Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto para trafo lava louça


Lica Beck

Posts recomendados

Essa capinha faz várias funções simultâneas:

- proteção mecânica

- evita que a fiação fique frouxa

- proteção elétrica (isolação)

Se não tiver nada semelhante, vai de durex mesmo ou  fita crepe.

adicionado 2 minutos depois

Olhando para a última foto postada, notei que já tem uma fita branca. Usou o quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida. A validade também é recuperar minha lava louça que caso contrário seria lixo...Muito difícil peças de reposição. Se a eletrônica funciona como a elétrica, ou seja, o trafo funcionou como um interruptor, tenho esperanças! Ou falei besteira? Na máquina tem um botão liga desliga que não estava acionado e que ligava a máquina ou acendia os circuitos e programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:):thumbsup:

Que felicidade! Montei o trafo (sem sobrar peça nenhuma rsrsrsrs) e efetuei o teste. Energizei o primário com 127v e medi o secundário. Leitura: 12.4v

Estava lendo na internet que dificilmente aa leitura nos trafos é igual à especificada. Falta qualidade nos projetos e controle nas montagens, acho.

Acho que agora posso soldar o trafo na placa, certo? E conectar todos os cabos para ver o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Lica Beck disse:

:):thumbsup:

Que felicidade! Montei o trafo (sem sobrar peça nenhuma rsrsrsrs) e efetuei o teste. Energizei o primário com 127v e medi o secundário. Leitura: 12.4v

Estava lendo na internet que dificilmente aa leitura nos trafos é igual à especificada. Falta qualidade nos projetos e controle nas montagens, acho.

Acho que agora posso soldar o trafo na placa, certo? E conectar todos os cabos para ver o resultado.

Sim, mas as diferenças de tensões também tem a ver com:

Se está escrito 120V e alimenta com 127V, é proporcional então aumenta a V na saída.

Quando emendou o fio do primário ele diminuiu, pouca coisa mas diminuiu. Então isso também muda, pois se antes era pra 120V agora pode ter mudado pra 118V. por exemplo.

Isso apenas como informação mesmo, já que 2 V não vai atrapalhar o funcionamento da lava louças, que com certeza possui um estabilizador de tensão na placa.

 

7 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Me fez lembrar quando criança o desmonte dos despertadores de corda, os cebolões! Mas sempre sobrava peças!:tw_blush:

Quando eu era pequeno cheguei a desmontar transformadores, mas nunca consegui montar de novo, sempre deixava quebrar os fiozinhos.:tw_blush:

Porém por esses dias inventei de alterar a tensão de um transformador de 36V para algo como 12V e 24V para fazer uma fonte de bancada, também obtive êxito. O bom é que aproveitei o mesmo fio.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lava louça foi montada. Liguei e as funções do painel parecem corretas. O interessante é que a cor do fundo dos leds ficou mais escura. Eram azul claro e agora está um azul médio bonito e intenso. Ao ligar a função lavagem se ouve um barulho parecendo da bomba mas não está entrando água. Agora preciso ver quais os próximos passos a serem testados. Alguma sugestão? Andei lendo que se deve colocar água dentro para verificar se a máquina joga fora e com isso testar a bomba. É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A água entra pela própria pressão dela.

Tem que verificar se a eletrovalvula está sendo energizada e se sim, se a bobina dela não está aberta.

Cuidado. Ali é tensão da rede.

Se não, pode ser relé, transistor que aciona o rele.

Aí tem que sair verificando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço a sua máquina mas, normalmente, a água entra pela pressão da sua casa e o controle de entrada é feito por uma válvula solenóide (acionamento elétrico).

Seguindo a mangueira de entrada de água vai vê-la entrando num componente do qual saem 2 fios. É a válvula. Com o multímetro em Ohms verifique se a bobina não abriu, o mesmo teste que fez no transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notícias:

A máquina está funcionando perfeitamente!!!!!:D:D

O problema era mais simples. O solenoide está ok! Bastou eu colocar água dentro dela e iniciar o ciclo que foi até o final. Provavelmente o sistema que funciona com água e vácuo estava colado ou algo assim.

Obrigado a todos que colaboraram pelas dicas e paciência como o @Sérgio Lembo. Um especial agradecimento à @Isadora Ferraz que acertou na mosca. O problema era mesmo o fusível térmico do trafo. Bastou trocar para a placa funcionar (a remontar o trafo foi necessário por erro meu ao abrir o primário para retirar o tal fusível).

Então encerro aqui esse post por ter atingido o objetivo. Agora preciso consertar o microondas mas abrirei novo post. Se quiserem ajudar, agradeço bastante.

  • Curtir 1
  • Amei 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!