Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do Ryzen 5 1600 em stress?


Posts recomendados

Olá,

 

Comprei um R5 1600 e tive muita dificuldade na instalação do cooler box, porém depois de mais de uma hora eu consegui. Durante o cooler box entrou em contato com o processador várias vezes, e eu retirava depois de inúmeras tentativas, então temo que possa ter diminuído a eficiência da pasta térmica (ficado com algumas partes sem pasta, mas não estou certo disso). Rodei um stress test do CPU-Z por 8 minutos, e ele chegou a 78C° (parecia ter estabilizado nisso). Com o Prime 95 a temperatura subiu bem mais rápido e eu senti que passaria dos 80C° fácil fácil, então interrompi o teste com medo de prejudicar o CPU.

 

A pergunta é: é uma temperatura aceitável? Seria seguro um OC pra jogar o processador a 3,7GHz/ 3,8GHz?

Gravei até um vídeozinho como demonstração.

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei a pasta térmica por uma Z5 de DeepCool e a temperatura continuou a mesma... Problema é que tenho que tirar a placa-mãe so pra trocar a pasta térmica... Parece que ficou até um pouco mais quente na realidade

 

EDIT: Não sei se é normal, mas quando ele ta parado fica a 39C°, quando clico pra abrir uma pasta ele simplesmente pula dos 39 pra 49C° de uma vez só

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra mim você tá fixando este cooler errado. Qual o gabinete? Tem boa refrigeração, fans extras, etc?

Eu sempre testo tudo fora do gabinete, instalo o sistema, faço alguns benchs, vejo se tá tudo estável pra só depois montar.

 

Aproveito pra deixar dois vídeos aqui, este abaixo pra rotacionar o logo AMD:

Mas faça isso sem estar encaixado na placa-mãe, do jeito que o cara fez aí tá errado, podendo cair pedaços de alumínio na placa. Limpe bem antes de instalar.

 

Este outro pra instalar o cooler, sempre em X apertando aos poucos cada lado até estar bem fixado:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de rotacionar o logo da AMD seria apenas estético não? E quanto a instalar o cooler box, dessa vez tive bem menos dificuldade, sempre parafuso em X e parafusei até o ponto em que o próprio parafuso para de girar, ficou bem firme.

 

Quanto ao gabinete, tenho um AERO 500 e apenas um FAN traseiro jogando o ar pra fora. A organização de fios não está das melhores mas eu fiz o melhor para limpar toda a área em cima da placa-mãe (fiz um cable management bem sofrido mas já ajudou a ficar mais livre).

 

EDIT: To pensando na possibilidade de ter colocado muita pasta térmica, coloquei só um pingo no meio, mas talvez um pingo maior do que o necessário. Isso poderia contribuir para o aumento da temperatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, apenas estético. No seu caso tem led no logo AMD, ou ele fica apagado? Até hoje não sei porque eles deixaram o logo de lado, sendo que toda placa-mãe que vi tem a mesma fixação. Como não custava nada eu virei o meu, só quis te passar a ideia já que tava mexendo nele.  ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, CarlMartins disse:

Essas temperaturas são tristes.

 

Como estão as temperaturas depois de refixar o cooler e colocar a Z5? Não se preocupe de colocar um pouco de pasta a mais porque o pior é colocar de menos. Se a gota for um pouco maior, a pasta só vai acumular mais nas laterais, e a Z5 é bem viscosa e não vai acumular no processador. O que sobrar vai parar na lateral do dissipador.

 

E como está o core voltage (vcore)? Veja pelo Ryzen Master.

 

O BIOS está atualizado para a última versão? Os drivers da placa-mãe estão todos atualizados? Porque saem atualizações de BIOS e de drivers toda hora. Se estiver tudo desatualizado, não dá para garantir nenhum desses dados porque o Ryzen é novo e saíram uma enxurrada de atualizações nos últimos meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha configuração completa para caso seja necessário

 

Placa de vídeo: GTX 1060 6GB

placa-mãe: Asus PRIME B350M-A

Processador: Ryzen 5 1600

Fonte: CX550

HD: 1TB Seagate Barracuda

Gabinete: Aero 500

Memória: 8GB HyperX 2666

 

Quando chegou o PC já fui atualizar a BIOS e coloquei a 3401 (a mais atual que encontrei no site da ASUS)

No Ryzen Master o CPU Voltage está 1.2375

Depois de aplicar a Z5 eu to sentindo a temperatura até um pouco mais instável e chegando aos 78°C mais rápido ainda no stress do CPU-Z.

Talvez seja importante destacar que hoje está 33C° graus aqui onde moro, to quase aplicando pasta térmica em mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mesmo assim, tá alta a temperatura, não era pra estar chegando a isso tudo não.

Se não me engano a temperatura limite de funcionamento pleno dos Ryzen é de ~80ºC, acima disso ele vai começar a dar throttle (redução de clock e voltagens) para segurança do equipamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CarlMartins como fica o core voltage no teste de stress do CPU-Z? 

