Introdução
A Enermax lançou recentemente duas séries de fontes de alimentação de alta eficiência: a MODU82+ e a PRO82+. Os nomes indicam que os produtos dessas duas séries têm eficiência de pelo menos 82%, mas a Enermax afirma que a eficiência desses produtos é de pelo menos 84%. Ambas as séries utilizam o mesmo projeto interno, com os modelos da série MODU82+ usando um sistema de cabeamento modular. Hoje daremos uma olhada a fundo no modelo de 525 W da série PRO82+ (também conhecido como EPR525AWT) e veremos se esta fonte pode realmente fornecer a potência e a eficiência anunciadas pelo fabricante. Confira.
Figura 1: Fonte de alimentação Enermax PRO82+ 525 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Enermax PRO82+ 525 W.
Como você pode ver, esta fonte de alimentação usa uma grande ventoinha de 120 mm de rolamento em sua parte inferior (a fonte de alimentação está de cabeça para baixo nas Figuras 1 e 2) e uma grande grade na parte traseira onde tradicionalmente temos uma ventoinha de 80 mm. Nós gostamos desta abordagem já que ela oferece não apenas um melhor fluxo de ar, mas a fonte de alimentação também produz menos ruído, já que a ventoinha pode girar a uma velocidade menor de modo a produzir o mesmo fluxo de ar de uma ventoinha de 80 mm.
Esta fonte de alimentação tem PFC ativo, que oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que a Enermax venda este produto na Europa (leia nosso tutorial sobre o PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). No que diz respeito a eficiência, a Enermax diz que este produto tem uma eficiência de pelo menos 84%. Claro que mediremos isto para ver se o que o fabricante afirma é verdade. Lembre-se que fontes de alimentação mais caras têm uma eficiência de pelo menos 80%. Quanto maior a eficiência melhor – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, o que significa uma conta de luz mais baixa – só para você ter uma ideia, fontes de alimentação convencionais possuem uma eficiência inferior a 70%.
O cabo de alimentação principal da placa-mãe usa um conector de 24 pinos (sem suporte para placas-mães com 20 pinos) e esta fonte tem dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V.
Esta fonte vem com sete cabos de alimentação para periféricos: três cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo – dois deles com conectores de 6/8 pinos –, dois cabos contendo três conectores de alimentação para periféricos – um deles com um conector para a unidade de disquete –, um cabo com três conectores de alimentação SATA e um cabo com quatro conectores de alimentação SATA.
A quantidade de plugues de alimentação oferecida por esta fonte de alimentação é simplesmente sensacional para uma fonte desta faixa de potência. Primeiro ela oferece três (e não apenas dois) cabos de alimentação para placas de vídeo. Segundo, ela oferece sete plugues de alimentação SATA, o que é mais do que o suficiente para usuários entusiastas.
Esta fonte de alimentação também oferece um cabo para você monitorar a velocidade de rotação da sua ventoinha. Este cabo deve ser instalado em qualquer conector para ventoinha disponível na placa-mãe e você pode monitorar a velocidade de rotação da ventoinha usando seu programa de monitoramento favorito.
Nesta fonte de alimentação todos os fios são de 18 AWG, o que é perfeito para um produto desta faixa de potência.
No que diz respeito à estética, a Enermax usou acabamento de nylon em todos os cabos e este acabamento parte de dentro da fonte.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas