Introdução
Hoje nós testaremos a Elite Power 350 W (RS-350-PSAR-I3) da Cooler Master. Será que ela pode fornecer sua potência rotulada? Será que vale a pena considerá-la como opção de compra se você não tem muito dinheiro para gastar em uma fonte de alimentação? Confira.
A Cooler Master utiliza tudo quanto é fornecedor de fonte de alimentação. Este modelo em particular é fabricado pela Solytech, mas os modelos de 400 W e 460 W desta mesma série são fabricados pela FSP, o que significa que a fonte testada é completamente diferente desses outros membros da série Elite Power. Os modelos das séries Extreme Power e Extreme Power Plus são fabricado pela AcBel Polytech ou Seventeam, dependendo do modelo. Outras séries de fontes da Cooler Master são fabricadas por outros fornecedores. Ufa!
Figura 1: Fonte de alimentação Cooler Master Elite Power 350 W
Figura 2: Fonte de alimentação Cooler Master Elite Power 350 W
A Cooler Master Elite Power 350 W mede 14 cm de profundidade e tem uma ventoinha de 120 mm com rolamento de mancal em sua parte inferior (modelo Globe Fan S1202512L). A fonte não tem circuito PFC ativo, como você pode ver pela presença de uma chave 115 V/230 V na Figura 1, sendo baseada na defasada topologia meia-ponte.
Ela não tem sistema de cabeamento modular e os cabos não possuem proteção de nylon. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos, 43 cm de comprimento
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 48 cm de comprimento
- Um cabo com três conectores de alimentação SATA, 34 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
- Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, 35 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores
A boa notícia é que todos os cabos utilizam fios 18 AWG, que é a bitola mínima recomendada. Em contrapartida, a configuração dos cabos, a quantidade reduzida de conectores e a ausência de um conector de alimentação para placas de vídeo mostram claramente que estamos diante de uma fonte de alimentação de baixo custo. Embora esta fonte tenha três conectores de alimentação SATA, você pode ter problema ao instalar um disco rígido SATA e uma unidade óptica SATA, dependendo da distância entre eles dentro do gabinete.
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas