Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Enermax REVOLUTION85+ 920 W


     33.274 visualizações    Energia    14 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Enermax REVOLUTION85+ 920 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Esta fonte de alimentação usa um projeto síncrono em seu secundário, o que significa que os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET de modo a aumentar a eficiência.  Além disso, a fonte usa um projeto DC-DC no secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação separadas conectadas na saída de +12 V.

A saída de +12 V é produzida por seis transistores MOSFET IPP041N04N, cada um capaz de fornecer até 80 A a 100° C em modo contínuo, ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de apenas 4,1 mΩ. Três são responsáveis pela retificação direta, enquanto três são responsáveis pela porção “giro livre” da retificação (ou seja, descarregar a bobina). Nesta fonte a saída de +12 V também é usada para gerar as saídas de +5 V e +3,3 V, como você já sabe. Apenas como um exercício, se assumíssemos que toda carga seria exclusivamente extraída da saída de +12 V, nós teríamos um limite de corrente máxima teórico de 343 A ou 4.114 W.

Enermax REVOLUTION85+ 920 W
Figura 17: Transistores responsáveis pela retificação de +12 V

As saídas de +5 V e +3,3 V são geradas por duas fontes de alimentação pequena encontradas em placas de expansão instaladas no barramento de +12 V. Cada uma dessas fontes é composta de três transistores MOSFET APM2556N (60 A a 25° C ou 48 A a 100° C, resistência de 7,5 mΩ) e um controlador PWM APW7073. Elas utilizam capacitores sólidos.

Enermax REVOLUTION85+ 920 W
Figura 18: Os conversores DC-DC

Enermax REVOLUTION85+ 920 W
Figura 19: Os conversores DC-DC

As saídas são monitoradas por um circuito integrado PS232S que está soldado na placa de circuito impresso mostrada na Figura 20. Este circuito suporta proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e sobrecarga de corrente (OCP). Este circuito oferece seis canais de proteção contra sobrecarga de corrente (um para +3,3 V, um para +5 V e quatro para +12 V), coincidindo com a quantidade de barramentos de +12 V anunciados pelo fabricante (quatro).

Enermax REVOLUTION85+ 920 W
Figura 20: Circuito de monitoramento

Os capacitores eletrolíticos no secundário também são japoneses, da Chemi-Com, e rotulados a 105° C.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

A Enermax entrou na luta para recuperar seu prestígio do passado, tanto com esse modelo REVOLUTION85+ como também com a série ECO 80+, mais acessível. Mas nesse pobre e envelhecido mercado brasileiro a ECO 80+ não deu as caras até hoje. Lá fora nem é tão nova mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fan pelo amor de Deus, já tirei o meu PC principal do meu quarto que tem leds e cold por causa do brilho, agora imagine com esse treco piscando, ja tinha buzinado meu micro lá na rua a pelo menos um mês.

Em relação a fonte não tem o que falar, mas com certeza esta fora da realidade da maioria dos brasileiros, 1000 reais por uma fonte da para montar um Desktop low com uma fonte até descente, como uma OCZ ou uma 3Rsystem e um dual core leve.

Falou ae.PANAO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Como a temperatura da fonte era menor que a temperatura ambiente?

inverteram os números????

Desculpa pela demora na resposta. Os números estão corretos. O que acontece é que em algumas situações nós pré-aquecemos a nossa câmara térmica (e com isso colocamos a fonte "fria" dentro da câmara) em vez de usar a própria fonte para aquecê-la. Normalmente fazemos isso quando não sabemos se a fonte sobreviverá, portanto temos essa situação em fontes de baixo custo e nos testes de sobrecarga.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava a procura de uma fonte para suprir a demanda de uma configuração de hardware bem puxada... me parece que encontrei a solução por aqui, porém o preço acaba sendo sempre bem salgado para o comprador final!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!