses 17A, de um jeito ou de outro, vão chegar na VGA a não ser que algo impessa, seja porque fritou a trilha ou porque algum componente de segurança desligou a placa para não queimar a fonte ou a mobo.

Se tiver 1 via, são 17A por uma só via. Se são duas, não necessariamente 8,5A cada, mas com certeza uma distruibuição mais eficiente. Se são 200, a distribuição será melhor ainda!

É só isso galera.

Eu imagino que os engenheiros que fizeram essa HD4890 com 1 conector de 6 pensaram: Bom, dá pra aguentar com apenas 1 conector.

Eu faria com 2, quanto mais vias menos paulera é pra fonte conseguir fornecer.. Porém nem todos tem fonte pra isso.

Como um pessoal não tem muita experiência falando disso com os termos que usei, vamos pensar em um exemplo prático.

Eu tenho um buraco onde vou encher de água para criar um poço. Eu tenho 5 minutos para encher o poço até a boca, váarios litros serão necessários.

Vou lá, faço a conta e vejo que, sozinho, preciso de uma mangueira de bombeiro. Nada me impede de ir lá e usar a mangueira de bombeiro.. A questão é: Eu vou aguentar a tranco?

Ou, ao invés de usar uma mangueira enorme e ter que aguentar uma pressão violenta, posso usar 5 mangueiras convencionais ao mesmo tempo. É água do mesmo jeito que vai entrar no mesmo poço.

É isso.

O PCI-E é um barramento que pode fornecer energia também, é um recurso alternativo. Eu acho totalmente desnecessário pegar corrente da mobo se podemos pegar direto da fonte, por motivos diversos que não vou citar aqui.

Por isso vocês podem ver configurações diversas: 6, 6+6, 8, 6+8, 8+8.

Se a sua fonte tem os conectores necessários, privilegie o maior número de conectores possível. Quanto mais, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podiamos voltar ao assunto do porque a XFX ter feito um modelo stock com a pinagem de alimentação 6/8.

Caso alguém saiba mais detalhes, favor postar as informações.

Enquanto isso eu vou ficando com a hipotese baseada em um artigo da Guru3D de que com esse modelo de conectores a placa poderia obter um ganho no Over se tornando mais estável.

E isso se encaixaria no que diz o artigo, que a diferença das placas stock pras overclocadas seria apenas a garantia, ja que uma placa stock(850/3900) pode "facilmente" ser estavel com(970/4600).

Fica a ideia pra discussão.

É como citei anteriormente, ou foi por precisar de mais tensão para alguns chips, ou foi por realmente montar uma placa com melhor alimentação para melhores resultados de overclock ou foi pelo que o GuidoEx escreveu logo aqui abaixo.

Como eu já disse várias vezes: Pode ter um, pode ter 200.

O fio pode ser da grossura de um fio de cabelo e ter 2kV nele, ou pode ser da grossura de uma vara de bambu e ter 127V.

O que muda é a eficiência em transmitir corrente, ampéres.

Se a placa vai consumir 200W por exemplo, essa potência vai ser drenada da fonte e ser entregue pelos meios viáveis existentes. Lembram do colegial: P = V * I ...

Então.. Se a linha tem 12V, para gerar 200W vai ter quase 17A passando nela. Corrente gera aquecimento, campo magnético, exige dos componentes da fonte, etc.. Coisas cujo cuidado tem que ser elevado na hora do projeto.

Esses 17A, de um jeito ou de outro, vão chegar na VGA a não ser que algo impessa, seja porque fritou a trilha ou porque algum componente de segurança desligou a placa para não queimar a fonte ou a mobo.

Se tiver 1 via, são 17A por uma só via. Se são duas, não necessariamente 8,5A cada, mas com certeza uma distruibuição mais eficiente. Se são 200, a distribuição será melhor ainda!

É só isso galera.

Eu imagino que os engenheiros que fizeram essa HD4890 com 1 conector de 6 pensaram: Bom, dá pra aguentar com apenas 1 conector.

Eu faria com 2, quanto mais vias menos paulera é pra fonte conseguir fornecer.. Porém nem todos tem fonte pra isso.

