Melhorias no motor de vídeo 3D
O motor de vídeo 3D segue a mesma arquitetura básica utilizada na microarquitetura Haswell, tendo sido aprimorado para incluir suporte às interfaces de programação DirectX 11.2, OpenGL 4.3 e OpenCL 2.0. Esta última ajuda a aumentar o desempenho em aplicações do tipo GPGPU, isto é, uso do motor gráfico para o processamento de programas “comuns”.
A microarquitetura Broadwell continua usando os codinomes “GT1”, “GT2”, “GT3” e “GT3e” para as variações (configurações) do motor gráfico, sendo que houve um aumento de dois processadores (ou “EU”, “Execution Unit”, no linguajar da Intel) por módulo, com isso a variação “GT1” passa a ter doze processadores em vez de dez; a variação “GT2” passa de 20 para 24 processadores (processadores Core i3 serão uma exceção, com 23 processadores); e a variação “GT3” passa de 40 para 48 processadores.
Os nomes comerciais dessas variações passa a ser o seguinte.
Codinome |
Nome comercial |
Processadores |
GT3e |
Iris Pro 6200 |
48 |
GT3 (28 W) |
Iris 6100 |
48 |
GT3 (15 W) |
HD 6000 |
48 |
GT2 |
HD 5300, HD 5500, HD 5600 |
24 (23 no Core i3) |
GT1 |
HD Graphics |
12 |
Figura 2: principais melhorias no motor de vídeo 3D
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