Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
rafaelmelojogos

Bomba e fan do water cooler

Recommended Posts

Galera qual a melhor forma de conectar o water cooler? Eu tenho 5 entradas

HAM Fan, Chassi Fan, OPT fan, Cpu fan e AIO Pump. Minha placa-mãe é uma asus z270e strix e o water cooler é um

WaterCooler CoolerMaster Masterliquid Lite 120 

https://www.kabum.com.br/produto/87411/watercooler-coolermaster-masterliquid-lite-120-mlw-d12m-a20pw-r1 , o manual da placa-mãe diz para conectar o fan do water cooler no AIO Pump, mas ele deixa o fan a 100% e isso gera bastante barulho, em fim, qual a maneira correta de liga-lo?

Se não for pedir demais alguem poderia explicar cada um desses conectores e suas diferencas? Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rafaelmelojogos

A bomba é no "AIO Pump".. Se ela fica à 100% é o correto.. A bomba deve ficar em 100% mesmo..

Deve ir no "CPU_Fan".. A velocidade dela deve variar..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, RS Faria disse:

@rafaelmelojogos

A bomba é no "AIO Pump".. Se ela fica à 100% é o correto.. A bomba deve ficar em 100% mesmo..

Deve ir no "CPU_Fan".. A velocidade dela deve variar..

Desculpa , mas você poderia ser mas claro? ficou meio vago, você quer dizer que eu devo colocar o conector da bomba no aio_pump e o conector da ventoinha do radiador no cpu_fan?

Compartilhar este post

Link para o post
    3 horas atrás, rafaelmelojogos disse:

Desculpa , mas você poderia ser mas claro? ficou meio vago, você quer dizer que eu devo colocar o conector da bomba no aio_pump e o conector da ventoinha do radiador no cpu_fan?

Isso mesmo.. Pelo jeito, não ficou um post vago o bastante :P

O que pode ter ficado meio confuso é a parte da rotação das coisas.. A bomba DEVE ficar sempre em rotação máxima.. Se o conector AIO_PUMP faz isso, beleza, é assim mesmo.. O que deve variar de rotação é a fan do radiador e o CPU_FAN faz isso por padrão..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 58 minutos atrás, RS Faria disse:

Isso mesmo.. Pelo jeito, não ficou um post vago o bastante :P

O que pode ter ficado meio confuso é a parte da rotação das coisas.. A bomba DEVE ficar sempre em rotação máxima.. Se o conector AIO_PUMP faz isso, beleza, é assim mesmo.. O que deve variar de rotação é a fan do radiador e o CPU_FAN faz isso por padrão..

Entendi , obrigado pela paciência, se poder me responder mais essa eu agradeço. Porquê a bomba deve ficar em 100% não seria melhor ela trabalhar de acordo com a temperatura junto com a fan também ? na minha cabeça como sou iniciante no assunto , passa aquela sensação de que em 100% faz ela estragar mais rápido e que seria vantagem ela trabalhar pela temperatura. Desculpe a insistência no assunto, sou iniciante, porém gosto de saber bem o que vou fazer.

Editado por rafaelmelojogos

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaelmelojogos

Essas bombas de WC não foram feitas pra trabalhar com variação de velocidade.. O ideal pra elas, é justamente trabalharem com velocidade constante..

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, RS Faria disse:

@rafaelmelojogos

Essas bombas de WC não foram feitas pra trabalhar com variação de velocidade.. O ideal pra elas, é justamente trabalharem com velocidade constante..

E sobre os connectores, tem diferença mesmo ou só frescura? Eu sei que o cpu fan trabalha de acordo com a temperatura do cpu, mas e os outros Aoi_pump, ham...?

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaelmelojogos Deixar a bomba alterar a velocidade vai acabar provocando danos com o tempo. Essas bombas são feitas para operar a 12V, nada mais, nada menos.

A bomba você conecta em qualquer lugar que permita desativar o controle de velocidade e deixar rodando sempre no máximo. O fan você pode conectar como quiser, regulando a velocidade ou não. O ideal é ligar no CPU_FAN.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 25 minutos atrás, Foxwalt disse:

@rafaelmelojogos Deixar a bomba alterar a velocidade vai acabar provocando danos com o tempo. Essas bombas são feitas para operar a 12V, nada mais, nada menos.

A bomba você conecta em qualquer lugar que permita desativar o controle de velocidade e deixar rodando sempre no máximo. O fan você pode conectar como quiser, regulando a velocidade ou não. O ideal é ligar no CPU_FAN.

Obg carinha, visto que já sanei minhas dúvidas o tópico pode até ser fechado, Ligarei a bomba no Aio_pump porque reparei que não da nem para controlar ele na bios, ele sempre fica no max, o que deixará a bomba no maximo sempre, e a ventoinha do radiador ligarei na cpu_fan.

Obg.

adicionado 0 minutos depois
    29 minutos atrás, Foxwalt disse:

Obg manolo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais