×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do SSD Crucial P1 de 1.000 GiB


     28.815 visualizações    Armazenamento    2 comentários
Teste do SSD Crucial P1 de 1.000 GiB
Produto Recomendado

Desempenho com 90% ocupado

Para verificarmos o impacto do SSD quase cheio e consequente redução do tamanho do cache SLC dinâmico no desempenho, rodamos mais um teste. Gravamos dados no SSD até que ele ficasse 90% cheio, ou seja, com apenas 10% de espaço livre disponível. Então rodamos o CrystalDiskMark, com dados aleatórios, primeiramente com tamanho de arquivo de dados de 1 GiB, e depois com 32 GiB. Os resultados podem ser vistos nos gráficos abaixo.

CrucialP1-1000G-g41.gifCrucialP1-1000G-g42.gifCrucialP1-1000G-g43.gifCrucialP1-1000G-g44.gifCrucialP1-1000G-g45.gifCrucialP1-1000G-g46.gifCrucialP1-1000G-g47.gifCrucialP1-1000G-g48.gif

Nestes testes, fica claro que há uma perda de desempenho de escrita na situação onde o SSD está quase cheio e estamos lidando com grandes transferências de dados. Nestes casos, a perda de desempenho foi de até 92%.

Assim, quando você precisar mover uma quantidade realmente muito grande de dados para o SSD (digamos, 200 GiB ou mais), espere uma grande queda de desempenho de gravação. Felizmente, esta não é uma situação muito comum e isto provavelmente não vai ter impacto no desempenho cotidiano.

Por exemplo, se você estiver copiando 500 GiB de dados de um disco rígido para este SSD, a limitação de desempenho será a própria velocidade de leitura do disco rígido; o problema só vai ocorrer se você estiver copiando uma grande quantidade de dados de outro SSD para o Crucial P1.

Fizemos um teste, copiando 890 GiB de dados (pastas de bibliotecas de jogos) de outro SSD para o Crucial P1. Como você pode ver no gráfico abaixo, a velocidade de transferência é alta (por volta de 1 GB/s) no início da gravação, mas depois de um tempo baixa para cerca de 100 MiB/s, mantendo-se nesse patamar até o final da transferência.

CrucialP1-1000G-g50.gif

Vale lembrar que este problema de desempenho ao gravar grandes quantidades de dados não é exclusivo do Crucial P1: qualquer SSD que utilize memórias QLC ou TLC (a maioria dos modelos do mercado) vai sofrer com esta limitação de desempenho para a gravação de uma grande quantidade de dados.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

O desempenho é fantástico, pelo mesmo valor eu comprei um OCZ Vector 256GiB há 5 anos, e era o melhor SSD que existia na época, estou com ele até hoje, e hoje podemos comprar 4x mais capacidade e 4x mais velocidade com o mesmo orçamento, as coisas estão evoluindo muito rápido e o mais importante é que sim está cada vez mais acessível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantastico! Fico feliz de ver esse teste, pois possou o modelo de 500gb deste. E realmente ele é bem rápido!

 

Na pratica com copia de grandes conteudos você sente mesmo a queda de performance, assim como vejo em HD mecanico quando esquenta... parece perder boa parte de performance. Mas estou muito satisfeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!