Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Comprei um R5 1600 e tive muita dificuldade na instalação do cooler box, porém depois de mais de uma hora eu consegui. Durante o cooler box entrou em contato com o processador várias vezes, e eu retirava depois de inúmeras tentativas, então temo que possa ter diminuído a eficiência da pasta térmica (ficado com algumas partes sem pasta, mas não estou certo disso). Rodei um stress test do CPU-Z por 8 minutos, e ele chegou a 78C° (parecia ter estabilizado nisso). Com o Prime 95 a temperatura subiu bem mais rápido e eu senti que passaria dos 80C° fácil fácil, então interrompi o teste com medo de prejudicar o CPU.

A pergunta é: é uma temperatura aceitável? Seria seguro um OC pra jogar o processador a 3,7GHz/ 3,8GHz?

Gravei até um vídeozinho como demonstração.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Com esta temperatura não, já tá assando sem OC imagina com. Eu retiraria o cooler, reaplicaria a pasta e encaixaria de novo, sempre apertando em X até ficar firme.

• Curtir 1
Postado

Mas está limpando a pasta velha com o quê? O único material recomendado é o alcool isopropilico porque não tem agua na composição.Se usar outro tipo de solvente é melhor consultar porque alguns são oxidantes e ouros deixam residuo organico.Cuidado!

• Curtir 1
Postado

Troquei a pasta térmica por uma Z5 de DeepCool e a temperatura continuou a mesma... Problema é que tenho que tirar a placa-mãe so pra trocar a pasta térmica... Parece que ficou até um pouco mais quente na realidade

EDIT: Não sei se é normal, mas quando ele ta parado fica a 39C°, quando clico pra abrir uma pasta ele simplesmente pula dos 39 pra 49C° de uma vez só

• Membro VIP
Postado

Pra mim você tá fixando este cooler errado. Qual o gabinete? Tem boa refrigeração, fans extras, etc?

Eu sempre testo tudo fora do gabinete, instalo o sistema, faço alguns benchs, vejo se tá tudo estável pra só depois montar.

Aproveito pra deixar dois vídeos aqui, este abaixo pra rotacionar o logo AMD:

Mas faça isso sem estar encaixado na placa-mãe, do jeito que o cara fez aí tá errado, podendo cair pedaços de alumínio na placa. Limpe bem antes de instalar.

Este outro pra instalar o cooler, sempre em X apertando aos poucos cada lado até estar bem fixado:

• Curtir 1
Postado

No caso de rotacionar o logo da AMD seria apenas estético não? E quanto a instalar o cooler box, dessa vez tive bem menos dificuldade, sempre parafuso em X e parafusei até o ponto em que o próprio parafuso para de girar, ficou bem firme.

Quanto ao gabinete, tenho um AERO 500 e apenas um FAN traseiro jogando o ar pra fora. A organização de fios não está das melhores mas eu fiz o melhor para limpar toda a área em cima da placa-mãe (fiz um cable management bem sofrido mas já ajudou a ficar mais livre).

EDIT: To pensando na possibilidade de ter colocado muita pasta térmica, coloquei só um pingo no meio, mas talvez um pingo maior do que o necessário. Isso poderia contribuir para o aumento da temperatura?

• Membro VIP
Postado

Sim, apenas estético. No seu caso tem led no logo AMD, ou ele fica apagado? Até hoje não sei porque eles deixaram o logo de lado, sendo que toda placa-mãe que vi tem a mesma fixação. Como não custava nada eu virei o meu, só quis te passar a ideia já que tava mexendo nele.  ^^

• Curtir 1
Postado

O meu não tem o RGB infelizmente, já seria uns FPS a mais. Árvore de natal for the win!

Vou manter essa pasta até comprar alcool isopropilico, depois que comprar vou fazer uma melhor limpeza nele e tentar de novo. Essas temperaturas são tristes. Obrigado! 

Postado
10 minutos atrás, CarlMartins disse:

Essas temperaturas são tristes.

Como estão as temperaturas depois de refixar o cooler e colocar a Z5? Não se preocupe de colocar um pouco de pasta a mais porque o pior é colocar de menos. Se a gota for um pouco maior, a pasta só vai acumular mais nas laterais, e a Z5 é bem viscosa e não vai acumular no processador. O que sobrar vai parar na lateral do dissipador.

E como está o core voltage (vcore)? Veja pelo Ryzen Master.

O BIOS está atualizado para a última versão? Os drivers da placa-mãe estão todos atualizados? Porque saem atualizações de BIOS e de drivers toda hora. Se estiver tudo desatualizado, não dá para garantir nenhum desses dados porque o Ryzen é novo e saíram uma enxurrada de atualizações nos últimos meses.

Postado

Minha configuração completa para caso seja necessário

Placa de vídeo: GTX 1060 6GB

placa-mãe: Asus PRIME B350M-A

Processador: Ryzen 5 1600

Fonte: CX550

HD: 1TB Seagate Barracuda

Gabinete: Aero 500

Memória: 8GB HyperX 2666

Quando chegou o PC já fui atualizar a BIOS e coloquei a 3401 (a mais atual que encontrei no site da ASUS)

No Ryzen Master o CPU Voltage está 1.2375

Depois de aplicar a Z5 eu to sentindo a temperatura até um pouco mais instável e chegando aos 78°C mais rápido ainda no stress do CPU-Z.

Talvez seja importante destacar que hoje está 33C° graus aqui onde moro, to quase aplicando pasta térmica em mim.

• Membro VIP
Postado

Mesmo assim, tá alta a temperatura, não era pra estar chegando a isso tudo não.

