Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

ViniciusKruz, Papibakigrafo.

Preciso da ajuda de vocêS manolos. Eu comprei os modulos esp8266 em vez do famigerado nodemcu, e gostaria de saber como faz para programa-los, tanto o hardware, como o software.

 

O modulo que eu comprei foi um semelhante ao deste site :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692308538-modulo-esp8266-wifi-80211-bgn-iot-jumpers-pra-arduino-pic-_JM

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Você vai ter que ligar o pino de flash (GPIO0) ao GND na hora de ligar ou do reset para transferir o programa, o pino CHPD ao 3,3V (para habilitar o ESP8266) e o reset ao GND (para resetar).

Mas ele programa normal na ide do arduino? tem que fazer cambalacho com comandos at???

 

O node e uma maravilha na programação, é facilmente outro arduino. Agora que decidi usar os "avrs" do esp estou tendo problemas hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Papibakigrafo disse:

@lucianolcoa eu nem sei fazer isso aUHAuAHauaHUa

 

Como tá o seu módulo? Alguma novidade?

Ele ta funcionando. Troquei o protocolo de mqtt que eu tava usando o arest, e coloquei o telegram. Funcionou mais lento e, as vezes trava.Tem 2 semanas que eu coloquei e , ate agora, travou 2x. Com certeza o problema e o codigo, no arest nunca travou. Tentei consertar ontem mas o rele ficou loco aheuahuaheuahu

 

Mas aquele problema da String continua o mesmo. O char não vira string em variavel global por que fico impossibilitado de dar um for ou while =/. E o telegram possui umas fragilidades pra lá de indesejaveis *o bot não possui senha, qualquer um pode achar o seu bot e controlar sua casa* Por isso que produto comercial com ele ta fora de questão, mesmo se eu "cosertasse" o problema da struct.

 

Fiz uma coisa muito louca hoje, com aquele protocolo do meu tuto aqui, blynk, fiz um alarme bastante eficiente. Com acionamento de leds*que voce pode usar buzzer ou sei lá, desde mensagens por email*Assim que eu programar num esp e deixar o node quieto jogo um tuto aqui ensinando como si fazer. :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só isso por exemplo (pelo que eu me lembro), no meu caso para 230400bps:

Citação

Serial.begin(230400);

 

 

E acabei conseguindo fazer o Arduino IDE funcionar novamente, acabei voltando as origens.  Acho a IDE do Arduino mais simples, mais lenta, e não tem nenhuma frescura, mas é muito fácil colocar biblioteca de terceiros, realmente não dá dor de cabeça, é o fusquinha das IDEs.

 

Quem sabe algum dia eu volte a tentar usar o ATOM ou Eclipse, pois no momento eles me dão muita dor de cabeça, e só tem de realmente interessante uma IDE mais completa onde eu posso ver com facilidade o nome das variáveis criadas e procedures e a velocidade de compilação também é muito melhor (quando eu consigo usar).

 

Acho que talvez só tenha algum interesse de tentar o ATOM ou Eclipse quando finalmente o meu ESP32 chegar, mas se depender dos Correios isto talvez ainda demore. Quem sabe até lá tenha suporte na IDE do Arduino para ele (se é que já não tem e eu não estou sabendo ???).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2017 às 09:13, Intrudera6 disse:

Senhores,

 

Estou tentando compilar o meu programa no ATOM (ainda aperfeiçoando o programa de sincronismo mas colocando mais algumas informações uteis) e está dando o erro de compilação abaixo. Eu não estou compreendendo bem o porque do erro, mas imagino que seja alguma diferença de funcionamento dele em relação ao Eclipse e ao Arduino IDE (neles não estava tendo este tipo de erro), como corrigir isto ?

 

 

 

Vai abaixo o trecho do código em referência (coloquei um pouco mais pois pode ser útil ao entendimento, mas a linha em referência é a 103, que é a penúltima, coloquei o código desde a linha 1 até a 104, a 103 é:

String user = UsuarioPadrao; // usuário da web

.

