Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?


Nightwish

Posts recomendados

Olá estive lendo as conversas e devo acrescentar uma coisa muito importante sobre aterramento, nada adianta ter 3 barras no chão e o fio até sua tomada se o aterramento não está bom, aqui vai algumas dicas para medição segura de um bom aterramento:

A tomada tem três pinos assim | |

.

O pinp chato a esquerda é o neutro, o chato da direita é o fase e o redondo de baixo é o terra.

Rede 110v ou 127v:

*Com um multimetro de preferência digital que é mais preciso medir qual a tensão entre FASE e NEUTRO deve ser mais ou menos 110 ou 127v;FASE e TERRA tem que medir igual a medição anterior ou muito próximo; colocar o multímetro agora numa escala de tensão dc contínua e medir entre NEUTRO e TERRA ( colocar numa escala abaixo ou 20v) a medição tem que dar abaixo de 1.2v

Pela norma ABNT um aterramento aceitavel é 1% da tensão da rede:

110v-127v-- 1.2v

220v-- 2.2v

se as medições estiverem muito diferente disso deve chamar seu eletrecista para revisar seu terra.

Um bom terra liga uma furadeira, olha só;

ligar o fase num pino da furadeira e o terra no outro pino, afuradeira deve funcionar perfeitamente.

com relação a pulseira como nossos colegas citaram acima é muito importante, mas de nada adianta a pulseira se o terra está ruim ou FASE e NEUTRO estiverem invertidos, bom acho que ajudei tambem um pouco porque vejo isso todo dia, pois trabalho na embratel, e é o primeiro item básico para testar antes de ligar qualquer equipamento.

Um abraço a todos, qualquer duvida ou alguma pergunta mais a fundo sobre como fazer um bom aterramento pode me contatar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera , li o topico todo.. realmente mt bom... mais estou com uma duvida aqui... como eu sei que meu pc ta aterrado? quando eu vou mexer com hardware eu fico descalso e coloco a mao no gabinete(sem nada conectado nele, so o gabinete em cima duma mesa)... e pego apenas na borda das placas.Isto adian

ta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ora, se sua tomada é de 3 pinos e todos estão sendo usados separadamente, provavelmente a tomada é aterrada! Se for, seu PC tá aterrado quando conectado nessa tomada. O melhor indicador de falta de aterramento é o choque elétrico ao encostar no gabinete estando descalço ou com umidade nos pés!

Estando o gabinete em cima da mesa e sem nada ligado, NÃO há ligação para terra! Para estar aterrado, o cabo de força deverá estar conectado na tomada e no PC...e consequentemente, aterrado!

Ainda há muita gente com pensamento equivocado sobre a finalidade do aterramento!! Serve para descarregar cargas induzidas, cargas de fuga por contato acidental. Oferece uma referência melhor para os pontos com potencial positivo!

O aterramento de equipamentos como utilizados em PC por exemplo, não tem nada a ver com descargas atmosféricas....não é um para-raios!!!!

Quando se tem equipamentos como placa-mãe com suas trilhas muito próximas e extensas, são induzidas tensões em partes não energizadas da estrutura e que precisam ser descarregadas para não provocarem distúrbios e até choques elétricos...isto envolve um pouco de conhecimento de micro eletrônica, efeitos de ponta, coisas do gênero....

Façam um bom aterramento e melhorem a funcionalidade de seus PCs....ponto final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente...

Para fazer um aterramento somente para o PC é muito simples. Dependerá da localização da tomada que o alimenta.

Acompanhe o meu caso. Não tinha tomada 3 pinos então, comprei uma. Depois, verifiquei que a tomada do PC ficava na parede lateral da casa, onde tem uma área livre. Com uma chave de fendas ou outra ferramente adequada, fure a cx onde fica essa tomada, até atingir o lado externo da parede. Desligue a chave geral!!!!!

Agora, se quiser embutir o fio do aterramento, basta fazer um rasgo na parede e depois que passar o cano ou o fio sem o cano, faça o reboco desse rasgo, cobrindo o fio com massa(barro, areia, cimento).

No piso dessa área livre. enterre a haste do aterramento e faça um buraco para facilitar a conexão do fio na haste. Usará um conector próprio para essa finalidade(recomendo usar dois conectores para maior garantia).

Após feita a conexão do fio na haste e na tomada, teste como já explicado, usando um multímetro...faça o acabamento do que foi quebrado na parede e pronto! Seu aterramento está feito!