Se não me engano a temperatura limite de funcionamento pleno dos Ryzen é de ~80ºC, acima disso ele vai começar a dar throttle (redução de clock e voltagens) para segurança do equipamento. 

Postado

@CarlMartins como fica o core voltage no teste de stress do CPU-Z? 

Sobre o calor, faça o seguinte, abra a tampa lateral do gabinete e deite o gabinete. Assim você elimina uma possível má refrigeração do gabinete. Rode o stress do CPU-Z. Se continuar batendo nos 78-80ºC e estiver tudo ajeitadinho, cooler bem fixado, core voltage baixo em teste de estresse, etc., resta apenas trocar o cooler. É bom lembrar que o pessoal começou a comprar Ryzen já no começo do outono / inverno, que foi bem forte este ano e só começou a esquentar agora. O seu cooler box também parece ser o mais simples dos Wraith, não? 

Como você está querendo fazer over, pode comprar um Gammaxx S40 (99$ na Pichau) e tentar colocar ele a 3.8Ghz. Ou então compre um H60. No teto só cabe water cooler com fan slim.

Postado
37 minutos atrás, Phoenyx disse:

Mesmo assim, tá alta a temperatura, não era pra estar chegando a isso tudo não.

Se não me engano a temperatura limite de funcionamento pleno dos Ryzen é de ~80ºC, acima disso ele vai começar a dar throttle (redução de clock e voltagens) para segurança do equipamento. 

Realmente ta quente, to pesquisando o dia todo e até me deixa triste ver que tem gente que colocou a 3,8GHz e mal passa dos 60C°.

25 minutos atrás, Contiusa disse:

@CarlMartins como fica o core voltage no teste de stress do CPU-Z? 

Sobre o calor, faça o seguinte, abra a tampa lateral do gabinete e deite o gabinete. Assim você elimina uma possível má refrigeração do gabinete. Rode o stress do CPU-Z. Se continuar batendo nos 78-80ºC e estiver tudo ajeitadinho, cooler bem fixado, core voltage baixo em teste de estresse, etc., resta apenas trocar o cooler. É bom lembrar que o pessoal começou a comprar Ryzen já no começo do outono / inverno, que foi bem forte este ano e só começou a esquentar agora. O seu cooler box também parece ser o mais simples dos Wraith, não? 

Como você está querendo fazer over, pode comprar um Gammaxx S40 (99$ na Pichau) e tentar colocar ele a 3.8Ghz. Ou então compre um H60. No teto só cabe water cooler com fan slim.

Meu cooler é o Wraith Spire, só que sem o LED. 

No Ryzen Master a tensão não muda quando coloco em stress.

Apesar da temperatura não acredito que trocar o cooler vá resolver, esses cooler box dos Ryzen 5 1600/ Ryzen 7 parecem ser extremamente eficientes (pelo menos pras outras pessoas).

Vou fazer o que recomendou de abrir a tampa.

Postado
2 minutos atrás, CarlMartins disse:

esses cooler box dos Ryzen 5 1600/ Ryzen 7 parecem ser extremamente eficientes (pelo menos pras outras pessoas).

Eles são bons como cooler box, mas não são essa maravilha toda. As pessoas se enganam e criam muito mito. A primeira versão do Wraith só é 2ºC melhor do que o cooler box tradicional da AMD. Um 212X é muito superior. Se você quiser fazer um over decente, vai ter que comprar outro cooler.

Lembrei de uma coisa, você está usando a opção de "Alto Desempenho" nas opções de energia do Windows? Se estiver, volte para equilibrado. Pode ser isso. Não sei como é no Ryzen, mas a CPU fica rodando no clock máximo em repouso, o que é completamente desnecessário e não melhora em nada. 

Postado

@Phoenyx isso não vem ao caso (eu não tenho Ryzen). Estou tentando orientar o usuário. Eu só não sei se o usuário ainda pode escolher a opção de Alto Desempenho do Windows, porque isso geralmente cria problemas de temperatura. E eu sei que as pessoas adoram habilitar essa opção de Alto Desempenho em desktop achando que estão no lucro.

Só não sei se o Ryzen não permite esse tipo de ajuste de programas de terceiros (no caso o Windows). Eu sei que 'funciona' com os FX e os Intel.

• Membro VIP
Postado

No caso do Ryzen, com estes drivers, aparece a opção Ryzen Balanced nas configurações de energia, que deve ser a escolhida. O indicado é não utilizar as opções padrão do Windows.

Antes a galera tinha que deixar em alto desempenho senão a performance do processador era prejudicada, daí a AMD lançou isso aí.

Postado

Coloquei o plano de energia Ryzen, abri a tampa do gabinete e deixei ele rodando o stress test, a diferença de temperatura foi de incriveis 3C°, ou seja, estabilizou em 75C°. Pelo jeito dei azar com esse cooler mesmo, é uma pena.

Imagem da "organização" do gabinete. Como disse, não ta nem perto de bom, mas tentei livrar o espaço em cima da mobo.

IMG_20171216_202030299.thumb.jpg.7571517c753230171d5ff55e472ad03b.jpg

Postado

@CarlMartins coloca no "Equilibrado" padrão do Windows e veja como fica. Essa opção de Alto Desempenho causa vários problemas de superaquecimento (desnecessáriamente), por isso eu perguntei.

Ou só tem essa opção balanced do Ryzen e Alto Desempenho? 

Postado

Coloquei no equilibrado e rodei o stress, em 5 minutos já tinha chegado nos 77C° (temperatura em que começa a estabilizar, não sei se subiria mais, mas também não vejo necessidade de descobrir já que é uma temperatura bem alta).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!