Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversor / adaptador USB 2.0 SATA/IDE - HD não é reconhecido


Posts recomendados

olá amigos boa tarde comprei desses adapatdores e conversores USB de SATA para IDE.

AChei muito prático o fato de você poder fazer backup de algum HD sem precisar ficar instalando ele em outra máquina.

vai uma imagem em anexo para que possam saber do qual estou falando.

Minha dúvida é que liguei tudo certinho aqui em casa: o HD no conversor, o conversor na USB do meu micro, e a fonte na tomada. Eu achava que seria reconhecido como um drive externo, mas nao foi reconhecido. apenas o drive foi instalado pelo Vista.

Existe algum programa que eu precise usar para forçar o Windows a reconhecer esse outro HD.

Alguém poderia me ajudar.

È dessa forma mesmo que se usa, qual programa devo usar ?

post-304263-13884951590155_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara tmb comprei um adaptador desse, talvez compramos no mesmo lugar, e foi um tormento no inicio.

Tentei de todo jeito ligar mais ele era detectado, mas não dava caminho para o drive.

Ao ligar ele no computador o hd externo faz barulho, barulho de como se estivesse rodando algo dentro lembrando a leitura de um cd?

O cabo de energia do meu veio sem funcionar, peguei um cabo que tinha e consegui ligar

Se for IDE tem que ligar primeiro na energia e depois ligar no PC

Se for sata Liga primeiro no PC para depois ligar no HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Cara tmb comprei um adaptador desse, talvez compramos no mesmo lugar, e foi um tormento no inicio.

Tentei de todo jeito ligar mais ele era detectado, mas não dava caminho para o drive.

Ao ligar ele no computador o hd externo faz barulho, barulho de como se estivesse rodando algo dentro lembrando a leitura de um cd?

O cabo de energia do meu veio sem funcionar, peguei um cabo que tinha e consegui ligar

Se for IDE tem que ligar primeiro na energia e depois ligar no PC

Se for sata Liga primeiro no PC para depois ligar no HD

cara, o meu ta assim tb, tp, plugo td certinho seguindo os seguinter passos..

1 - desligo o pc

2 - ligo a energia e o usb

3 - torno a ligar o pc..

ele reconhece na bandeija que tem um dispisitivo conectado (usb to ide) mas no explorer não aparece o drive

ja fui no gerenciador de dispositivos, nas ferramentas de sistema, onde ficam os drives (HD e DVD) e não aparece de jeito nenhum..

será que é porque tenho que ligar a energia, ligar o pc e somente então plugar o usb?

fiquei com medo de conectar com o pc ligado e ferrar com o hd ou a minha placa...

da os tokes aí

:)

abraçãø

*preferi usar esse tópico antigo, porém ainda aberto do que criar outro p/ tentar sanar uma dúvida semelhante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Olá pessoal, sou novo por aqui!

Olha só, comprei o mesmo adaptador, porém eu até agora não entendi como eu ligo a fonte externa no meu HD.

Eu recebi todos os cabos, como na imagem do primeiro post. Porém, eu até agora não entendi muito bem.

Tenho a fonte, um cabo com 4 fios e um cabo vermelho. O cabo com 4 fios eu consigo ligar na fonte, porém a outra extremidade eu não consigo ligar no adaptador. Já, o cabo vermelho eu consigo ligar no adaptador, porém a outra extremidade não consigo ligar nem na fonte nem no cabo de 4 fios.

Sei lá, não entendo muito da coisa, mas se alguém pudesse me dar um help, agradeceria.

Abraço,

Locha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cabo com 4 fios é um adaptador de alimentação para

o dispositivo (hd ou outro)

o cabo vermelho é um conector para sata (hd ou outro)

encaixa no corpo do adaptador

a conexão do ide (dados) é direta no corpo do adaptador

veja um exemplo com outro dispositivo em:

http://www.boadica.com.br/dica/625/cabo-adaptador-ide-3-5-ide2-5-e-sata-para-usb-da-comtac

espero que ajude

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tmb comprei um adaptador desse, talvez compramos no mesmo lugar, e foi um tormento no inicio.

Tentei de todo jeito ligar mais ele era detectado, mas não dava caminho para o drive.

Ao ligar ele no computador o hd externo faz barulho, barulho de como se estivesse rodando algo dentro lembrando a leitura de um cd?

O cabo de energia do meu veio sem funcionar, peguei um cabo que tinha e consegui ligar

Se for IDE tem que ligar primeiro na energia e depois ligar no PC

Se for sata Liga primeiro no PC para depois ligar no HD

mas porque no sata a usb tem quer ser ligada primero tem alguma explicaçao detalhada pra isso?

eu nao vejo nenhum problema em deixar a unidade ligada antes de ser reconhecida, mas vejo problema em algum pico eletrico na hora de ligar que passe pela usb.

eu acho que deve ser ligado a energia primeiro antes da usb caso alguem conteste explique, porque ainda tenho duvidas apesar da citaçao anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Em anexo o que está ocorrendo comigo, uso o Win7 e ele não está reconhecendo o adaptador, mesmo que não tenha nenhum hd ligado, ele não reconhece o adaptador, então, quando conecto algum hd (sata ou ide, que funcionam no computador) ele não reconhece, pois o adaptador não está corretamente instalado, o pior é que não sei nem quem é o fabricante, na caixa do produto não fala nada sobre o fabricante, o vendedor disse que era pra reconhecer automaticamente.

Preciso de ajuda também, alguém consegue entender o que está acontecendo?

post-24923-13884958821092_thumb.jpg

post-24923-13884958821531_thumb.png

post-24923-13884958821695_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estava com o mesmo problema que vocês... porém achei uma possivel solução para o nosso problema ! Espero ter ajudado, abraços !

O conversor reconhece meu HD, porém não libera o acesso, como posso solucionar?

Se a unidade de disco não for liberada, siga o procedimento abaixo:

1. No Windows, vá em Meu Computador => e com o botão direito do mouse clique em Gerenciar.

2. Selecione a opção de Gerenciamento de Disco.

3. Localize o disco que está sendo usado através do adaptador. O mesmo deve estar nesta janela.

4. Ao clicar nele, haverá a opção para excluir a partição e criar uma nova formando o disco.

OBS: O HD será formatado; e se ele contiver arquivos, os mesmos serão apagados. Por isso salve antes de efetuar este processo.

(http://womni.blogspot.com/2011/04/adaptador-usb-para-hd.html)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá amigos, meu primeiro post aqui, vou aproveitar pra ajudar pois ralei com isso também.

No windows, as vezes é perdido o caminho do disco, o que se deve fazer é botão direito em Meu Computador ou em Computador, gerenciar, gerenciamento de disco.

La aparecem os discos, e um deles é o seu, que por algum motivo, as partições estão sem letras.

Clica em cada uma delas, e botão direito, alterar caminho, depois adicionar, coloca uma letra e viva feliz.....

Bom, espero ter ajudado.

Abração, qualquer coisa é só dizer.

;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

Eu tenho um conversor desse tipo a anos( mais de 5 anos) e só tive problema com ele no começo até pegar o massete dele..... Infelizmente a fonte que veio com o meu adaptador bateu as botas já faz um bom tempo, e desde então eu uso uma fonte atx de pc mesmo para alimentar os hd´s/ dvd´s-rom, tanto ide quanto sata.....

Independente da fonte , para o adaptador funcionar( dentro do windows ) deve-se seguir essa sequencia:

* Primeiro: deve-se plugar o adapatador no hd, se for hd/dvd-rom IDE, o mesmo deverá estar como MASTER:

* Segundo: ligar a fonte ou seja plugar a fonte no hd/dvd-rom e ligar na tomada;

* Terceiro : plugar o adapador na usb do pc...

Pronto, o hd/dvd-rom será automaticamente reconhecido pelo windows (igual a um pendrive)...

Dar boot pelo cd-dvd/hd usando esse adapdor:

Repita os passos acima, com o PC desligado.

Termidado os passos acima, ligue o Pc , entre na bios e mude a ordem do boot na sessão de boot igual faria para dar boot em um pendrive ou cd-rom...(Não vou citar detalhes, porque cada bios possui um caminho diferente para encontrar a sessão de escolher o item que dará o boot primeiro)....

Se nada disso funcionar, experimente desmontar o adapador e refazer todas as soldas internas nos conectores ide do adaptador....( Na época que eu comprei o meu eu tive esse problemas, refiz todas as soldas, e depois disso nunca mais tive problemas....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em anexo o que está ocorrendo comigo, uso o Win7 e ele não está reconhecendo o adaptador, mesmo que não tenha nenhum hd ligado, ele não reconhece o adaptador, então, quando conecto algum hd (sata ou ide, que funcionam no computador) ele não reconhece, pois o adaptador não está corretamente instalado, o pior é que não sei nem quem é o fabricante, na caixa do produto não fala nada sobre o fabricante, o vendedor disse que era pra reconhecer automaticamente.

Preciso de ajuda também, alguém consegue entender o que está acontecendo?

