

Estágio de Filtragem de Transientes
Como mencionamos em outros testes, a primeira coisa que gostamos de ver quando abrimos uma fonte de alimentação para termos uma ideia da sua qualidade é o estágio de filtragem de transientes. Os componentes recomendados para esse estágio são duas bobinas de ferrite, dois capacitores cerâmicos (capacitores Y, normalmente azuis), um capacitor de poliéster metalizado (capacitor X) e um varistor (MOV). Em fontes de alimentação genéricas são usados menos componentes do que o recomendado, normalmente removendo o varistor, que é essencial para eliminar picos de energia provenientes da rede elétrica, e a primeira bobina.
Nesta seção esta fonte de alimentação é impecável, já que ela tem mais componentes do que o necessário – dois capacitores X extras, dois capacitores Y extras e uma bobina extra.
Figura 8: Estágio de filtragem de transientes.
Em praticamente todas as fontes de alimentação que vimos recentemente alguns componentes do estágio de filtragem de transientes estão soldados diretamente ao plugue do cabo de força, o que não é o caso desta fonte de alimentação.
Uma característica muito interessante desta fonte de alimentação é que seu fusível está acondicionado dentro de uma proteção de borracha à prova de fogo. Portanto, esta proteção evitará que a faísca produzida na hora que o fusível queima de provocar um incêndio.
Agora vamos discutir em mais detalhes sobre os componentes usados na BFG 800 W.
Respostas recomendadas