Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bomba e fan do water cooler


Posts recomendados

Galera qual a melhor forma de conectar o water cooler? Eu tenho 5 entradas

HAM Fan, Chassi Fan, OPT fan, Cpu fan e AIO Pump. Minha placa-mãe é uma asus z270e strix e o water cooler é um

WaterCooler CoolerMaster Masterliquid Lite 120 

 

 https://www.kabum.com.br/produto/87411/watercooler-coolermaster-masterliquid-lite-120-mlw-d12m-a20pw-r1 , o manual da placa-mãe diz para conectar o fan do water cooler no AIO Pump, mas ele deixa o fan a 100% e isso gera bastante barulho, em fim, qual a maneira correta de liga-lo?

Se não for pedir demais alguem poderia explicar cada um desses conectores e suas diferencas? Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

@rafaelmelojogos

 

A bomba é no "AIO Pump".. Se ela fica à 100% é o correto.. A bomba deve ficar em 100% mesmo..

 

Deve ir no "CPU_Fan".. A velocidade dela deve variar..

Desculpa , mas você poderia ser mas claro? ficou meio vago, você quer dizer que eu devo colocar o conector da bomba no aio_pump e o conector da ventoinha do radiador no cpu_fan?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rafaelmelojogos disse:

Desculpa , mas você poderia ser mas claro? ficou meio vago, você quer dizer que eu devo colocar o conector da bomba no aio_pump e o conector da ventoinha do radiador no cpu_fan?

Isso mesmo.. Pelo jeito, não ficou um post vago o bastante :P

 

O que pode ter ficado meio confuso é a parte da rotação das coisas.. A bomba DEVE ficar sempre em rotação máxima.. Se o conector AIO_PUMP faz isso, beleza, é assim mesmo.. O que deve variar de rotação é a fan do radiador e o CPU_FAN faz isso por padrão..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, RS Faria disse:

Isso mesmo.. Pelo jeito, não ficou um post vago o bastante :P

 

O que pode ter ficado meio confuso é a parte da rotação das coisas.. A bomba DEVE ficar sempre em rotação máxima.. Se o conector AIO_PUMP faz isso, beleza, é assim mesmo.. O que deve variar de rotação é a fan do radiador e o CPU_FAN faz isso por padrão..

Entendi , obrigado pela paciência, se poder me responder mais essa eu agradeço. Porquê a bomba deve ficar em 100% não seria melhor ela trabalhar de acordo com a temperatura junto com a fan também ? na minha cabeça como sou iniciante no assunto , passa aquela sensação de que em 100% faz ela estragar mais rápido e que seria vantagem ela trabalhar pela temperatura. Desculpe a insistência no assunto, sou iniciante, porém gosto de saber bem o que vou fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

@rafaelmelojogos

 

Essas bombas de WC não foram feitas pra trabalhar com variação de velocidade.. O ideal pra elas, é justamente trabalharem com velocidade constante..

E sobre os connectores, tem diferença mesmo ou só frescura? Eu sei que o cpu fan trabalha de acordo com a temperatura do cpu, mas e os outros Aoi_pump, ham...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rafaelmelojogos Deixar a bomba alterar a velocidade vai acabar provocando danos com o tempo. Essas bombas são feitas para operar a 12V, nada mais, nada menos.

 

A bomba você conecta em qualquer lugar que permita desativar o controle de velocidade e deixar rodando sempre no máximo. O fan você pode conectar como quiser, regulando a velocidade ou não. O ideal é ligar no CPU_FAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Foxwalt disse:

@rafaelmelojogos Deixar a bomba alterar a velocidade vai acabar provocando danos com o tempo. Essas bombas são feitas para operar a 12V, nada mais, nada menos.

 

A bomba você conecta em qualquer lugar que permita desativar o controle de velocidade e deixar rodando sempre no máximo. O fan você pode conectar como quiser, regulando a velocidade ou não. O ideal é ligar no CPU_FAN.

Obg carinha, visto que já sanei minhas dúvidas o tópico pode até ser fechado, Ligarei a bomba no Aio_pump porque reparei que não da nem para controlar ele na bios, ele sempre fica no max, o que deixará a bomba no maximo sempre, e a ventoinha do radiador ligarei na cpu_fan.

Obg.

adicionado 0 minutos depois
29 minutos atrás, Foxwalt disse:

@rafaelmelojogos Deixar a bomba alterar a velocidade vai acabar provocando danos com o tempo. Essas bombas são feitas para operar a 12V, nada mais, nada menos.

 

A bomba você conecta em qualquer lugar que permita desativar o controle de velocidade e deixar rodando sempre no máximo. O fan você pode conectar como quiser, regulando a velocidade ou não. O ideal é ligar no CPU_FAN.

Obg manolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!