Introdução
Nossa “inquebrável” memória flash USB Flash Voyager da Corsair simplesmente quebrou, como você pode ver nas fotos abaixo. Como? Batemos sem querer com a cadeira nela enquanto ela estava conectada ao micro. Isso aconteceu conosco e, portanto, pode acontecer com você. Neste tutorial mostraremos a você como conseguimos recuperar os dados armazenados em nossa memória flash USB quebrada.
Esta memória flash USB não é tão robusta quanto parece nem quanto a Corsair anuncia. Apesar dela ser à prova d’água e resistente a impactos, descobrimos que esta “resistência a impactos” é apenas para queda livre. Se você empurrar esta memória flash forte o suficiente enquanto ela estiver conectada ao micro, ela quebrará, como aconteceu conosco.
Figura 1: Nossa memória Flash Voyager da Corsair quebrada!
Figura 2: Nossa memória flash USB quebrada.
Então, o que fazer? Claro que tínhamos dados importantes armazenados nesta memória e que, para variar, não tínhamos feito backup (Lei de Murphy, claro). Estávamos muito mais preocupados em recuperar os dados do que ver se a garantia da Corsair cobria este estrago (a propósito, a garantia da Corsair não cobre este problema, já que trata-se de um dano físico).
Como foi o plugue USB da memória flash que quebrou, decidimos abrir a unidade e soldar um cabo USB convencional. Usamos uma tesoura para cortar sua proteção de borracha.
Figura 3: Nossa memória Flash USB quebrada sem sua capa de borracha.
Ao abrirmos a memória tivemos a oportunidade de entender o porque ela quebrou. Colocamos o conector de volta em sua posição original e achamos que havia um espaço grande entre a placa de circuito impresso e o conector (veja a seta vermelha na Figura 4), que permitiu que o conector virasse e quebrasse. Talvez se a Corsair colocasse o conector colado à placa de circuito impresso ou prendesse o conector nos dois lados da placa de circuito impresso o problema poderia ser resolvido.
Figura 4: Porque nossa memória flash quebrou.
Vamos ver agora como recuperamos nossos dados.
Respostas recomendadas