Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testes P4HT x P4 sem HT


gigahz

Posts recomendados

Afinal, o Hyper Threading ajuda ou atrapalha o desempenho do PC??? Vai fazer diferença eu desativar? Pra melhor ou pra pior? Ou é tipo melhor pra abrir varios aplicativos e pior p/ jogos? Então quando eu for jogar eu devo desativar o HT?? É isso?

Eu sempre tive essa duvida cara, e garanto que muitos a tem tb, então eu resolvi acabar de uma vez por todas com isso e fiz uma porrada de testes aqui pra descobrir a resposta.

Eu tenho um P4 HT 2.8 (numa Intel 865PERL - Radeon9600PRO - 1024ddr400 - Seagate120gb - WindowsXP service pack2) e utilizo o PC com programas de computação gráfica, dentre eles Photoshop e 3DStudio MAX, esse último exige muito do processador ao renderizar cenas complexas no programa... Bom vamos ao que interessa:

Eu fiz testes com vários programas para ter uma nóção ampla do desempenho como HT ativado e depois desativado na bios da MB, dentre eles:

-Tempo de renderização no 3DMAX

- Média de FPS no DOOM3

- Média de FPS no DOOM3 c/ o Media Player

- Codificação de CD para MP3

- Codificação de CD para MP3 c/ o Media Player

- 3DMark05

- 3DMark03

Com esses testes eu procurei simular algumas tarefas comuns e outras mais pesadas... Bom, vamos lá:

>As últimas versões do 3DMAX foram programadas para tirar um proveito de sitemas com dois ou mais processadores, portanto utiliza as duas unidades lógicas simuladas pelo HT para duas baterias de calculos simultaneos a cada píxel na renderização de uma imagem (resumindo: calcula 2 pixels por vez). Os resultados foram os esperados: Quando ativado, o P4 com HT apresentou um desempenho 20% superior ao P4 sem HT. obs: se o sistema tivesse realmente dois processadores, como em workstations proficionais, o desempenho deveria dobrar, mas o P4 HT somente ''simula'' dois processadores utilizando o espaço ocioso.... mas não vamos entrar em detalhes ja comentados anteriormente.....

>No DOOM3, o P4 com e sem HT apresentou exatamente o mesmo desempenho (sem arredondar nem a casa decimal dos fps)... Já nos testes com o MP ligado, o P4 HT apresentou uma vantagem de 3 fps.

>Na decodificaçao de CD, quando ativado o HT realizou a tarefa um pouco mais rápido, mas nada considerável (coisa de 5s à menos dos 4min e 23s do P4 sem HT).... Ao utilizar o Media Player junto, o tempo do P4 comum não só aumentou 30s como as músicas do Player ficaram distorcidas (com falhas)....

>Quanto ao 3DMark, em ambas as versões, obtive o mesmo resultado nas duas versões do processador.

Estes testes sao bem ''caseiros'' mas dá pra ter uma noção e notar a diferença básica e principal entre as duas versões do Processador: O Pentium4 HT leva vantagem quando se trata de utilizar duas ou mais aplicações simultâneas... mas em nenhum momento o HT apresentou um desempenho inferior; ou foi igual ou foi melhor...

É isso aí galera, espero que tenha tirado algumas duvidas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:help: aê! bem legal esses testes,

e a propósito, eu sou meio novato e comprei uma cpu p4 2.8gz só q não sei se ele é HT tem como saber??

eu uso o Aida32 e lá diz assim:

"Propriedades da CPU

Tipo de processador Intel Pentium 4A, 2800 MHz (5.25 x 533)

Alias da CPU Northwood, A80532

CPU stepping D1

Velocidade de clock original 2800 MHz

Código de rota de cache L1 12K Instructions

Dados de cache L1 8 KB

Cache L2 512 KB (On-Die, ATC, Full-Speed)"

Desde já agradeço e se poderem me ajudar beleza! :joia:

obs: os meus amigos enchem o meu saco dizendo q minha maquina só tem nome, q eu deveria ter comprado Ahtlon, será?? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Edu_cpu@17 dez 2004, 13:54

e a propósito, eu sou meio novato e comprei uma cpu p4 2.8gz só q não sei se ele é HT tem como saber??

Para ver se o HyperThreading está ou não ativado, há duas formas. Pressione Control + Alt + Del e, na guia Desempenho, deverão aparecer em Histório do uso de CPU, dois gráficos e não apenas um. Outra forma é no Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle, na guia Hardware). Abra a chave "Processadores". Deverão aparecer listado dois processadores. Caso apareça listado somente um processador, significa que a tecnologia HT está desabilitada. Você deverá habilitá-la em uma função específica do setup da sua placa-mãe.

Postado Originalmente por Edu_cpu@17 dez 2004, 13:54

obs: os meus amigos enchem o meu saco dizendo q minha maquina só tem nome, q  eu deveria ter comprado Ahtlon, será?? :unsure:

Depende do uso da máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Shadowwarrior@17 dez 2004, 14:05

... Pressione Control + Alt + Del e....

Essa do Ctrl + Alt + Del é de quem se acostumou ao Windows 9X e não sabia o que fazer com essas teclas antes tão usada :P

Que tal usar Ctrl + Shift + Esc, que assim ele já leva diretamente ao Gerenciador de tarefas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@19 dez 2004, 19:26

Essa do Ctrl + Alt + Del é de quem se acostumou ao Windows 9X e não sabia o que fazer com essas teclas antes tão usada  :P

Que tal usar Ctrl + Shift + Esc, que assim ele já leva diretamente ao Gerenciador de tarefas?

Deixa eu me entrometer :P

Aqui no meu Windows XP ambas levam exatamente ao mesmo lugar, ao gerenciador de tarefas na guia processos. Não entendi essa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amianto, o Ctrl + Alt + Del não é apenas para o gerenciador de tarefas. Dependendo de como o Windows está configurado, ele pode funcionar de várias formas e não apenas exibir o Gerenciador de tarefas. Ele pode te levar a chamada "tela de segurança" do Windows NT ou conforme as opções de login, ele te leva ao Gerenciador de Tarefas. E acho que não são apenas essas duas opções (talvez alguém saiba mais sobre isso, mas eu acho que existe uma terceira opção).

Já o Ctrl + Shift + Esc leva sempre ao task manager.

Então para alguns, o Ctrl + Alt + Del irá precisar que ele faça mais uma operação, que é clicar no botão correto da Tela de segurança do Windows. Dessa forma é preferível até levar o mouse até a barra de tarefas, clicar com o botão direito e escolher Gerenciador de Tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!