Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque que os dados são convertidos série e paralelos no RF


Shadow16

Posts recomendados

Olá galera , estou fazendo um projecto de um controle de radiofrequência  e fui lendo que na transmissão há conversão de dados   em série em paralelo e vice-versa, isto é , a entrada de dados no ht12E é paralela o ci converte esses dados em série e envia para transmissor esses dados chegam ao receptor que envia os dados em série  ao  ht12D que por sua vez converte em dados em paralelo e de seguida para o despositivo que se pretende controlar.

É assim pessoal, gostaria de saber o porque dessa conversão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou tendo alguma dificuldade momentânea em fazer algum "paralelo" com algo  da sua vida cotidiana mas vejamos...

...difícil...

Mas algo como: uma câmera capta ponto a ponto e envia cada ponto e joga na posição correta da sua tela e... nada bom

Imagine algo como como "tirar cola" de um desenho dum mapa com um papel transparente. Faz de conta que a caneta é muito cara cara mesmo. Ela seria a portadora, o mapa a informação, e o papel a tela. A caneta transfere serialmente cada linha, ao terminar o serviço, você tem um mapa digamos... paralelo

...e com isso usa-se uma cara caneta só (frequencia) como transportadora,

É... não foi uma comparação muito feliz.. de fato foi bem feia e nem sei se eu entenderia...

Aguarde novas.

 

Olha isso que legal que tinha no extinto site rogercom

 

AnimaTransmissao.gif&key=8599ce5318e4cc0

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre um fio condutor e o sinal de rádio é o meio. O fio usa a condutividade elétrica do cobre e o rádio a propagação magnética. 1 fio consegue conduzir um sinal por vez, o mesmo se dá com o rádio. Para se ter uma transmissão paralela de 8 bits ou canais com fio são necessários 8 fios. No rádio, 8 frequências ou truques de modulação para inserir 8 sinais simultâneos. Fica mais prático então colocar tais sinais em fila indiana, realizar a transmissão e, se for necessário (cada caso é um caso), recompor o paralelismo no ponto de recepção.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transmissão de dados paralela precisa de muitos fios para realizar a transmissão, chegou a conhecer os HDs IDE? Então, sua transmissão era de modo paralelo, com aquele cabo lá de 40 vias, aí chegou os HDs SATAS com meia dúzia de fios e muito mais velocidade sendo transmitida de modo paralelo. 

 

Mas e no caso da rádio frequência? Ela só possui um único caminho, não dá pra transmitir nem 8 nem 80 sinais de uma vez só. Então a solução foi enfileirar os dados e transmitir pelo único caminho existente, isso se chama Transmissão de dados serial.  

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera , quero agradecer a todos vocês é que inicialmente  estava a entender nada,mas lendo e relendo todos os posts deu para entender perfeitamente.

Isadora sinceramente é um exemplo feio rsrsrs, mas depois de ler 3x eu pude perceber  o o funcionamento e principalmente devido ao desenho que foi muito bom obg.

Quanto ao Sergio e o Mestre88 ajudaram-me a perceber o pok disso,muito obg pessoal.

Todos vocês ajudaram muito.

adicionado 14 minutos depois

Então eu pude perceber que:

obrigatoriamente inicialmente tem de ser paralelo devido aos 12 bits que são 8 endereços e 4 dados e eles entram todos para o ci, mas como a radiofrequência possui apenas apenas um caminho foi necessário que eles andem em fila transformando-o em dados seriados passando assim por um único canal, ao chegar ao transmissor eles são novamente divididos em que os bits de endereço vão para o reconhecimento e os bits de dados vão para a transmissão dos dados sendo estes chamados de dados paralelos. Certo??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shadow16 isso aí, entendeu direitinho. 

Interessante que esse método de transmissão de dados evoluiu tanto que a velocidade dele é muito mais alta do que a transmissão paralela. 

Hoje em dia todos aparelhos eletrônicos usam transmissão serial e tanto faz serem com fio ou sem fio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!