 


#define SDA 4 // SDA = PIN 4 = GPIO4 = D2 (ESP-12 V0.9)
#define SCL 5 // SCL = PIN 5 = GPIO5 = D1 (ESP-12 V0.9)
#include <WiFiUdp.h>
#include <RtcDS3231.h>  // Biblioteca - Rtc_by_Makuna
//RtcDS3231 Rtc;
RtcDS3231<TwoWire> Rtc(Wire);
/*#include <RTC.h>
RTC Rtc;*/
#include <LiquidCrystal_I2C.h> // Biblioteca - fmalpartida-new-liquidcrystal-bb6d545c00c3
// Set the LCD address to 0x27 for a 20 chars and 4 line display
#define Endereco_LCD 0x27
#define Col_LCD 20
#define Lin_LCD 4
LiquidCrystal_I2C  lcd(Endereco_LCD,2,1,0,4,5,6,7,3,POSITIVE);
//#include <BME280.h>
#include <BME280I2C.h>
BME280I2C bme280(5, 2, 1, 1, 0, 4);
//BME280 bme280(5, 2, 1, 1, 0, 4);
/*BME280 bme280(5, 2, 1, 1, 0, 4);
// Indoor Navigation : normal mode, standby time = 0.5ms
// pressure x16, temperature x2, humidity x1, filter = x16
// Current Consumption = 633 ?A
// RMS Noise = 0.2 Pa/1.7 cm
// Data Output Rate = 25Hz
// Filter Bandwidth = 0.53 Hz
// Response Time (75%) = 0.9 s
*/

//BME280 bme280;
//double temp = 0.0, pressure = 0.0, humid = 0.0;
float temp = 0.0, pressure = 0.0, humid = 0.0, altitude = 0.0;
#define nivel_do_mar (float)1013.25 // pressão em hPa ao nível do mar
ADC_MODE(ADC_VCC);

extern "C" {
#include "user_interface.h"
}


/*char dia[]="01";
 char _mes[]="01";
 char ano[]="2010";
 char hora[]="00";
 char minuto[]="00";
 char segundo[]="00";*/

//#define MEM_ALOC_SIZE 512 // tamanho da memória EEPROM

char ssid[] = "Sua Rede";
char password[] = "Senha da Rede";

#define UsuarioPadrao "admin"
#define SenhaPadrao "admin"

String user = UsuarioPadrao; // usuário da web
String pwd = SenhaPadrao; // senha da web

 

 

 

Finalmente descobri o erro (num momento de grande inspiração, e de ter esbarrado nele novamente usando o Arduino IDE). É um conflito de nome de constante com variável usada internamente na Biblioteca BME280 oficial, as constantes SDA e SCL existem dentro de uma rotina nas bibliotecas do BME280 e estavam dando conflito com as minhas constantes. Foi só mudar um pouco o nome das minhas constantes que parou de dar erro (acho que isto é um bug do compilador e que deve ser usado no ATON e no Arduino IDE). E eu não estava conseguindo enxergar nada.

 

Já estou conseguindo compilar sem problemas no Arduino IDE, mas no ATON, estou com um erro estranho numa biblioteca que funciona sem problemas no Arduino:

 

Citação

lib\BME280\src\BME280SpiSw.cpp:34:17: fatal error: SPI.h: No such file or directory

#include <SPI.h>

^

compilation terminated.

*** [.pioenvs\esp8285\lib\BME280\BME280Spi.o] Error 1

*** [.pioenvs\esp8285\lib\BME280\BME280SpiSw.o] Error 1

 [ERROR] Took 21.50 seconds

 

 

Programa complicado este ATON !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 mano voce parece que manja de alçterar bibliotecas.. To com um erro numa biblioteca que to usando do telegram. Ele so aceita seu token em formato de String, e a struct que eu uso salva em char. tentei as conversões classicas de String em char e nada fumfou??? voce tem alguma ideia de como alterar a biblioteca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa

Ainda estou meio verde em C para conseguir fazer isso (eu estou longe de dominar as bibliotecas), e a conversão entre char e String é um dos meus calos. Eu frequentemente tenho o mesmo tipo de dor de cabeça que você. Mas acho que alguém aqui pode acabar te ajudando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Papibakigrafo disse:

@lucianolcoa eu já li algo sobre 5v, mas nem sei, pois nunca procurei na verdade!

