

Análise do Secundário
Esta fonte usa oito retificadores Schottky em seu secundário.
A saída de +12 V é produzida por quatro retificadores Schottky 48CTQ060 instalados em paralelo, cada um suportando até 40 A (20 A por diodo interno a 111° C). A corrente máxima teórica que a linha de +12 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, formado por quatro diodos de 20 A em paralelo). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 114 A ou 1.371 W para a saída de +12 V. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina. Como você pode ver este estágio está altamente superdimensionado.
A saída de + 5V é produzida por dois retificadores Schottky STPS30L45CT instalados em paralelo, cada um suportando até 30 A (15 A por diodo interno a 135° C). A corrente máxima teórica que a linha de +5 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, formado por dois diodos de 15 A em paralelo). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 43 A ou 214 W para a saída de +5 V. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina.
A saída de +3,3 V também é produzida por outros dois retificadores Schottky STPS30L45CT instalados em paralelo, cada um suportando até 30 A (15 A por diodo interno a 135° C). Usando a mesma matemática esta saída pode entregar até 43 A ou 141 W, em teoria.
Apesar de esta fonte ter um retificador separado para a saída de +3,3 V, este retificador é ligado na mesma saída do transformador que a linha de +5 V. Portanto a corrente máxima que essas linhas podem fornecer dependerá muito do transformador.
Figura 12: Quatro dos oito retificadores Schottky usados no secundário. O diodo à esquerda é usado pela saída +5VSB.
Figura 13: Os outros quatro retificadores.
Nesta fonte o sensor térmico está instalado dentro da bobina de +12 V. O propósito deste sensor é desligar a fonte em caso de uma situação se superaquecimento e também para controlar a velocidade de rotação da ventoinha de acordo com a temperatura interna da fonte.
Nesta fonte o capacitor do PFC ativo é rotulado a 85° C, enquanto que os capacitores eletrolíticos do secundário são rotulados a 105° C e são fabricados pela CapXon, uma empresa taiuanesa.
Respostas recomendadas