Introdução
O DiskStation DS211j da Synology é um servidor de arquivos (NAS, Network Attached Storage, literalmente “Armazenamento Ligado à Rede”), uma caixa onde você instala discos rígidos e os tornam disponíveis em sua rede. Ele é ideal para ser usado em ambientes domésticos ou em pequenos escritórios que precisam de um servidor de arquivos centralizado. O DS211j foi projetado para ser independente do sistema operacional e pode fornecer acesso a dispositivos móveis como iPhone e telefones celulares baseados no sistema operacional Android.
Figura 1: O Synology DiskStation DS211j
Na caixa do DS211j diz que ele é um servidor de arquivos que também é capaz de armazenar imagens de câmeras de segurança. No papel, o DS211j é um servidor de arquivos que oferece vários recursos que se destinam a suprir as necessidades de um ambiente doméstico ou de pequenos escritórios.
Um servidor de câmeras de vigilância IP, como mencionamos acima, foi incluído aos aplicativos de servidor de impressão, correio, download, FTP e backup do DS211j. Falaremos mais sobre alguns desses recursos e explicaremos o que podem ser feito com eles nas próximas páginas.
Figura 2: A parte frontal do DS211j é simples e tem alguns botões
Na parte frontal do DS211j há uma fileira de quatro LEDs que indicam o estado de cada um dos discos rígidos instalados. Abaixo dos LEDs, encontramos uma porta USB e, abaixo desta, um botão para backup automático, um recurso realmente interessante caso você queira fazer backup dos seus dados em uma memória flash USB ou disco rígido externo. No painel frontal encontra-se também o botão liga/desliga do aparelho.
Na parte traseira há duas portas USB que podem ser usadas para expandir a capacidade de armazenamento do DS211j. Elas precisam ser configuradas como discos extras, e você não pode aplicar recursos neles como faria com os discos rígidos SATA instalados dentro do servidor DS211j.
Figura 3: Na parte traseira do DS211j há apenas duas portas USB e uma porta de rede Ethernet
Respostas recomendadas