Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Topower PowerBird 900 W


     36.444 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Topower PowerBird 900 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Como mencionamos, esta fonte tem dois transformadores, alimentados pelos os mesmos transistores chaveadores. O primeiro transformador, rotulado como T3 na placa de circuito impresso (e T122F em sua parte superior), é o responsável pelas saídas de +3,3 V e +12 V, enquanto que o segundo transformador, rotulado como T4 na placa de circuito impresso (e T121F em sua parte superior), é o responsável pelas saídas de +5 V e +12 V. Portanto, enquanto as saídas de +3,3 V e +5 V são produzidas por transformadores diferentes, a saída de +12 V é produzida por dois transformadores, cada um conectado a um transistor diferente (veja abaixo).

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício, nós podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%.

A retificação de +12 V é feita com um projeto síncrono. Em um projeto síncrono os diodos são substituídos por transistores MOSFET. Nesta fonte a retificação direta é feita por dois transistores MOSFET IRFB3206 (210 A a 25° C ou 150 A a 100° C cada em modo contínuo ou 840 A a 25° C em modo pulsante cada) – cada um conectado em um transformador diferente – enquanto que a porção “giro livre” da retificação (ou seja, descarregar a bobina) é feita por três retificadores Schottky KCQ60A06 (60 A a 69° C cada) conectados em paralelo. Para nossas contas temos de considerar a parte com o menor limite de corrente, que provavelmente é a porção da retificação. O que pudemos entender deste projeto, os transformadores e consequentemente os transistores trabalham fora de fase (isto é, chaveando em tempos opostos) e por isso eles não são ligados ao mesmo tempo. Isto nos dá uma corrente máxima teórica de 214 A (150 A / 0,70) a 100° C, o que equivale a 2.571 W para a saída de +12 V. Isto que é superdimensionamento!

A saída de +5 V é produzida por dois retificadores Schottky STPS60L45CW conectados em paralelo, cada um capaz de forneceer até 60 A (30 A por diodo interno a 135° C). Isto nos dá uma corrente máxima teórica de 86 A ou 429 W para a saída de +5 V.

A saída de +3,3 V é produzida por um STPS60L30CW, que é capaz de fornecer até 60 A (30 A por diodo interno a 130° C). Isto nos dá uma corrente máxima teórica de 43 A ou 141 W para a saída de +3,3 V.

Fonte de alimentação Topower PowerBird 900 W
Figura 13: Diodo de +5VSB, transistor de +12 V, retificadores de +12 V e retificador de +5 V (os demais componentes estão do outro lado do dissipador de calor).

Em vez de usar um circuito integrado de monitoramento, esta fonte implementa uma solução discreta, usando circuitos integrados comparadores (LM393 e LM339).

Fonte de alimentação Topower PowerBird 900 W
Figura 14: Circuito de monitoramento.

Os capacitores eletrolíticos do secundário são fabricados pela Teapo e pela Hermei e são rotulados a 105° C.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

E porque ela não ganhou o selo de produto recomendado do Clube do Hardware?

Pois é eu tambem fiquei na duvida pois so vi pontos positivos nesta fonte nas conclusoes!

então afinal de contas qual foi o motivo da fonte nao ter ganhado o selo de aprovada pelo Clube do Hardware? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que bela fonte e o preço num tá ruim não ^^ uma pena q com muita dificuldade chegará à um preço bom no Brasil isso se vier né (no Ml por exemplo :D)

pra ser chato também, xD porque ela não ganhou o selo de produto recomendado do Clube do Hardware ³

aahuaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Os resultados deste teste foram atualizados hoje de forma a refletir os valores da potência AC e eficiência medidos com o nosso novo wattímetro de precisão. Os resultados atualizados não afetaram nossas conclusões ou a nossa recomendação a respeito deste produto.

pra ser chato também, xD porque ela não ganhou o selo de produto recomendado do Clube do Hardware ³

aahuaha

Corrigido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esperava um pouco mais de potência em sobrecarga, apenas 958,3W é pouco para uma fonte de 900W de boa qualidade. Em geral fontes boas fornecem pelo menos 100W a mais que o rotulado. Mas, claro, não tira o mérito dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!