Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
PauloH.

Aterramento e rede

Recommended Posts

Ae, galera....

Vim consultar a vasta experiência de vocês....

Fiz uma reforma no meu escritório e durante a reforma descobri que as tomadas do prédio não estão aterradas.... um fato interessante que ocorreu após a reforma foi o seguinte. Antes da reforma os computadores ficavam no chão em contato direto com a cerâmica... agora eles continuam no chão mas o piso novo é de madeira... a primeira diferença que eu notei nesses últimos dias é que toda vez que vou tocar os pcs ou o rack tomo aquele choque de descarga estática que sai até faísca.... e a segunda mudança é que de repente alguma máquina da rede perde a conexão... olhando a placa de rede os leds permanecem acessos enquanto o windows chega a informar que o cabo está desconectado. A pergunta é será que a falta deste aterramento pode estar diretamente ligado a isso?

Abraço!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, ambos podem estar relacionados com a falta do aterramento.

Agora a madeira pode estar sendo melhor isolante que a cerâmica, fazendo com que ao toque você seja o melhor caminho para a energia.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • dwatashi , ainda tem um detalhe que eu esqueci de mencionar... quando ligamos os Ar condicionados de cada sala a situação piora... não sei se é porque o ar fica ainda mais seco e a estática não consegue se dissipar... daí é choque toda hora....

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Sim, o ar seco facilita o acúmulo de eletricidade estática. Essa estática pode danificar seus equipamentos seriamente. Mas penso que seu problema possa ser de outra natureza:

    verifique se as tomadas estão polarizadas corretamente (fios fase/neutro/terra). E providencie o aterramento dos racks e das tomadas conforme a norma técnica NBR 5410.

    Editado por Ricardov
    correção

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O piso de madeira deixou sua sala um excelente gerador de estática.. Você caminha nele e acumula estática em seu corpo.. Tudo o que é cera ou tratamento que conheço para esse tipo de piso acho que só piora as coisas..

    Pesquise se existe algum tratamento químico para esse tipo de piso que o torne dissipativo para a estática.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×