Tenho exatamente o mesmo problema, realizei todos os testes proposto nesse post e nada...

Comuniquei a situação ao vendedor e estou no aguardo de um retorno.

Acredito que deve está danificado, não é possível, todos falavam tão bem desse equipamento...

UPTADE 13/09/2012, 09:15 H

Veio com defeito mesmo! trocaram, porém o novo veio com a fonte queimada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Sou mais um na lista dos que não conseguem usar esse adaptador. no meu caso, troquei a placa-mãe e meu gravador de dvd é IDE, montei o adaptador e o drive de dvd não é reconhecido. Agora eu não consigo formatar o hd para instalar os drivers da nova placa-mãe e seus agregados :angry:

Fiz até um tópico com uma outra dúvida do mesmo produto que era de onde ligar os 4 fios do gravador que antes estavam plugados em uma entrada auxiliar da placa-mãe antiga:

http://forum.clubedohardware.com.br/onde-ligar-auxiliar/1084613?p=5757996#post5757996

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera,

para que o HD seja reconhecido, faça o procedimento:

Meu computador clique com o botão direito GERENCIAR

em GERENCIAMENTO DE DISCO, se o mesmo tiver sido reconhecido

formate-o e o mesmo aparece como um pendrive.

Att

Galera,

para que o HD seja reconhecido, faça o procedimento:

Meu computador clique com o botão direito GERENCIAR

em GERENCIAMENTO DE DISCO, se o mesmo tiver sido reconhecido

formate-o e o mesmo aparece como um pendrive.

Att

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá galera, esse adptador pode não ser uma boa ideia, e ele geralmente apresenta problemas mesmo, eu tinha um e ele simplesmente parou de ser reconhecido pelo windows depois de um certo tempo de uso. Ou seja, esquentou... pifou. Eu não aconselho o uso desses adaptadores, a menos que seja realmente necessário, neste caso, procure usar o menos possível e bem refrigerado. Quanto à sua utilização, apesar de ser bem simples, alguns vídeos podem ajudar, quem quiser pode procurar no youtube, lá tem vários vídeos que podem ensinar como utilizar.

Desculpe se isso não lhe ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Preciso recuperar arquivos de um HDD Western Digital de 250Gb interface SATA de um laptop Dell que estragou, preciso de um kit para conectar esse HDD a um notebook via USB para retirar os arquivos. Procurei no mercado livre e surgiu a seguinte opção: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455168356-cabo-adaptador-ide-sata-usb-20-fonte-hd-dvdrw-dvdr-_JM

Porém perguntei ao vendedor se era compatível para o que preciso e ele respondeu que não é, alguém já conseguiu recuperar os dados desse mesmo tipo de HDD que tenho via USB?

Sabem de algum kit para recuperar os dados?

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu comprei uma gaveta de hd da china em que o uso é o mesmo.

Fiz de tudo, gerenciamento do disco e tal, formatei... Bla bla bla... SEMPRE dava problema... toda vez que eu fosse usar era uma novela e normalmente dava pau no meio de alguma operação e travava o hd.

Moral da história

Comprei outro e esse é funcionou numa boa de primeira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei mês passado pelo DealExtreme e enfrento o mesmo problema, uso windows seven ultimate 64 bit, tento ligar um gravador samsung sata neste adaptador mas não reconhece de jeito nenhum. Algúem conseguiu a solução ?

Eu comprei no mercadolivre e tenho o mesmo problema que o seu, na caixa do meu adptaor

fala que não precisa de driver para rodar no windows 2000/me/xp já no seven deve precisar de algum driver mais não to conseguindo achar!

Boa tarde! eu também estava com o mesmo problema! mais no meu caso foi só tirar o jumper do HD ai funcionou, no meu caso o HD é IDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membro VIP

O dispositivo (HD) tem de estar jampeado como MASTER.

O dispositivo (HD) tem de estar conectado e ligado.

O último passo é conectar a USB no PC. Ou que fique tudo sempre conectado.

Assim, o comportamento deve ser o de uma pendrive. A diferença: é como uma pendrive previamente energizada.

Atenção: o cabo USB é de má qualidade e pode haver uma dificuldade de contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Estava com o mesmo problema, dava o barulho e não mostrava no explorer, é bem fácio de resolver, só ir no ícone meu computador, clique com o botão direito e vá até gerenciar, depois clique em gerenciador de disco, clique com o botão direito no hd que você está usando no adaptador, clique em alterar letra da unidade e caminho e escolha uma, eu também achei que tinha perdido dinheiro mais funciona muito bem

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!