 

Amigos, comprei o Hi-Link HLK-PM01 (mini fonte)... Como uso elas? aUahUAHAUahAU

Sei que o AC vem da tomada, beleza, e o vou+ e vou-??

voce alimenta o v+ no vin do node, ou no 3.3 se tiver usando aqueles esp mixurucos...o v- vai no terra mesmo.

 

Alias , como voce comprou o bagio. Tem como voce medir com um multimetro o v+ e o v-??? so pra eu saber mesmo, ahe ja responde minha duvida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papibakigrafo  É 5 volts mesmo. Alimentei o meu nodemcu com uma fonte de protoboard que eu tenho a 1 trilhao e zilhao de eras atrás. E tava jogado num quarto comendo poeira. Ahe a mania de "vai que cola" colou lindamente :)

 

Agora me sinto um ***** em ter comprado aquela fonte toda espalhafatosa pro node que me custou os zoio da cara.. Essa fontezinha de protoboard é bem mais barata e funciona que és uma beleza.

 

Fiz um alarme com nodemcu usando o protocolo Blynk, sms no celular e aviso e email com hora de chegada *-*. Mara

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente instalaram minha internet, não sei até quando, mas por hora estamos online novamente kkkk

 

Em 12/03/2017 às 18:31, Intrudera6 disse:

lib\BME280\src\BME280SpiSw.cpp:34:17: fatal error: SPI.h: No such file or directory

#include <SPI.h>

^

compilation terminated.

*** [.pioenvs\esp8285\lib\BME280\BME280Spi.o] Error 1

*** [.pioenvs\esp8285\lib\BME280\BME280SpiSw.o] Error 1

 [ERROR] Took 21.50 seconds

 

@Intrudera6   Esse erro geralmente é por não ter a biblioteca instalada na IDE Atom

 

Realmente o Atom é chatinho pra instalar biblioteca porque é por linha de comando mas com o tempo a gente pega o jeito. Uma forma que facilita bastante é você já ter a biblioteca instalada na IDE do Arduíno daí ao importar o projeto do Arduíno para o Atom, você manda importar as bibliotecas do Arduíno.

 

Se ainda não tiver solucionado avisa que vou te ajudar.

 

adicionado 6 minutos depois
Em 09/03/2017 às 10:50, lucianolcoa disse:

ViniciusKruz, Papibakigrafo.

Preciso da ajuda de vocêS manolos. Eu comprei os modulos esp8266 em vez do famigerado nodemcu, e gostaria de saber como faz para programa-los, tanto o hardware, como o software.

 

Naquele primeiro tutorial que postei tem o esquema de ligação:

Tutorial-esp8266-primeiros-passos-esp12

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz por acaso, tem alguma esquema prático de como usar a mini fonte? Lembro que você me recomendou ela!

 

Queria fazer tipo uma PCB (mas não é PCB, é aquelas que você compra e solda embaixo, esqueci o nome agora), mas pequena, só para entrar a alimentação AC e sair o vou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papibakigrafo é placa ilhada que voce quer. O mais fácil é comprar um borne de 2 pinos, semelhante ao da imagem:

3-x-conector-terminal-duplo-borne-5mm-25

e nos bornes voce coloca o fio e faz uma tomada com aqueles plug que vendem em lojas de eletrica

http://www.lojaeletrica.com.br/plug-macho-preto-10a-250v-2-pinos-tramontina,product,2321806630061,dept,16002.aspx

. É assim que eu faço :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ViniciusKruz disse:

 

@Intrudera6   Esse erro geralmente é por não ter a biblioteca instalada na IDE Atom

 

Realmente o Atom é chatinho pra instalar biblioteca porque é por linha de comando mas com o tempo a gente pega o jeito. Uma forma que facilita bastante é você já ter a biblioteca instalada na IDE do Arduíno daí ao importar o projeto do Arduíno para o Atom, você manda importar as bibliotecas do Arduíno.

 

Se ainda não tiver solucionado avisa que vou te ajudar.

 

Não resolvi, mas também não gastei tempo suficiente para isso. E ter a opção do Arduino IDE acaba me livrando e tirando um pouco a motivação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!