Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar solda eletrônica 220V para 127V


Hbadotti

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, comprei uma solda eletrônica do aliexpress, porém o campeão do vendedor me enviou uma solda 220v, eu abri ela e percebi que ela é eletrônica (resistores, transistores e etc) porém como tenho uma noção bem básica de eletrônica, não consegui identificar o que fazer para transforma-la em 110v (127v)...

 

O vendedor vende a mesma solda em 2 opções, 110v e 220v, ou seja, acredito que essa PCB já tenha tanto o formato para 220v tanto para 110v, que seja apenas adicionar ou remover algo. Estou dando upload nas fotos que tirei da PCB para ver se alguém consegue entender o que devo fazer para transforma-la em 110v

20171022_132410.jpg

20171022_132511.jpg

20171022_132526.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impossível ver as trilhas da placa.

Mas, se ela é 220V e você pretende ligar em 110V, não irá queimar. O máximo que vai acontecer é aquecer menos.

Aparentemente trata-se de um dimmer e irá funcionar normal. 

Outra coisa: verifique com um multimetro se não há contato entre a entrada de energia e a ponta de solda.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Impossível ver as trilhas da placa.

Mas, se ela é 220V e você pretende ligar em 110V, não irá queimar. O máximo que vai acontecer é aquecer menos.

Aparentemente trata-se de um dimmer e irá funcionar normal. 

Outra coisa: verifique com um multimetro se não há contato entre a entrada de energia e a ponta de solda.

 

Se eu ligar em 110v, eu terei 15W... Isso não serve para fazer solda eletrônica. Obrigado..

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

@Hbadotti Compre um auto transformador e use ele em 220V mesmo, isto se você não tiver 220V em sua residência. Irá até economizar energia elétrica usando em 220V.

Auto transformador fora de questão amigo, paguei 20 na solda e um transformador é 85...

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Já tentou?

Já amigo, não da certo, teria que ser no mínimo uns 30w pra começar a fazer soldar, 15w é metade disso, você acaba queimando sua PCB mas não derrete o estanho. A solução da qual eu preciso aqui é apenas transformar a solda para 110v, agradeço a sua ajuda e disposição.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Quem manda na tensão aí não é o circuito eletrônico e sim a resistência do ferro. O circuito eletrônico como já foi dito, é somente um dimmer.

Infelizmente não há uma maneira de fazer funcionar a plena potência em 110V.

 

Hmm, e eu não consigo aumentar a resistência desse ferro? Nem mesmo colocando um resistor antes dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hbadotti disse:

Hmm, e eu não consigo aumentar a resistência desse ferro? Nem mesmo colocando um resistor antes dele?

É ao contrário, tem que diminuir. Se fosse possível abrir a resistência do ferro e cortar na metade poderia dar certo, mas não faça isso o risco de quebrar e não conseguir montar é muito grande.

 

Uma gambiarra que pode funcionar é ligar o ferro em 110VCC aí teria uma tensão de pico de 165V vai esquentar mais do que na tomada normal, só que aí o circuito eletrônico não funciona teria que ser retirado, pois foi feito para AC.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Mestre88 disse:

É ao contrário, tem que diminuir. Se fosse possível abrir a resistência do ferro e cortar na metade poderia dar certo, mas não faça isso o risco de quebrar e não conseguir montar é muito grande.

 

Uma gambiarra que pode funcionar é ligar o ferro em 110VCC aí teria uma tensão de pico de 165V vai esquentar mais do que na tomada normal, só que aí o circuito eletrônico não funciona teria que ser retirado, pois foi feito para AC.

 

Entendi, caso eu quisesse arriscar transformar em 110v eu teria que cortar a resistencia pela metade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Hbadotti disse:

Entendi, caso eu quisesse arriscar transformar em 110v eu teria que cortar a resistencia pela metade?

Isso aí, mas não tente fazer isso.
Eu tentaria:

10 horas atrás, Mestre88 disse:

é ligar o ferro em 110VCC aí teria uma tensão de pico de 165V

Nesse caso tem que retirar o componente preto (suponho que seja um triac) da plaquinha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas antes vender o ferro de solda para algum conhecido ou no mercado livre o com a verba dar entrada ou comprar outro de tensão adequada (já que dá para revender por um preço maior ou igual já que vem com preço baixo da China*, apesar* que está usada, o povo do mercado livre vive fazendo isso, mas claro avise que é de pouco uso)... já que um aumento*  por transformador da tua tensão de 110V não rolaria devido ao orçamento ^^

 

 

adicionado 2 minutos depois

Se você entrar em disputa com no Aliexpress pode resolver o teu caso também... só você mostrar o anuncio e que você pediu o de 110V ... mas caso esteja no anuncio e você que não leu... ai só vendendo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo 30W não é lá grande coisa. Qualquer trafo um pouco maior que um trafinho pode dar esta potência. Se ele tiver entrada 127/220 você fabrica um autotrafo. P.ex. um trafo 12+12 3...5A pode não ser muito caro ou até você ter alguma sucatinha aí...

 

17 horas atrás, Mestre88 disse:

Uma gambiarra que pode funcionar é ligar o ferro em 110VCC aí teria uma tensão de pico de 165V

Acho que não dá muito certo pois tem uma peça que pode ser um triac e este prefere ac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Isso aí, mas não tente fazer isso.
Eu tentaria:

Nesse caso tem que retirar o componente preto (suponho que seja um triac) da plaquinha.

 

Entendi, vou ter que me desfazer da solda mesmo...

adicionado 0 minutos depois
6 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Mas antes vender o ferro de solda para algum conhecido ou no mercado livre o com a verba dar entrada ou comprar outro de tensão adequada (já que dá para revender por um preço maior ou igual já que vem com preço baixo da China*, apesar* que está usada, o povo do mercado livre vive fazendo isso, mas claro avise que é de pouco uso)... já que um aumento*  por transformador da tua tensão de 110V não rolaria devido ao orçamento ^^

 

 

adicionado 2 minutos depois

Se você entrar em disputa com no Aliexpress pode resolver o teu caso também... só você mostrar o anuncio e que você pediu o de 110V ... mas caso esteja no anuncio e você que não leu... ai só vendendo mesmo.

É... Já entrei com um caso no aliexpress... Vamos ver agora... Mas no final terei que vender no ML

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!