Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre como ligar fita de Led


Loran

Posts recomendados

Olá Pessoal

Eu comprei uma fita de LED de 01 metro com 60 leds com capa de silicone da Starlux (deve ser IP67), uma fonte de 12V/1A LuxVision e um conector para ligar o par de fio da fita à fonte.

Eu devo soldar um par de fios nos dois contatos em uma das extremidades da fita.

Minhas duvidas são:

- os contatos na extremidade da fita são especificos para positivo e negativo ou tanto faz??

- o que eu faço para identificar o positivo e o negativo no conector da fonte??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Loran,

A fonte normalmente vem marcada na etiqueta a polaridade com um desenho dizendo que o furo é positivo e a parte externa negativo ou vice-versa, a fita de led apesar de já ter visto nunca liguei uma, mas levando-se em conta que são vários leds em paralelo, deve ter sim uma polaridade certa, você pode medir com o multímetro na função diodo, ele vai te dar o lado positivo e negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Loran,

A fonte normalmente vem marcada na etiqueta a polaridade com um desenho dizendo que o furo é positivo e a parte externa negativo ou vice-versa, a fita de led apesar de já ter visto nunca liguei uma, mas levando-se em conta que são vários leds em paralelo, deve ter sim uma polaridade certa, você pode medir com o multímetro na função diodo, ele vai te dar o lado positivo e negativo.

OK Alanmiojo

A fonte tem a especificação/desenho da polaridade. Centro positivo e parte externa negativo.

Agora, sobre o teste de polaridade da fita de led, voce pode me orientar como proceder com o multimetro e me dizer o que será visualizado no display?? Eu o coloquei na função diodo e conectei os dois polos mas nada aconteceu. Mas o cirtuito estava aberto na outra extremidade.

Abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
OK Alanmiojo

A fonte tem a especificação/desenho da polaridade. Centro positivo e parte externa negativo.

Agora, sobre o teste de polaridade da fita de led, voce pode me orientar como proceder com o multimetro e me dizer o que será visualizado no display?? Eu o coloquei na função diodo e conectei os dois polos mas nada aconteceu. Mas o cirtuito estava aberto na outra extremidade.

Abs!!

Tem como postares uma foto de como é essa sua fita?? Já liguei muitas dessas e elas podem ter duas diferentes topologias, por isso teria de ver como é...

Ponha ai uma foto, ou um link, algo que identifique a sua fita

Olha como era uma das fitas que já liguei..

As4barrascomosledsazisnoinciodoacendimento.jpg

Note que elas tem dois fios, um preto e outro vermelho. Óbvio no caso.. Vermelho = positivo

Essa outra, que é RGB (Cada CI de led tem um led de um cor, Red, Green, Blue)

LedcontrollerDetalhedocortedafitaparareuso.jpg

LedcontrollerDetalhedaunidadedafitadeled.jpg

Tem uma extrutura interna assim:

Fitasdeleds.jpg

Nessa dai tem de mandar um positivo no fio comum, aquele que tem uma seta e levar ao massa (negativo ) cada uma das trilhas para acender uma cor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como postares uma foto de como é essa sua fita?? .....

Olá Faller!!

Obrigado pela resposta.

Segue a foto:

010.jpg

Observe que existe um sinal positivo do lado equerdo de cada led. Mesmo parecendo ser tão obvio, eu posso deduzir que esta trilha de baixo seja a positiva??

Outra dúvida: na extremidade da fita, onde foi feito o corte, eu retirei a cobertura de silicone para expor os dois contatos (pequenos pontos redondos). A solda dos fios dever ser feita exatamente sobre estes pontos??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que deu para entender, acompanhando o circuito, a trilha debaixo é a positiva, e a de cima negativa, note que a trilha debaixo percorre por toda extensão da foto, ela, deve ser a positiva, o mesmo acontece com a negativa, só que na parte superior.

A solda dos terminais pode ser feita diretamente na trilha, removendo o silicone, ou nos "pontos pretos" assim como você disse.

Vamos aguardar mais respostas para confirmar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!