Como um pessoal não tem muita experiência falando disso com os termos que usei, vamos pensar em um exemplo prático.

Eu tenho um buraco onde vou encher de água para criar um poço. Eu tenho 5 minutos para encher o poço até a boca, váarios litros serão necessários.

Vou lá, faço a conta e vejo que, sozinho, preciso de uma mangueira de bombeiro. Nada me impede de ir lá e usar a mangueira de bombeiro.. A questão é: Eu vou aguentar a tranco?

Ou, ao invés de usar uma mangueira enorme e ter que aguentar uma pressão violenta, posso usar 5 mangueiras convencionais ao mesmo tempo. É água do mesmo jeito que vai entrar no mesmo poço.

É isso.

O PCI-E é um barramento que pode fornecer energia também, é um recurso alternativo. Eu acho totalmente desnecessário pegar corrente da mobo se podemos pegar direto da fonte, por motivos diversos que não vou citar aqui.

Por isso vocês podem ver configurações diversas: 6, 6+6, 8, 6+8, 8+8.

Se a sua fonte tem os conectores necessários, privilegie o maior número de conectores possível. Quanto mais, melhor.

Ah tá, agora saquei do que você se referia lááá atrás nos outros posts.

É que o assunto não tinha muita relação sobre a HD4890 em si, por isso fiquei "boiando".

Quase tudo isso que você citou eu já sabia, e quando me referi a wattagem que pode ser distribuida pelos cabos 6 pinos e 8 pinos, não foi em relação a fonte em si, mas sim de um padrão que é relacionado aos mesmos, talvez de forma a distinguir fontes, quantidade de alimentação necessária para a placa de vídeo, etc.

Tem uma outra questão também que li certa vez, que muita corrente em um único cabo pode causar a queda de corrente e instabilidade, por "forçar" muito a linha, e por isso usa-se maior quantidade de cabos para deixar tudo mais "leve", como você descreveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra acalorar um pouco mais a discussão do consumo.

Force3D lança modelo com apenas 1 conector de energia.

http://www.techpowerup.com/103606/New_Force_3D_HD_4890_Accelerator_Needs_Only_One_Power_Connector.html

131b.jpg

131a.jpg

Muito bom para quem não tem fontes com 2 cabos PCI-E nativos, mas eu acredito que só as placas com PCI-E 2.0 é que aceitariam essa HD 4890.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal deixa ver se eu entendi, eu acabei de comprar uma HD4890, ela vem com um conector de 6 pinos e outro de 8, minha Fonte Satellite SL8600EPS 600W vem com esses 2 conectores, eu tenho que ligar os dois? ou posso ligar o de 6 ou o de 8?

Se não ligar os dois conectores provavelmente sua placa de vídeo nem irá ligar...

---------

Alguém já migrou pro Catalyst 9.9? Estão falando muito bem dele por aí, dizendo que aumentou bastante o desempenho com filtros ligados na HD 4850 e 4870...

Vou testar aqui depois falo pra vocês, mas se alguém já instalou poste opiniões, por favor.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá, agora saquei do que você se referia lááá atrás nos outros posts.

É que o assunto não tinha muita relação sobre a HD4890 em si, por isso fiquei "boiando".

Quase tudo isso que você citou eu já sabia, e quando me referi a wattagem que pode ser distribuida pelos cabos 6 pinos e 8 pinos, não foi em relação a fonte em si, mas sim de um padrão que é relacionado aos mesmos, talvez de forma a distinguir fontes, quantidade de alimentação necessária para a placa de vídeo, etc.

Tem uma outra questão também que li certa vez, que muita corrente em um único cabo pode causar a queda de corrente e instabilidade, por "forçar" muito a linha, e por isso usa-se maior quantidade de cabos para deixar tudo mais "leve", como você descreveu.

É isso ai, acho que agora expliquei melhor então.

Como você disse, para amenizar esses efeitos indesejáveis distruibui-se a corrente em vários cabos.

Quem vai adquirir uma VGA nova, vale sempre a pena optar pelos modelos com mais cabos. Claro, se tiver fonte para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!