 

Sobre o calor, faça o seguinte, abra a tampa lateral do gabinete e deite o gabinete. Assim você elimina uma possível má refrigeração do gabinete. Rode o stress do CPU-Z. Se continuar batendo nos 78-80ºC e estiver tudo ajeitadinho, cooler bem fixado, core voltage baixo em teste de estresse, etc., resta apenas trocar o cooler. É bom lembrar que o pessoal começou a comprar Ryzen já no começo do outono / inverno, que foi bem forte este ano e só começou a esquentar agora. O seu cooler box também parece ser o mais simples dos Wraith, não? 

 

Como você está querendo fazer over, pode comprar um Gammaxx S40 (99$ na Pichau) e tentar colocar ele a 3.8Ghz. Ou então compre um H60. No teto só cabe water cooler com fan slim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Phoenyx disse:

Mesmo assim, tá alta a temperatura, não era pra estar chegando a isso tudo não.

Se não me engano a temperatura limite de funcionamento pleno dos Ryzen é de ~80ºC, acima disso ele vai começar a dar throttle (redução de clock e voltagens) para segurança do equipamento. 

 

Realmente ta quente, to pesquisando o dia todo e até me deixa triste ver que tem gente que colocou a 3,8GHz e mal passa dos 60C°.

 

25 minutos atrás, Contiusa disse:

@CarlMartins como fica o core voltage no teste de stress do CPU-Z? 

 

Sobre o calor, faça o seguinte, abra a tampa lateral do gabinete e deite o gabinete. Assim você elimina uma possível má refrigeração do gabinete. Rode o stress do CPU-Z. Se continuar batendo nos 78-80ºC e estiver tudo ajeitadinho, cooler bem fixado, core voltage baixo em teste de estresse, etc., resta apenas trocar o cooler. É bom lembrar que o pessoal começou a comprar Ryzen já no começo do outono / inverno, que foi bem forte este ano e só começou a esquentar agora. O seu cooler box também parece ser o mais simples dos Wraith, não? 

 

Como você está querendo fazer over, pode comprar um Gammaxx S40 (99$ na Pichau) e tentar colocar ele a 3.8Ghz. Ou então compre um H60. No teto só cabe water cooler com fan slim.

 

Meu cooler é o Wraith Spire, só que sem o LED. 

No Ryzen Master a tensão não muda quando coloco em stress.

Apesar da temperatura não acredito que trocar o cooler vá resolver, esses cooler box dos Ryzen 5 1600/ Ryzen 7 parecem ser extremamente eficientes (pelo menos pras outras pessoas).

Vou fazer o que recomendou de abrir a tampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, CarlMartins disse:

esses cooler box dos Ryzen 5 1600/ Ryzen 7 parecem ser extremamente eficientes (pelo menos pras outras pessoas).

 

Eles são bons como cooler box, mas não são essa maravilha toda. As pessoas se enganam e criam muito mito. A primeira versão do Wraith só é 2ºC melhor do que o cooler box tradicional da AMD. Um 212X é muito superior. Se você quiser fazer um over decente, vai ter que comprar outro cooler.

 

Lembrei de uma coisa, você está usando a opção de "Alto Desempenho" nas opções de energia do Windows? Se estiver, volte para equilibrado. Pode ser isso. Não sei como é no Ryzen, mas a CPU fica rodando no clock máximo em repouso, o que é completamente desnecessário e não melhora em nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx isso não vem ao caso (eu não tenho Ryzen). Estou tentando orientar o usuário. Eu só não sei se o usuário ainda pode escolher a opção de Alto Desempenho do Windows, porque isso geralmente cria problemas de temperatura. E eu sei que as pessoas adoram habilitar essa opção de Alto Desempenho em desktop achando que estão no lucro.

 

Só não sei se o Ryzen não permite esse tipo de ajuste de programas de terceiros (no caso o Windows). Eu sei que 'funciona' com os FX e os Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No caso do Ryzen, com estes drivers, aparece a opção Ryzen Balanced nas configurações de energia, que deve ser a escolhida. O indicado é não utilizar as opções padrão do Windows.

Antes a galera tinha que deixar em alto desempenho senão a performance do processador era prejudicada, daí a AMD lançou isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei o plano de energia Ryzen, abri a tampa do gabinete e deixei ele rodando o stress test, a diferença de temperatura foi de incriveis 3C°, ou seja, estabilizou em 75C°. Pelo jeito dei azar com esse cooler mesmo, é uma pena.

 

Imagem da "organização" do gabinete. Como disse, não ta nem perto de bom, mas tentei livrar o espaço em cima da mobo.

IMG_20171216_202030299.thumb.jpg.7571517c753230171d5ff55e472ad03b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CarlMartins estranho.

 

@Flávio Santana Lima, 1.24V no teste de estresse está normal para o default, não? Estou lendo de gente com 1.35V no default.

 

Alguma sugestão? Chip bichado? Problema no cooler Wraith? Ele está usando a Z5 e a temperatura ambiente é de +-33ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!