Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Loadline Calibration Para Ryzen 7


Posts recomendados

PC:

Ryzen 7 1700
MB: MSI A320m PRO-VD PLUS Ryzen 7 ready.
Mem: Corsair Vengeance LPX 8Gb 2400 mhz 
VGA: Tenho uma GTX 260 e uma R7 260X (esta a que está equipada agora).
Sistema: Windows 10 64 bits.
PSU: Corsair 600W

 

Meu PC estava instável pakas, desativando o modo TURBO ele estabilizava, abri um tópico aqui no forum, e recebi umas dicas muito interessantes. 

 

Uma delas foi colocar o Loadline calibration no maximo, isso resolveu a instabilidade, mas o máximo é 200%, então testei reduzindo pra 40%, e mesmo assim apresentou um pouco de instabilidade (Detalhe, não estou overclockando nada, o max turbo quando ativava desestabilizava muito, provavelmente a tensão caia demais), como com 40% ainda ficou instavel, aumentei pra 50%, e não tive problemas nos ultimos 3 dias, e aparentemente agora esta estável.

 

Minha dúvida é, é seguro manter sempre ativado o loadline calibration? Se for, será que 50% ta sussegado ou vai acaba rapidão com a vida util do processador ou Mobo? Se for acabar, quanto mais ou menos sera que vai diminuir? Hehehhehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Issacar Augusto Peltz

 

LLC é um parâmetro que visa compensar eventuais quedas de Vcore na CPU, em situações em que a CPU está em carga.. Isso é muito importante, em sistemas com OC, pois evita esse tipo de instabilidade..

 

Agora, se está precisando fazer isso sem OC, duvido um pouco da capacidade dessa placa, de levar sua CPU.. Mas, NÃO, o LLC não influi na vida útil de nada.. Mas, você precisa ficar de olho no Vcore que é aplicado à CPU.. Esse é o "veneno"..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continua na mesma de acordo com CPU-Z, só não consigo ver os picos de estabilização que ocorrem quando a placa-mãe envia mais potencia quando baixa a tensão, nem o pico que acontece quando estabiliza no idle depois do stress, que teoricamente geraria um pico talvez superior ao VID.

 

Mas em idle fica de boas em 1,3-1,38 e sob carga baixa pra em torno de 1,1V. 

 

Ai to com LCC ativado em 50%, porque em 40% ainda assim chegou a rebootar. Mas com 50%, ja a uns 3 dias não gerou mais instabilidade, a temperatura do processador ta sussegada, só queria tirar essa duvida mesmo se deixando nos 50% não teria problema algum, porque neste caso, nem adiantaria mandar a placa pra garantia, porque mandariam no maximo outra igual......então....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Issacar Augusto Peltz Cara, 1.425mV é onde você não quer estar. Diversas pessoas tem problemas com mobos MSI, pelo jogo de bios ruim deles :/

 

Imagino que você esteja rodando a ultima versão da bios certo?

 

 

Baixa ae o MSI Command Center, ele faz overclock e permite mexer nas voltagens, eu recomendaria, se você conseguir fazer isso na sua mobo A320 que não deveria permiter OC, trave o clock.

 

Com o cooler stock 3.5Ghz vai ser de boas, e a mobo deve aguentar tambem. Tente 35x100 no multiplicador e tensão a 1.300mV, se não rolar, tente 1.350mV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!