Se o local onde será fincada a haste tiver umidade, uma haste apenas será suficiente. Caso contrário, coloque umas 3 hastes, mantendo uma distância de cerca de 2,5m uma da outra.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas tem como eu passar pela própria tubulação dos fios, ou seja, passar um terceiro fio???

Tem sim desde que o conduite tenha espaço e esteja em boas condições.

Aqui em casa por exemplo eu tenho dois fios descendo do forro (um fase e um neutro) e tenho o terra vindo direto do chão para a tomada (claro que usando um conduite).

Falou ai :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ai pessoal, eu tive lendo esse tópico, porém algumas dúvidas ainda me "corroem", imaginem a situação: Estou no meu quarto com tapete no chão, quero instalar um cooler ou qualquer outra coisa que envolva a remoção e manipulação de alguma placa do meu computador, se eu tocar o gabinete que esta ligado no estabilizador (com o estabilizador desligado) que por sua vez esta ligado na tomada aterrada.

Posso ficar tranquilo ou é melhor eu não tentar mexer em nada?

Se alguém me ajudar eu fico muito feliz

:help::help::help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém ai, como aqui em casa não tem terra, mas tem piso cerâmico... Funciona alguma coisa eu andar descalço para descarrecar a estática?

E... Sei que parece meio tosca essa pergunta ( ainda mais para um infeliz que cursa eng. elétrica aheuahue... mas to no primeiro ano ainda, tem desconto caramba só vejo calculo e algebra nessa jossa!!! ), mas usar uma tornozeleira estática ao invés de uma pulseira, e liga-la ao NEUTRO da tomada ( não tem o terra aqui, só o neutro e o fase ) funciona para descarregar a estática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não recomendo nenhum aterramento no neutro! Dependendo da situação, pode até piorar.

Quanto ao piso cerâmico, creio que estando descalço e tocando com as duas mãos no piso, já ajuda alguma coisa.

Vou dar um exemplo de problema de aterramento no chuveiro.

Já ví em residência, o cara aterrar o fio terra do chuveiro na cx metálica da tomada(aquela embutida na parede)! O que ocorre? Choque na torneira metálica do chuveiro e algumas vezes na cozinha, pias etc....

Ocorre que ao aterrar nesta cx metálica embutida na parede, a corrente não encontra um caminho bom para descarregar e ai, encontra na água, um meio melhor de condução. Como a água forma um circuito quando flui pela encanação, o choque será sentido por alguém que tocar numa torneira metálica e até mesmo encostando na parede devido à passagem da corrente pelo corpo, geralmente molhado, indo até o piso que tem menor resistência que a parede em si.

Em resumo, aterramento ruim é pior que não ter aterramento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meiraneto, como tu é um cara entendido no assunto, me diz uma coisa:

Aqui em casa, eu to chegando a conclusão que o terra tá no neutro, pois ontem eu testei com a lava louças, e de um sentido que eu colocava na tomada, eu levava choque ao encostar na carcaça, daí eu invertia a tomada, não levava mais choque, será que o terra tá mesmo no neutro? E como descubro o neutro de cada tomada e cada eletrodoméstico?

para ficar mais fácil

Tomada x Eletrodoméstico

...._

O......O.........Pino A......Pino B

...._

A no primeiro e B no segundo: choque ao encostar na carcaça (geladeira, microondas, lava louças)...

B no primeiro e A no segundo: não levo choque ao encostar

Tá mal explicado, mas acho que dá para entender...

Obs: Aqui não ocorre choques em torneiras, chuveiros, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa, desculpa a demora.

Veja bem, em muitos casos, a simples mudança da posição do plug na tomada já diminui a possibilidade de choque elétrico, mas isto só ocorre com alguns equipamentos e quando não há uma fuga considerável de corrente.

O neutro tem nível de tensão diferente de zero e isto varia de residência para residência(quase assim). Todo equipamento que dispõe somente de 2 pinos na tomada, não teria uma polaridade definida, mas devido ao tipo de equipamento que seja, quando contém enrolamento/bobinas e consequentemente, um início e fim, acaba fazendo com que este equipamento seja visto como sendo polarizado. Ao inverter a posição da tomada, simplesmente, ocorre uma combinação de posição que envolve a configuração da bobina, fase e neutro, fazendo com que a redução da resitência encontrada pela corrente de fuga seja revertida em choque de menor intensidade.

Acabei de fazer umas medições aqui em casa e no microondas, mesmo não tendo aterramento ligado, não dá choque. No plug do microondas tá marcado a fase e neutro assim:

Olhando na face onde se vê os pinos o fase fica à direita, mas neste equipamento, o aterramento é feito diretamente pela carcaça e não pelo plug. Provavelmente, deva ser padrão esse posicionamento e atende ao Padrão F N T.

Um fato que PUDE verificar foi que estando ligado, existe uma diferença nas tensões medidas entre FASE e CARCAÇA e NEUTRO e CARCAÇA! 10V para uma e 14V para a outra. Não posso afirmar nada sobre isto sem antes analisar bem o que ocorre. O que pode ser afirmado é que se a tensão entre CARCAÇA e NEUTRO medir 10V ou 14V, isto indica que haverá choque caso se toque na carcaça do aparelho. O fato de não tomarmos choque neste caso, deve-se tão somente à pintura da mesma.

Também aproveitei para medir na tomada do PC e verifiquei que entre F e N mediu 214V e N e T mediu 0V(condição muito boa) e ainda, F e T mediu os mesmos 214V.

À medida que forem postando iremos discutindo um pouco mais.

PS. Mas mesmo assim, o fato de não sentir choque invertendo a tomada, não quer dizer se há o aterrament5o ou não.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@27 maio 2004, 23:33

Já pensou, o cara vai ao encontro da namorada numa moto. Seu corpo carrega-se com estática devido ao vento. Encontra a gata e vai dar um beijo na boquinha dela...e ai, a gata morre eletrocultada ou ele desmaia com o choque...

:P:P:P hauhauahuahuahauhaua

Por essas e outras q adoro esse forum!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Na teoria sim, mas na prática, pode levar um baita choque!!!! Experimenta, experimenta, experimenta.....ahahahahah

Não tente isso jovem, o neutro muitas vezes, tem tensão de alguns volts devido ao desequilíbrio das fases e esta tensão pode perturbar seus neurônios! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@13 set 2004, 18:10

Na teoria sim, mas na prática, pode levar um baita choque!!!! Experimenta, experimenta, experimenta.....ahahahahah

Não tente isso jovem, o neutro muitas vezes, tem tensão de alguns volts devido ao desequilíbrio das fases e esta tensão pode perturbar seus neurônios! :D

AHAHAH Valeu MEIRANETO !!! :D

E se ao invés de segurar o neutro eu ficar descalço sobre o piso, é uma boa ?!

Desta forma estarei eliminando a estática ?!!!!

Também ouvi dizer que tocando na embalagem anti-estática ( aquelas que vem junto com as placas ) é uma outra forma de descarregar a eletrecidade- estática. Esta informação confere ?!

Agradeço desde já :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, tinha postado uma mensagem grande e perdi a postagem. Que coisa!

Pode ficar descalço e tocar o piso com as mãos, desde que o piso não seja de madeira, carpete etc. Vai ajudar sim, mas é uma medida apenas paleativa. Não garante a segurança contra estática.

Segurar embalagem antiestática não é verdade que funcione. O que pode ajudar e enfiar a mão dentro do saco(plástico) na hora de manusear. Mas não é muito prático e é muito frágil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@13 set 2004, 22:37

Cara, tinha postado uma mensagem grande e perdi a postagem. Que coisa!

Pode ficar descalço e tocar o piso com as mãos, desde que o piso não seja de madeira, carpete etc. Vai ajudar sim, mas é uma medida apenas paleativa. Não garante a segurança contra estática.

Segurar embalagem antiestática não é verdade que funcione. O que pode ajudar e enfiar a mão dentro do saco(plástico) na hora de manusear. Mas não é muito prático e é muito frágil!

MEIRANETO,

Muito obrigado pelas suas explicações :-BEER

Vou ficar descalço mesmo e manusear as placas com bastante cuidado para não correr o risco de danificar nada ... Aquele lance que você disse de colocar a mão dentro da embalagem anti-estática me deu uma ideia :rolleyes: vou tentar encontrar luvas anti-estatica para vender aí é mais garantido :joia:

Então só para matar esta dúvida do neutro de uma vez por todas:

Se eu segurar o neutro e não levar choque quer dizer que descarreguei toda a eletrecidade certo ?!

PS:. Depois da sua explicação aprendi que o neutro pode conter tensão, mas fiz esta pergunta para não restar nenhum dúvida ).

Muito obrigado mais uma vez :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!